25 outubro 2012

Witsel e Javi seriam a solução?

Nos últimos dias, após a derrota do Benfica em terras russas, oiço muitos benfiquistas desculpabilizarem a equipa técnica por mais este resultado negativo na Liga dos Campeões. E uma das desculpas mais frequentes é a da venda mesmo no início de temporada do espanhol Javi Garcia e do belga Axel Witsel.
Mas, será que a razão da derrota é mesmo essa?
De forma muito sucinta e fazendo um exercício de memória, a minha resposta é não!

Olhando para a eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões da época passada, frente ao Zenit de São Petersburgo, verificamos que o Benfica jogou exactamente com Javi Garcia e Witsel no meio-campo, no jogo de primeira mão em solo russo. Inclusive, jogámos igualmente com Luisão, Nico Gaitán e Cardozo de início, e mais tarde com Aimar, após lesão do Rodrigo. Ou seja, jogámos com todos os jogadores referência do Benfica e mesmo assim não conseguimos vencer esse jogo: o resultado final foi de 3-2 para o Zenit.

Mesmo assim, se ainda têm dúvidas que com este duo (Javi e Witsel) e com todas as outras estrelas da companhia, que não puderam jogar por castigo (Luisão), lesão (Aimar), ou que entraram numa outra fase adiantada do jogo (Nico e Cardozo), poderíamos ter vencido o encontro moscovita frente ao Spartak, apenas gostava que vissem as duas imagens seguintes e interrogassem se a verdadeira fonte de problemas não será outra e não o jogar A, B ou C?

Onze titular do Benfica frente ao Zenit em São Petersburgo.
1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões 11/12.
Resultado final: Zenit 3 - Benfica 2.

Onze titular do Benfica frente ao Spartak em Moscovo.
Jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões 12/13.
Resultado final: Spartak 2 - Benfica 1.

Será que o problema está realmente na falta de alguém? Ou será que o problema é mais profundo e tem haver com as competências da equipa técnica?

2 comentários:

  1. Assino por baixo!
    A equipa tecnica do benfica tem falhado muito ao longo dos 3 anos na forma como encara os jogos fora principalmente nos jogos europeus!No ano do titulo tivemos Liverpool,no seguinte todos os jogos fora foram exemplo disso,o ano passado o que referiu foi o maior exemplo disso!Depois temos os jogos contra os grandes em que o tecnico tem várias opções manifestamente erradas!
    Nunca tivemos treinador de equipa grande, e depois comete demasiados erros de palmatória!
    Vasco Duarte

    ResponderEliminar
  2. Eu escrevi este artigo para colocar exactamente a questão da competência da equipa técnica.

    É que já oiço muitos benfiquistas a irem pelo caminho que eles querem: o de investir em mais jogadores.

    Eu penso que o Benfica tem excelentes jogadores e que na sua maioria não estão a jogar no melhor que podem fazê-lo e muito por culpa do Jesus.

    ResponderEliminar