19 janeiro 2012

A "pechincha" do ano

Num período conturbado da economia mundial, em especial no nosso país, e numa sociedade que pensa que tudo o que é muito bom tem de custar muito dinheiro, tem de ser de "marca", o futebol ainda vai-nos dando umas lições de que a garra, o talento, a disponibilidade e a inteligência são valores que se podem encontrar de... borla!

Se houvesse prémio para a "pechincha" do ano, no futebol nacional, decerto que não iria para nenhum chinês (lamento Futre). Iria sim para um espanhol, ex-Barcelona B: Nolito!

Hoje, e depois do embate contra o Santa-Clara, podemos quase afirmar que este Benfica é Nolito e mais 10, tal a sua preponderância no desempenho futebolístico do onze encarnado.


Fintas e assistências...

Nolito, o padrinho de Nélson Oliveira.
Só de o vermos jogar ficamos logo com a vista cansada, tal as movimentações que efectua. Ora salta para cima dos adversários com a bola colada no seu pé direito, ora vem atrás deles para lhes retirar a bola. Em drible, deve ser dos jogadores mais dificeis de retirar a bola.
Outrora criticado por alguns excessos de individualidade, o jogo desta noite foi peremptório em como ele já está entrosado com o restante grupo: duas assistências e um apadrinhamento no baptismo de golo do jovem formando benfiquista, o avançado internacional sub21 português, Nélson Oliveira. E tudo isto em cerca de 25 minutos... 


Golito é sinónimo de Nolito...

Frente ao Setúbal teve esta finalização espectacular. Ao alcance de poucos...
Mas, não são só as assistências que ele gosta de fazer. Esta temporada já contabiliza 8 golos na 1ª Liga Zon Sagres. Nada mal, tendo em conta que os principais avançados das equipas rivais têm inferior número de golos (Hulk e Wolfswinkel contabilizam 7 golos) e o espanhol nem sequer é o ponta-de-lança da equipa...


Coloca toda a gente a jogar... e a cantar!

E não é que o Nolito já tem música na rádio?! ;D
Não obstante, para além da dinâmica da equipa ser outra, bem mais fluida com ele em campo, Nolito é daqueles jogadores que fazem os companheiros parecerem jogar o dobro com ele, do que sem ele em campo. Foi notório hoje com o conterrâneo Capdevilla, mas também tem-o sido com o brasileiro Emerson, que ultimamente tem rubricado boas exibições.

Que mais poderemos pedir de um jogador que nos custou €0? Acho que nem mesmo nos saldos encontramos pechinchas com esta!

Remato este texto com o seguinte: Nolito demonstra que nem todos os jogadores que vêm de borla são considerados bagatelas, mas que podem tornar-se em autênticas pechinchas. É preciso ter olho e saber, para encontrar estes reais valores escondidos.

Será que algum de vós consegue descobrir outra "pechincha"?



PS: Agradecimentos aos autores dos gifs, em especial ao "Nortada" do forúm serbenfiquista.com.