03 novembro 2012

Benfica - Vitória de Guimarães: O meu onze para hoje



Ainda sem saber a lista de convocados para o jogo desta noite frente ao Vitória de Guimarães, e com todos os riscos que isso acarreta, o onze acima apresentado é o que eu colocaria em campo, no regresso aos jogos da Luz, após quase um mês de ausência de jogos caseiros.

Na baliza, o último encontro frente ao Gil Vicente demonstrou que o banco fez muito bem ao Artur, no jogo da taça de Portugal. Eu que apostaria no português Paulo Lopes para esse encontro, fiquei muito contente com o regresso a bom plano do guardião Artur, que com um punhado de grandes intervenções, conseguiu finalmente manter as balizas encarnadas invioláveis neste campeonato... algo que tardava a acontecer. Ganha o Benfica e também o brasileiro que com exibições como aquela poderá alimentar o sonho de ser chamado ao "escrete canarinho".

O quarteto defensivo, é formado pelos habituais titulares, ou seja, o uruguaio Maxi, o brasileiro Jardel e o argentino Garay, com a única alteração na esquerda: Luisinho. Escolho o português por dois motivos muito fortes. O primeiro, porque quer o Jesus queira dizer o contrário, cada vez que vejo jogar tenho a certeza que este rapaz é o nosso melhor lateral esquerdo. O segundo, porque o Melgarejo tem tido problemas físicos, pelo que concerteza jogar a titular neste jogo só agravaria o seu estado... Duma coisa é certa, ambos os laterais terão que se integrar bem no ataque.

O quarteto meio-campista, é constituído pelos nossos melhores médios-ala/extremos, os argentinos "Toto" e "Nico", e como médios-centro o sérvio Matic e o regressado internacional A português, Carlos Martins. Porquê o Carlos Martins e não o André Gomes? Porque o internacional A tem mais experiência e é mais completo do que o jovem neste momento. Para além disso, é preciso saber gerir muito bem a entrada do "miúdo" na equipa A, evitando que haja excessos desnecessários. Matic terá as missões mais defensivas, mas devidamente coadjuvado tanto pelo Martins como pelos médios-alas. Ao Martins caberá a construção de jogo, mas também o aproveitamento de espaços para remates frontais. Quanto ao Nico e Salvio, têm de ser os nossos desequilibradores com bola (aproveitando a subida dos laterais para combinarem com eles) e os assistentes para os nossos dois avançados. Quando sem bola, deverão ajudar a equipa nas tarefas defensivas.

No ataque, a dupla que mais química possui: Cardozo e Lima. O paraguaio, mais fixo lá na frente, tem, no entanto, de descer um pouco para combinar com os colegas e criar espaço entre a defesa e a baliza adversária, no qual o brasileiro Lima possa cair. Este será sempre o avançado mais móvel que poderá descer entre linhas para vir buscar a bola e arrancar com ela.

Quanto a substituições, reservava desde já duas:
  • André Gomes para o lugar de Carlos Martins, pois acredito que o internacional português ainda não tenha o nível para aguentar os 90 minutos, após ter estado tantas semanas sem competir.
  • Bruno César para o lugar ou do Salvio ou do Nico, com a alteração táctica do 4-4-2, para um 4-2-3-1, onde o camisola 8 pudesse ficar atrás do "Tacuara".
A terceira substituição reservaria de acordo com a exibição da equipa e do que o jogo pediria nesse momento. Entraria ou Ola John, ou o Rodrigo, ou André Almeida. O holandês entraria se achasse que poderia ser um jogo em que o extremo pudesse demonstrar realmente o que vale e se durante a semana nos treinos ele tivesse apresentado melhorias. Quanto ao Rodrigo, confesso que estou curioso por ver os nossos três avançados goleadores a jogarem juntos, até porque como têm características um pouco distintas, penso que acabaria por resultar se jogarem todos juntos em alguns momentos do jogo. Nada melhor que nos últimos minutos de um encontro para fazer este teste, não acham? Já o português André Almeida, a sua entrada visa a impossibilidade de Matic jogar a meio da semana para a Liga dos Campeões e serviria para dar-lhe minutos nessa posição.

Qual seria o vosso onze?


PS: Entretanto a lista de convocados da equipa encarnada já saiu...

  • Guarda-redes – Artur e Paulo Lopes;
  • Defesas – Maxi Pereira, Garay, Luisinho, Miguel Vítor, Jardel e Melgarejo;
  • Médios – Carlos Martins, André Gomes, Bruno César, André Almeida, Ola John, Salvio, Nicolás Gaitán e Matic;
  • Avançados – Rodrigo, Cardozo e Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário