18 outubro 2012

Freamunde - Benfica: O meu onze para hoje


Convocatória

Para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, o técnico encarnado convocou 19 jogadores, cuja lista apresenta-se de seguida:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
  • Defesas: João Cancelo, Jardel, Miguel Vítor, Sidnei, Luisinho e Melgarejo;
  • Médios: Matic, André Almeida, Carlos Martins, André Gomes, Bruno César, Nolito, Salvio e Ola John;
  • Avançados: Rodrigo, Cardozo e Lima.

4-4-2 ou 4-2-3-1?

Na minha óptica, penso que o Benfica beneficiaria de um 4-2-3-1, pois penso que povoando melhor o centro do terreno, permitirá maiores combinações e mais posse de bola qualitativa para o nosso ataque, assim como seremos mais imunes a possíveis contra-ataques do adversário. Notar, que em 4-4-2, os nossos avançados tendem a ficar demasiadamente encostados aos centrais adversários, o que beneficia o jogo defensivo deles. Em 4-2-3-1, o médio-ofensivo e até mesmo o avançado tendem a procurar mais a bola e isso beneficia-nos muito, pois somos tecnicamente superiores.

Por outro lado, com jogadores nas faixas como Nolito e Salvio, com níveis de finalização elevadíssimos, o 4-2-3-1, permite que estes extremos, possam chegar a zonas de finalização.

Equipa titular

Na baliza, Paulo Lopes deve ser o titular, não só pela rotatividade que se deve impor nos guarda-redes, como também pelo facto de nos últimos jogos o Artur não ter estado ao seu melhor nível. Deverá estar bem atento ao espaço na costa da nossa defesa, devendo funcionar como uma espécie de libero se tal for necessário. Acredito que o jogador formado pelo Benfica, não deixará os créditos em mãos alheiras e irá fazer uma belíssima exibição... a sua primeira a titular pelo Benfica num jogo oficial. Boa sorte Paulo!

Na defesa, o quarteto deverá ser formado no centro pela dupla Jardel e Miguel Vítor, bem subida no terreno, para encurtar ao máximo o espaço entre o meio-campo e a defesa, permitindo uma recuperação de bola rápida. Nas alas, continuava a apostar no Luisinho à esquerda, pois Melgarejo vem de uma lesão e a meu ver a entrar só se fosse no decorrer do jogo. Para além disso, o Luisinho não tem tido más exibições e parece-me ser mais vítima do seu passado e nome, do que outra coisa qualquer. Do lado direito, a surpresa seria a titularidade de João Cancelo, o jovem formado no Benfica e que actua pela equipa B. Penso que seria uma aposta ganha neste jogo, pois daria profundidade à nossa ala direita, combinando com Salvio e permitindo inclusive que este possa ir para zonas de conclusão, ficando o Cancelo com a linha.

No meio-campo, há muito que desejo ver Matic e Martins juntos, isto depois de ter gostado de os ver junto na pré-época até a lesão do Sérvio. Penso que podem combinar muito bem e dominar por completo o meio-campo neste encontro, libertando um pouco o Bruno César para jogar atrás do avançado e numa posição que tem tido poucas possibilidades de jogar: a "10".

No ataque, Nolito e Salvio a canalizarem jogo pelas alas, Bruno César ao centro e Rodrigo a avançado são as opções que colocaria em campo. Com a lesão de Nico Gaitán e a exibição espectacular de Nolito em Abu Dhabi, no passado domingo, que resultou no seu "hat-trick", a titularidade à esquerda só poderia ser do espanhol. Por seu turno, outro espanhol esteve em grande na passada semana, ao fabricar um "poker" pela sua selecção, merece um jogo na sua real posição em campo, para perceber até que ponto ele é capaz de produzir o mesmo tipo de exibições pelo Benfica. Com o Lima a não conseguir marcar nas arábias e Cardozo a vir de uma lesão, este até poderia ser o "timing" certo para fazer este teste. Salvio é Salvio, como tal o seu lugar é no onze titular. Para além disso, o seu substituto, o holandês Ola John, não está ainda a bom nível pelo que podemos verificar no passado domingo.

Substituições

As minhas preferências para as substituições visam sobretudo dar minutos a jogadores que regressam de lesão e têm sido habituais titulares na equipa, tais como o Cardozo e o Melgarejo. Por outro lado, gostaria de ver jogar o Lima ao lado do Cardozo, num claro 4-4-2.

Outras opções, que dependeriam do jogo poderiam passar também pela entrada de Ola John, para ver se o holandês ganhe confiança e ritmo competitivo, ou de André Almeida, pela curiosidade que tenho em vê-lo jogar ao lado de Matic, e Sidnei, que não deve ser abandonado, mas sim recuperado para o futebol, não só pelo investimento que foi feito nele, mas pelo potencial futebolístico que tem.

Curiosidade

Sabiam que hoje vai ser o primeiro jogo entre o Benfica e o Freamunde?


PS: Segundo o jornal A'Bola, o onze titular do Benfica que o Jesus deverá fazer alinhar é formado por Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Miguel Vítor, Luisinho, Matic, Ola John, Bruno César, Nolito, Lima e Cardozo. Apenas Matic e Bruno César chegam para o meio-campo?

Sem comentários:

Enviar um comentário