14 outubro 2012

Baniyas - Benfica: O meu onze para hoje


Na lista de 18 convocados para este amigável nas arábias, constam os seguintes atletas:
  • Guarda-redes: Artur e Paulo Lopes
  • Defesas: André Almeida (o site oficial do Benfica considera-o como defesa, mas quanto a mim mal, tal as suas excelentes exibições como médio pela equipa B), Miguel Vítor, Jardel, Sidnei, Carlos Ascues, Luisinho e Daniel Martins
  • Médios: Carlos Martins, Bruno César, Nico, Nolito, Salvio, Ola John e Luciano Teixeira
  • Avançados: Lima e João Mário (o site oficial do Benfica considera-o como avançado, muito embora tenha jogado muitas vezes como extremo direito na equipa B)
Face as estes convocados e tendo em conta a impossibilidade de utilizar o Luisão, por castigo, o Megarejo, o Aimar, o Cardozo e o Kardec, por lesão, assim como os restantes que estão em compromisso pelas suas selecções nacionais, o melhor onze a colocar em campo, é aquele apresentado acima.

Salienta-se para o facto de a utilização de Paulo Lopes como guarda-redes titular, visa dar-lhe minutos, pois será, ao que tudo indica o guarda-redes encarnado para os jogos da taça de Portugal. Coloquei o Miguel Vítor a lateral direito, uma vez que sem Matic nos convocados, deverá ser o André Almeida a assumir as despesas de médio mais defensivo da equipa. Contudo, estou curioso para ver se isso se verifica, ou se o Jesus coloca o jovem da equipa B como lateral direito. Como dupla de central, coloquei o Sidnei, que até tem dado boas indicações na equipa B. Para completar o quarteto defensivo, e com a ausência de Melgarejo, a oportunidade recai sobre Luisinho. No meio-campo, sem Enzo, o "8" será Carlos Martins, mas também poderá ser desempenhado pelo Bruno César em alguns momentos de jogo. No ataque, Nico à esquerda, Salvio à direita, Lima ao centro e ainda com Bruno César (ou Carlos Martins), numa segunda linha, é o sector com menos mexidas.

Em termos tácticos, o Benfica jogará num 4-2-3-1, que poderá desdobrar-se em termos atacantes num 4-4-2 (ou 4-2-4), mas também numa espécie de 3-5-2 (ou 3-4-3), pois as polivalências de Miguel Vítor como defesa, de Luisinho como ala, de Bruno César como "8", "10" e segundo avançado e de Nico como extremo, "10" e segundo avançado, assim o permitem. Tendo em conta o valor do adversário, podemos ter essa audácia táctica, que nos poderá ser útil na preparação do jogo da taça de Portugal.

Quantos aos substitutos, Nolito seria a minha primeira opção e talvez retirasse ou o Bruno César (remetendo o Nico para jogar nas costas do Lima) ou o Nico. Outros jogadores também teriam as suas oportunidades, dependendo do desgaste físico da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário