14 setembro 2012

O substituto de Luisão



Com o castigo de dois meses sobre o central e capitão encarnado, o brasileiro Luisão, abre-se uma dúvida na mente de Jesus: quem será o substituto do camisola 4?

Miguel Vítor ou Jardel?



Da forma como o futebol nacional funciona, só mesmo os mais ingénuos pensariam que a atitude do Luisão, não seria sancionada desta forma. Era uma questão de saber quando.

Por isso mesmo, no último jogo, frente ao Bétis de Sevilha não entendi o porquê de não se ter ensaiado estes dois nas suas posições de raiz. Percebo que o Luisão tenha jogado, uma vez que o Garay, o mais que provável titular companheiro de posto de um dos outros dois centrais suplentes do plantel, estar com a sua selecção nacional, nos jogos de qualificação para a fase final do mundial de 2014. Mas, não ter ensaiado também o Miguel Vítor a central durante o jogo todo... deixa-me reticente.

A quem Luisão vai passar o
testemunho?
É verdade que tanto Miguel Vítor como Jardel são centrais de estilos um pouco distintos em alguns pontos e até bastante semelhantes noutros. Uma coisa é certa, nenhum deles é uma espécie de clone de Luisão, e o mesmo poderei dizer de Garay. De facto, os nossos quatro centrais são algo distintos entre si, embora, se considerarmos como referências a actual dupla titular, Luisão e Garay, verificamos, que Jardel e Miguel Vítor têm um pouco de ambos. No entanto, estes dois são distintos entre si. Por exemplo, o Jardel vai buscar ao Luisão a compleição física e o estilo mais posicional do capitão encarnado, mas também alguma frieza do Garay. Já o Miguel Vítor, é um líder nato e um guerreiro dentro de campo tal como o Luisão, mas também adora jogar em antecipação, tal como o argentino. Contudo, a pergunta persiste: então qual deles é o melhor complemento para o Garay?

Eu penso que a resposta dependerá de vários factores, nomeadamente dos dois seguintes:
  • Que estilo de jogo vamos adoptar em cada encontro.
  • Impossibilidade de jogar Maxi.
Capacidade de antecipação, mesmo
frente a grandes jogadores, é uma
imagem de marca do camisola 27.
O estilo de jogo a adoptar é importantíssimo, pois as equipas grandes, devido a jogarem um futebol mais apoiado, com posse de bola consentida pelo adversário, necessita de construir jogo logo na sua linha defensiva. Um dos problemas do Benfica de Jesus, após saída de David Luiz é exactamente esse, o de saber jogar a partir da sua linha defensiva. Melhorou imenso com Garay, mas este precisa de ter outro elemento cujas características, pelo que foi possível ver na época passada, não são propriamente as do Luisão. Ou seja, Garay precisa de um jogador mais móvel, mais "carraça" sobre os adversários, para que seja ele o "comandante" da defesa, podendo assim ter mais espaço para organizar o jogo a partir detrás. Neste contexto, penso que a solução Miguel Vítor seria a melhor.

As ligaduras na cabeça já são quase
uma imagem de marca do Jardel,
tal é o ímpeto com que joga.
Todavia, as opções de Jesus em termos de estilo de jogo parecem contrariar a linha de raciocínio acima. O técnico encarnado, parece não abdicar de um central mais posicional e corpulento para a posição de Luisão. Daí que desde que chegou à Luz, Jardel tem sido o preferido como 3º central. Do ponto de vista de articulação com o Garay, não tenho muito a escrever, pois ambos até demonstram uma certa química, química essa que eu não vejo entre os dois brasileiros, quando jogam juntos. Agora, em termos tácticos, penso que acaba por ancorar demasiado atrás a linha defensiva, quando toda a gente sabe que o nosso meio-campo fica demasiado exposto, por falta de cobertura nas transições defensivas. Este é para mim um dos erros de Jesus a nível táctico.

Sidnei voltou e está neste momento
na equipa B, mas quem sabe se a
solução futura não passará por ele,
quando devidamente recuperado?
Depois, há também a questão de saber quem é o real substituto de Maxi no plantel, i.e., nos jogos mais difíceis, e na impossibilidade de jogar o uruguaio, quem será o seu substituto? Há quem diga que será o João Cancelo, mas pelo que tenho visto, não só desta temporada como doutras anteriores, não me admirava nada que fosse o Miguel Vítor a sê-lo. Atendendo, que o Maxi não poderá jogar frente ao Celtic, devido a um castigo por cumprir nas provas europeias (recordam-se da expulsão frente ao Chelsea em Stamford Bridge?) e ao teste do jovem formado no Benfica frente ao Bétis, como lateral direito, é quase certo e sabido que ele será o titular frente aos escoceses. Falta agora saber se o Miguel será apenas solução para lateral direito ou também solução para o centro da defesa no campeonato nacional? É que o brasileiro Sidnei também ficou e foi inscrito e pode muito bem ocupar a vaga de 4º central da equipa, se o Miguel ficar com a vaga do suplente de lateral direito.

E, voltando, ao Luisão, será que a FIFA irá deixá-lo jogar frente ao Celtic?

Acho que o olhar do Luisão diz tudo sobre o que ele pensa da
possibilidade de a FIFA não deixar-lhe jogar nos próximos 2 meses...

Sem comentários:

Enviar um comentário