27 outubro 2012

Gil Vicente - Benfica: O meu onze para hoje


Ainda sem saber a lista dos convocados e tendo em conta apenas que "El Mago" Aimar, Carlos Martins e Nolito continuam lesionados e ainda Luisão continua a cumprir castigo, este é quanto a mim o melhor onze que o Benfica poderá apresentar em Barcelos.

Aparentemente, quem apenas ler o nomes que compõem o onze titular que coloquei acima poderão dizer algo como "Mas que raio! Então ele coloca-me exactamente o mesmo onze que perdeu a meio da semana na Rússia?" Pois é meus caros, coloco, mas com a pequena e grande diferença no posicionamento em campo dos demais atletas. A diferença é que este onze, baseado num 4-2-3-1, serve melhor as características dos nossos jogadores e do adversário que vamos defrontar hoje, do que o tal 4-4-2 (ou 4-1-3-2, ou 4-2-4, enfim, como preferirem).

Bruno César regressa à sua "casa futebolística" (acabei de citar o LFL... OMG), atrás do avançado, com liberdade e responsabilidade de ser: um terceiro elemento de meio-campo central quando necessário, um armador de jogo ofensivo, i.e., um "10", e um segundo avançado, aproveitando os seus elevados índices de finalização. E, com Aimar e Carlos Martins lesionados, acho que é a opção mais racional. Por seu turno, Rodrigo poderá "esconder-se" dos defesas adversários na extrema esquerda, mas será dos dois extremos em campo, aquele que deverá apoiar o Lima em termos de presença na área. Isto cria um efeito surpresa sobre a defesa adversária e aproveita várias características do Rodrigo, tais como velocidade, jogar de trás para a frente, desmarcação, técnica, arranque, drible e finalização. Nico e Nolito seriam outras hipóteses mais rotinadas para esta posição, no entanto, um vem de uma lesão e o outro está lesionado. Para além disso, arriscar no Nico não seria camuflar o meu segundo avançado de extremo, mas sim colocar um extremo mais tradicional em campo. Tendo em conta que com falta de espaço no campo do Gil Vicente, é essencial haver velocidade e movimentações estudadas e ensaiadas por parte dos nossos atletas, percebe-se o porquê de apostar neste "quarteto" ofensivo.

Relativamente ao último onze que coloquei, frente ao Spartak, onde coloquei o Paulo Lopes e o Luisinho, nos lugares de Artur e Melgarejo, respectivamente, não o fiz agora, porque não só estes dois jogadores fizeram boas exibições frente ao Spartak, como também quis dar a entender que apenas com uma mudança posicional o mesmo onze derrotista do Jesus poderá funcionar.

Quanto a substituições, Nico e Cardozo certamente entrariam comigo, assim como o jovem André Almeida (ou o André Gomes, que aparentemente merece preferência para jogar no meio-campo), para jogar ao lado do Matic, libertando o sérvio para outras tarefas ofensivas e dando minutos a quem deverá futuramente jogar na actual posição do camisola #21, no próximo encontro da Liga dos Campeões.

Qual seria o vosso onze?


PS: Segundo um jornal desportivo o onze que Jesus deverá colocar em campo esta noite será o seguinte:
O que acham deste onze e desta táctica?

2 comentários:

  1. suicidio, harakiri, eutanasia....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo,

      Estás-te a referir ao onze e táctica do Jesus?

      Eliminar