10 dezembro 2011

A Luz de El Clásico!


Para os fans do futebol o jogo desta noite da La Liga, que vai opor as duas principais referências do futebol mundial actual, é um verdadeiro presente de Natal antecipado. Quais as espectativas deste encontro? Da minha parte que seja um hino ao futebol!

Embora sejam rivais, eu gosto de ambas as equipas. Cada uma apresenta uma filosofia e um saber estar no futebol distinto e bem vincado. Mas, o mais engraçado é verificar que ambos os estilos conseguem coabitar no mesmo tempo e espaço. Funcionam quase como uma espécie de Yin e Yang no mundo futebolístico. O Real Madrid é a imagem do seu treinador: o futebol competitivo. O Barcelona representa hoje uma filosofia futebolística quase ímpar no mundo.

Neste momento, talvez nutre uma preferência pelos Los Blancos, pois penso que está mais do que na hora de alguém começar a ameaçar a hegemonia futebolística dos Culés. É importante para o espectáculo. Também o facto de no Real Madrid actuarem jogadores nacionais e ex-jogadores do Benfica, faz-me com que tenha este preferencionalismo.

Na época passada, José Mourinho acabado de chegar ao Real Madrid, com inúmeros jogadores novos, estava mal preparado para o combate com a "equipa acabada" do Barcelona. Passado uma temporada, o cenário já é diferente. As vedetas do Real Madrid já jogam ao primeiro e ao segundo toque, com movimentações constantes no ataque. Por outro lado, vemos hoje espírito guerreiro a jogadores como Benzema, Öezil, Kaká, Di Maria e até mesmo CR7, algo que não acontecia no passado. Ganhou claramente um espírito de grupo apreciável.

É por isso que hoje estou espectante com a resposta à seguinte questão: será que o Mourinho irá jogar mais defensivamente ou irá encarar olhos nos olhos o jogo contra Pep Guardiola?

Estrategicamente falando, eu estou a contar com um Barça igual a ele próprio, i.e., dominador na posse de bola e na ocupação do espaço no terreno do adversário. Devido à diferença pontual que existe neste momento, e também devido à aceleração e velocidade do ataque madrilista, Mourinho poderá pensar em jogar numa toada mais espectante. Ele já tentou executar esta estratégia noutros tantos jogos contra o Barcelona e com o resultado que todos nós conhecemos...

Contudo, face à forma confiante como o Real tem jogado, penso que se o Mourinho quer mandar uma mensagem clara que quer destronar o Barça, será jogar de forma idêntica ao do Barça. Isto provocará uma autêntica luta titânica naquele meio-campo de Santiago Bernabéu. Isto fará com que o Barça jogue fora do seu envelope de conforto. Isto fará com que os jogadores blaugrana ao invés de jogarem a 50 metros, têm de jogar em 100. Isto provocará maior desgaste físico neles... isto poderá beneficiar jogadores fisicamente mais robustos como são os do Real Madrid.

Outra curiosidade será ver o que Pep nos reservará, pois também tem os seus trunfos...

Alguém arrisca um prognóstico?


Sem comentários:

Enviar um comentário