24 novembro 2012

Benfica - Olhanense: O meu onze para hoje



A convocatória...
Para o jogo desta noite, no Estádio da Luz, frente ao Olhanense, Jorge Jesus convocou os seguintes jogadores:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
  • Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Luisão, Luisinho e Melgarejo;
  • Médios: Matic, André Almeida, Ola John, Gaitán, Carlos Martins, Enzo Perez, Salvio e Bruno César;
  • Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.



As dúvidas...
Neste momento, as maiores dúvidas que Jesus poderá ter são as seguintes:
  • Luisão ou Jardel: o capitão encarnado está de volta à competição e dá sinais de recuperação do seu ritmo competitivo, mas o camisola 33 está numa forma física impressionante e tem características únicas no plantel encarnado... por quem Jesus irá optar? 
  • Matic ou André Almeida: o sérvio saiu do jogo frente ao Celtic com queixas físicas, pelo que é um incógnita se estará em condições para jogar de início frente ao Olhanense e por isso mesmo André Almeida, que viu o seu contrato renovado esta sexta-feira, poderá alinhar hoje.
  • Lima ou Rodrigo: o brasileiro tem estado muito bem com o Cardozo na frente de ataque, mas Jesus não quererá deixar de gerir o esforço que este tem vindo a desenvolver nos últimos jogos, pelo que Rodrigo perfila-se como candidato... qual será o titular?
Haverá outras dúvidas, como a recuperação plena de Maxi, que regressou vindo do banco frente ao Celtic a meio da semana. Mas, acredito que já esteja a 100% para este encontro. O regresso de Carlos Martins aos convocados também causa algumas dúvidas no que respeita às possíveis substituições e ao aferir da respectiva condição física do atleta que tem tido uma temporada intermitente.


O onze titular...
Na baliza e pronto para recomeçar nova série de jogos sem sofrer golos, ou continuar a senda de jogos para o campeonato com a baliza inviolável, está Artur.

Para evitar que lhe aconteça situação semelhante ao do golo do Celtic, em que houve um misto de bloqueio ao guarda-redes e uma falta de comunicação para protecção dos seus defesas ao Artur, apostaria neste encontro no tradicional quarteto defensivo deste início de temporada. Assim sendo, a comandar a defesa estaria o argentino Garay, acompanhado desta feita do central Jardel. Escolho este brasileiro em vez do Luisão por dois motivos. O primeiro porque sabendo que o Olhanense joga com jogadores rápidos lá na frente, convém ter um central que possa marcar em cima deles e que tenha velocidade para os acompanhar. E segundo, porque Luisão no final da partida frente ao Celtic já dava sinais de fadiga, ou seja, ainda não está com o ritmo competitivo necessário. Para as laterais, apostaria no regressado Maxi e na continuidade de Melgarejo.

No meio-campo, penso que Matic irá estar recuperado pelo que é a minha aposta para a titularidade. Ao seu lado e com funções mais criativas estará o "motor" da equipa, o argentino Enzo Pérez. Cada vez gosto mais de ver a dinâmica desta dupla e penso que se Jorge Jesus tiver mais cuidado nas dinâmicas dos restantes sectores da equipa, estes dois poderão despender as suas energias de forma mais eficaz em prol da equipa. É que muitas vezes vimos este duo a fazer piscinas e terem um trabalhão enorme a recuperar bolas que depois os seus companheiros de equipa acabam por perder de forma leviana.

No ataque, as alas serão entregues a Salvio e Ola. O argentino é talvez dos nossos melhores jogadores e embora algo apagado nos últimos jogos, a verdade é que ele consegue criar lances de perigo e ajuda nas tarefas defensivas. Quanto ao Ola John, já me convenceu que merece a titularidade, ainda para mais com o Nolito castigado e o mau momento forma do Nico. Destes dois espera-se muito jogo para os avançados, que neste caso serão o Cardozo e o Rodrigo. Dou oportunidade ao hispano-brasileiro em vez do Lima, por uma questão de gestão física e tentativa de moralizar o Rodrigo para não perder o comboio face aos outros avançados. É importante que numa equipa que jogue com dois avançados declarados, como é o caso do Benfica, que tenha pelo menos 3 que estejam em forma, para que em qualquer momento, haja sempre uma solução pronta a utilizar. Um jogo caseiro poderá ser o ideal para o Rodrigo voltar às boas exibições e ganhar confiança.


A táctica...
Em termos estratégicos, espero um Benfica ofensivo, um Benfica do "rolo-compressor" a querer resolver rapidamente o jogo, a querer marcar o maior número de golos que permita ganhar a liderança do campeonato e também porque não dizê-lo trabalhar para que o seu guarda-redes mantenha a sua série de fichas limpas e que o seu ponta-de-lança seja o melhor marcador do campeonato neste primeiro terço de época. Para isso, apostaria num 4-2-4 (variante de 4-4-2).

Olhando para o esquema táctico da ilustração acima, verificamos uma disposição algo desfasada dos esquemas tradicionais de 4-2-4. De facto, quero ilustrar com isso as posições base dos jogadores. Como pretendo um Benfica compacto e pressionante, em cima do adversário, o guarda-redes deverá estar atento às movimentações das costas da defesa e quando necessário deverá funcionar como libero da equipa. À sua frente, na defesaGaray e Maxi serão os principais responsáveis pela criação da linha de fora-de-jogo. O argentino sendo o central que joga na cobertura e é responsável pela saída de bola de trás para a frente, necessita de ser ele a comandar essa linha. Por seu turno, o uruguaio tendo o Salvio à sua frente que é muito forte no um-contra-um tem de ter mais responsabilidade de cobrir as costas do argentino e dar um apoio quando necessário. Por outro lado, Jardel e Melgarejo devido às suas funções não poderão serem eles a comandar essa linha de fora-de-jogo. O brasileiro terá a tarefa de marcar em cima o avançado adversário. Sendo um central rápido e possante, trará mais vantagem para equipa nessa forma de defender. Terá o apoio de Matic que poderá fazer-lhe a dobra, assim como Maxi e Garay. Quanto ao paraguaio na lateral esquerda, tendo o holandês à sua frente que tende a fazer um jogo interior, libertando a ala esquerda, é natural que dê o aval para o Melga subir e dar a profundidade necessária à ala esquerda. Cria-se assim dinâmicas na defesa.

No meio-campo, Matic e Enzo não jogarão à partida num mesmo plano horizontal, mas poderão movimentar-se nesse sentido. O sérvio terá missões mais defensivas que o argentino, mas ambos terão de ter consciência que são parte integrante do sistema de compensações da equipa, assim como são os "carregadores de piano". Penso que com o posicionamento e movimentos que lhes dei, assim como a articulação com a restante equipa, lhes permitirá uma maior poupança no esforço que actualmente despendem. Notar que o Benfica jogando de forma compacta e subido no terreno, não permite grandes distâncias entre sectores, o que permitirá recuperar rapidamente a bola. Por outro lado, com a nossa maior qualidade técnica, maior será o controlo da bola e criação de jogo.

No ataque, uma disposição idêntica à feita na defesa foi idealizada. Salvio e Rodrigo estarão na mesma linha intermédia entre o meio-campo e linha mais avançada, que será ocupada por Ola e Cardozo. O argentino e o hispano-brasileiro serão responsáveis pela ligação do meio-campo ao ataque, mas de forma diferente. Enquanto o Salvio irá forçar o um-contra-um, onde é muito forte, Rodrigo terá a missão de "dar-e-fugir" entre-linhas. Ambos terão que saber jogar com os jogadores da linha mais avançada. Por exemplo, Salvio, deverá procurar tabelar com o Cardozo, para fazer o um-dois com o paraguaio e ganhar a linha de fundo onde possa tirar um cruzamento a finalização de um dos 3 outros avançados mais um médio que venha de trás. Da mesma forma, Rodrigo pode após um passe entre-linhas do Enzo passar rapidamente para esquerda onde encontrará Ola John que poderá retribuir-lhe após uma diagonal que o espanhol faça a cortar a defesa adversária, podendo depois ou concluir ou cruzar para um companheiro que esteja na área ou que esteja à entrada.

Nota, a melhor forma de destruir linhas é com passes na diagonal e para isso é necessário que os jogadores apareçam posicionados dessa forma, daí o "zigue-zague" posicional da ilustração.


Os substitutos...
No banco de suplentes e para suprir uma necessidade na baliza estará Paulo Lopes. Para opção para o reforço do centro da defesa estaria o Luisão, muito embora por uma questão de manter a estratégia acima, talvez deveria estar o Miguel Vítor, uma vez que tem um estilo de jogo mais de acordo com o do Jardel. Para a lateral e meio-campo defensivo, contaria com André Almeida. No que respeita à posição "8", até que tenho gostado da utilização de Bruno César, pelo que contaria com ele. Quem estaria também para poder jogar na posição "8" seria o português Carlos Martins. Assim sendo, e embora o Bruno já fora referido como "8", poderá voltar a ser opção para a posição "7" (a de médio-ala/extremo direito, onde joga o Salvio), um pouco à imagem de como jogava na época passada. Quem estaria também no banco, mas apenas para jogar na posição "11" (a de médio-ala/extremo esquerdo) e não na "7" como tem sido obrigado a jogar ultimamente, seria o Nico. Recordo que foi nessa posição que o argentino mais se notabilizou ao serviço do Benfica. Por fim para perfazer os sete que sentariam no banco comigo, estaria o brasileiro Lima. Luisinho seria o jogador a ficar de fora dos convocados neste encontro, a não ser que houvesse um problema de última hora com o paraguaio Melgarejo ou outro qualquer jogador.

Quem entrariam durante o jogo, se a exibição estivesse a ser positiva?
Bruno César para a posição do Salvio; Nico para a posição do Ola; e André Almeida ou Carlos Martins para a posição do Matic.

Quem entraria durante o jogo, se precisássemos de marcar golos?
Lima para a posição de Rodrigo; Nico para a posição de Ola; e para gerir a fadiga  de Matic ou Enzo, as opções seriam André Almeida ou Carlos Martins para substituir o Matic e Carlos Martins ou Bruno César para substituir o Enzo.

Quem entraria durante o jogo, se precisássemos de segurar um resultado?
Bruno César por Rodrigo ou Cardozo (aquele que estivesse com sinais de maior fadiga), passando o Benfica a jogar em 4-2-3-1; André Almeida ou Carlos Martins por Enzo Pérez; e Luisão por um dos médios alas (Salvio ou Ola).



Força Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário