08 outubro 2012

Os adeptos têm sempre razão!


"Os adeptos não podem ficar a tremer quando a equipa está a perder porque os jogadores mais jovens tremem também." 
por Jorge Jesus na 'flash-interview' após o encontro frente ao Beira-Mar

“Os adeptos foram impecáveis, sempre a gritar pelo Benfica e isso é que é importante. A paixão e o sentimento do clube. Estamos a ganhar e estamos em primeiro. Nunca corremos sozinhos, temos sempre a massa associativa a ajudar.”
por Jorge Jesus segundos depois na mesma 'flash-interview'

Afinal de contas, para o Jesus, somos ou não bons adeptos?


Esta espécie de bipolaridade de Jorge Jesus na 'flash-interview' após o encontro frente ao Beira-Mar, só se rivaliza com a sua atitude quando o Benfica está a perder e a vencer. Quanto a mim esconde o que verdadeiramente interessa: a verdadeira explicação do porquê dos assobios dos adeptos encarnados.

Se por um lado, o técnico encarnado mais parece um director de campanha eleitoral do presidente Luís Filipe Vieira, ao tentar cativar os fervorosos adeptos das claques com afirmações deste tipo: "Quero dedicar a vitória à claque do Benfica. Foram impecáveis, sempre a gritar pelo Benfica." Por outro, ele está a tentar sacudir a água do capote relativamente às suas responsabilidades enquanto responsável máximo pelo futebol encarnado.

Os adeptos querem é ver bom futebol. É para isso que pagam as elevadas cotas e os elevados preços dos bilhetes, mesmo em tempos de crise. É normal que se sintam defraudados, com o actual futebol encarnado. Se juntarmos a isto, o triste e pálida exibição na passada terça-feira, para toda a Europa ver, mais o facto de o treinador do Benfica ir para o 4º ano de trabalho na Luz e de o plantel encarnado ser cerca de 10 ou mais vezes mais caro que o do Beira-Mar, penso que é por aqui que se explica a perca de paciência dos adeptos.

Agora, pergunto: estão mal os adeptos a assobiarem quando não estão a gostar do que vêm?
Sinceramente, eu penso que não! Aliás, é impossível controlar estes fenómeno de massas, assim como será impossível evitar mais manifestações devido a mais medidas de austeridade por parte do actual governo (desculpem-me, mas há claramente uma semelhança comportamental equiparável, que não poderia deixar de ser feita).

Uma coisa é certa, não será com culpabilização aos adeptos de "os jogadores mais jovens tremem também", que Jesus se pode descartar de ser parte do problema. Não deveria ser ele o primeiro a incutir e reforçar o estado anímico dos seus atletas para que estes sejam capazes de aguentar a pressão de jogar num clube grande?

Para mim, são nestes pormenores que se vêem os grandes treinadores. Estes não se queixam nunca dos adeptos. Aliás, para estes os adeptos têm sempre razão e funcionam como medida da qualidade do trabalho do técnico. Cabe sim ao treinador evitar que o público tenha de assobiar ou, caso limite, mostrar lenços brancos. Para isso, precisa não só trabalhar mais, mas também melhor, ou seja, com qualidade e competência. E isso, é algo que parece não se verificar esta temporada, muito embora estejamos na frente...

Já repararam que quando o Benfica está a perder o Jesus nem diz um ai e quando
o Benfica está a ganhar, o técnico encarnado parece irritar com tudo e com todos?
Não será por isso que o Melga e outros tremem dentro de campo?

2 comentários:

  1. “Os adeptos foram impecáveis, sempre a gritar pelo Benfica e isso é que é importante. A paixão e o sentimento do clube. Estamos a ganhar e estamos em primeiro. Nunca corremos sozinhos, temos sempre a massa associativa a ajudar.” -Estava a falar da claque do topo sul se enganado não estou!Esses estiveram o jogo todo com a equipa.
    "Os adeptos não podem ficar a tremer quando a equipa está a perder porque os jogadores mais jovens tremem também."-Estava a falar do publico que comecoua assobiar quando o Benfica tentava trocar a bola para tirar o Beira-mar lá de trás!Na quarta o mesmo tipo de futebol era agradavel,era o melhor do mundo porque era o Barcelona que o fazia!O Benfica tenta trocar a bola e é logo assobiado!Vamos lá perceber isto!!!?
    Vasco duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vasco,

      Agradeço-te por teres comentado! :)

      Eu percebi as indirectas do Jesus. Só não as considero válidas, daí que tenha escrito este artigo a criticá-lo.

      Acho que ele tem de apenas se concentrar em que a sua equipa jogue melhor e que os seus jogadores apareçam nos jogos com uma confiança inabalável. É essa a missão de um treinador de futebol.

      Ele não está lá para controlar opiniões de massas, nem tão pouco está lá para ensinar as pessoas a verem futebol, por mais razão que ele possa ter.

      E, já agora, achas mesmo que incomoda mais ao Melgarejo os assobios dos adeptos encarnados, ou o facto de ter passado a 2ª parte do lado do banco encarnado a ouvir o vernáculo "Jesuíta"?

      Eliminar