14 novembro 2012

Afinal o que é que a selecção foi fazer ao Gabão?


Olhando para a fotografia, parece que fomos ao Gabão celebrar algo... não sei bem o quê, pois estamos em segundo no nosso grupo de apuramento para o mundial de 2014 e já sem dependermos de nós próprios para ficarmos em primeiro. Se calhar fomos celebrar um excelente "cachet"... mas, os amigáveis não deveriam servir primeiro para preparar uma equipa?


Começo desde já por criticar a convocatória da nossa selecção para o jogo frente ao Gabão... 
Cristiano Ronaldo foi o
principal ausente deste
amigável, devido a lesão.
É verdade que havia muitos dos principais titulares lesionados, tais como João Pereira, Fábio Coentrão (estava?), Miguel Veloso, Nani e Cristiano Ronaldo, isto para não falar do Carlos Martins que desde o início desta temporada tem estado intermitente em termos físicos (o Benfica que o diga). É também verdade que o seleccionador nacional, para colmatar estas ausências, convocou vários jogadores que se estrearam nas convocatórias como o jovem lateral esquerdo Rúben Ferreira e o extremo esquerdo Hélder Barbosa, mas também outros que há muito não eram convocados, como os médios Hugo Viana e Paulo Machado. No entanto, denoto desequilíbrio nos 22 convocados e vários jogadores que mereceriam uma oportunidade e teriam sido úteis, mas ficaram de fora das opções.

Rúben Ferreira foi uma
das surpresas da
convocatória para este
amigável frente ao Gabão.
Relativamente ao desequilíbrio mencionado, porque é que dos 22 jogadores que levámos ao Gabão 3 são guarda-redes? Depois, sabendo que jogamos predominantemente em 4-3-3 clássico, e sabendo que não haveria muito tempo para sequer preparar outro plano táctico, por exemplo com dois avançados centros, porque é que se levou 3 avançados centro? E, porque é que se leva apenas 3 laterais - um deles lateral esquerdo puro que nem sequer entrou em campo(?!) - e não 4, dois direitos e dois esquerdos? O mesmo interrogo sobre os 3 extremos que levámos, quando deveriam ter sido 4? Ou será que o Paulo Bento estaria a contar com o Rúben Micael ou o Paulo Machado como possíveis extremos?

Danny está de regresso após longo
período de paragem e teria sido até
importante a sua convocatória hoje.
Estas questões levam então a pensar nos jogadores que não tendo sido convocados poderiam ter dado um contributo mais positivo à selecção, como por exemplo um Eliseu e um Danny ou um Ricardo Quaresma. E, já nem falo de um Manuel Fernandes para o meio-campo, pois todos aqueles que foram convocados também têm tido performances bastante positivas nos seus clubes (muito embora não morra de amores pelo Rúben Micael).


Eliseu deveria ter sido convocado
para este amigável, dadas as
carências para a nossa ala esquerda.

Assim sendo, o jogador do Málaga poderia ser mais uma solução a ser testada para a lateral esquerda, ao invés de utilizar um jogador adaptado como o Sílvio. Ainda para mais, quando o Eliseu está em grande forma e o jogador do Atlético de Madrid nem sequer é titular e vem de uma lesão grave. Quem tiraria da convocatória para meter o Eliseu? Simples: um dos três guarda-redes!



Caso tivesse sido convocado, Ricardo
Quaresma para além de não se ter
metido em casos de polícia, poderia
muito bem ser-nos útil no Gabão.
Já a convocatória do colega de equipa do Bruno Alves, o Danny, ou do astro incompreendido do Besiktas, Ricardo Quaresma seria importante para um deles ter a oportunidade de brilhar sem ser ofuscado pelas luzes de Ronaldo e de Nani. Quiçá se este amigável não seria devidamente aproveitado por estes jogadores para deixarem a mensagem ao seleccionador que também poderia contar com eles? Decerto, que fariam melhor figura que um adaptado Paulo Machado ou Rúben Micael a essa posição, não acham? Ah! E para o seu lugar, não convocaria um dos 3 pontas-de-lança que foram ao Gabão.


Existem questões que gostaria de perguntar ao Paulo Bento...
Rui Patrício poderia muito
bem não ser convocado,
para este amigável.
Uma das questões é porque é que não se faz uma convocatória de 22 jogadores para dois onzes e cujos atletas sejam convocados segundo determinado perfil de função técnico-táctica? Isto é o que eu indirectamente critiquei nos parágrafos anteriores ao fazer menção da necessidade de levarmos 3 guarda-redes e 3 pontas-de-lança quando só jogámos com 1 e com 2, respectivamente.

Hélder Postiga era outro
dos jogadores que poderia
não ter sido convocado.
Outra das questões é perceber porque é que para evitar faltas de atitude, não se coloca 11 jogadores em cada parte do jogo? É certo que poderá haver lesões, mas nesse caso que não se façam as substituições todas de uma assentada, ou que jogadores que já tenham jogado possa entrar novamente... afinal estes jogos não são amigáveis? As regras de substituição não poderão ser um pouco alteradas neste sentido? É que acho que a equipa ganharia mais com uma gestão deste tipo, pois os jogadores não se arrastavam com medo de se cansarem muito, como faziam 45 minutos a bom nível para a selecção sendo os outros feitos pelos restantes companheiros. Em suma, toda a gente jogava e como o tempo era mais limitado para provarem, o cansaço era menor e a atitude competitiva era muito maior.

Com estes 22 jogadores, daria para fazer dois onzes distintos.


Do jogo e em termos exibicionais...
Excelente estreia do Pizzi a marcar!
O que mais gostei foram de:
  • Nélson: esteve muito bem nas incursões ofensivas estando no golo do Hugo Almeida
  • Varela: sempre muito irrequieto lá na frente, embora muitas vezes algo trapalhão e inconsequente
  • Pizzi: estreia a titular pelas Quinas e logo com um golo, nada mau!
  • Éder: a jogar de costas para a baliza, a dar profundidade e largura ao ataque, enfim, incansável este jogador!
  • Hugo Almeida: entrou bem no jogo e marcou um golo
  • Rúben Amorim: penso que arrumou o meio-campo quando entrou no início da segunda-parte, que coincidiu com o melhor momento da selecção
Beto esteve aos papeis esta noite...
Valeu-lhe muitas vezes o Pepe.
O que menos gostei foram de:
  • Beto: "mãos de manteiga" nas defesas, saídas em falso,... muita desconcentração
  • Ricardo Costa: já tem experiência suficiente para saber que não pode abordar os lances de corte de remates com as mãos naquelas posições...
  • Sílvio: claramente não está em forma e para a sua posição precisa de o estar... ainda por cima quando apanha com um dos melhores jogadores do Gabão pela frente
  • Custódio: estava à espera de mais do médio-defensivo, achei-o com pouca atitude e muito macio na primeira parte
  • Rúben Micael: continua a pecar por quando desarmado legalmente queixar-se sempre como se fosse ilegal o desarme... já o tinha feito em Alvalade e continua a fazê-lo no Gabão... precisa de uma valente reprimenda
Com a falta de extremos esquerdos
na selecção, Hélder Barbosa pode
ser um elemento extremamente útil.
O que gostava de ter visto:
  • Rúben Ferreira: estava com enorme expectativa de ver o jovem lateral esquerdo a envergar a camisola das Quinas e fiquei desiludido por o Paulo Bento nem sequer ter-lhe concedido uns 15 minutos de jogo... ainda para mais quando o Sílvio dava sinais de algum desacerto
  • Paulo Machado: pouco tempo em campo e ainda por cima em duas posições, uma como falso extremo esquerdo e outra na sua posição de origem como médio-ofensivo... gostava de tê-lo visto mais tempo e com apenas uma função em campo
  • Hélder Barbosa: outro caso que gostaria de ter visto mais tempo em jogo e com uma tarefa clara em campo

Agora desculpas de mal perdedor é que não...
Desculpas como o estado do terreno, a péssima arbitragem (eu até acho que não foi assim tão má, apesar de vários desentendidos durante o jogo...), a humidade,... o "room service" do hotel, et cetera, jamais poderão servir de desculpas para esta má exibição da selecção nacional. Acho que é preciso uma reflexão mais profunda sobre a equipa e verificar o que realmente está a impedir que a selecção pratique bom futebol.
Paulo Bento tem de deixar de desculpas e meter mãos ao
trabalho, pois a selecção está a um nível muito inferior ao
que todos os portugueses estão habituados e ao talento
que tem disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário