24 novembro 2012

O plano B para o meio-campo


Miguel Rosa (23 anos), Leandro Pimenta (22 anos), André Gomes (19 anos) e André Almeida (22 anos) são as principais referências do meio-campo da equipa B. Inclusive os dois últimos já foram integrados na equipa A, muito devido à onda de lesões de médios como Aimar e Carlos Martins, mas também à falta de mais elementos defensivos do meio-campo. Numa altura que se aproxima o mercado de inverno e atendendo à contracção da nossa economia, facto que mereceu recentemente a visita da TROIKA à nossa SAD, será que não é melhor mesmo seguir este plano B?


O Benfica B até pode não estar em primeiro lugar da segunda liga neste momento, e muito se deve ao facto de estar a funcionar para aquilo que foi concebida. Está confuso? Passo a explicar...
O sucesso das equipas Bs não é apenas os resultados
desportivos, mas também a forma como conseguem evoluir
os jogadores e fazê-los integrar nas equipas principais.
As equipas B surgem como um projecto para que os clubes formadores nacionais, possam assegurar uma transição do jogador jovem para profissional mais harmoniosa, ou seja, que os jovens jogadores possam ter tempo para amadurecer num regime competitivo profissional, como é a segunda liga. Mais do que os resultados, o que interessa é que os jovens jogadores possam evoluir e assim serem opções para as suas equipas principais. Como é óbvio, se poder-se juntar o útil ao agradável melhor.
Norton de Matos na globalidade tem feito um excelente
trabalho na equipa B encarnada.

No entanto, e olhando para a realidade da equipa B encarnada, verificamos que Norton de Matos tem promovido muita rotatividade na equipa, apresentando quase sempre onzes diferentes de jornada para jornada e se atendermos que já perdeu alguns jogadores para a equipa A, percebemos porque não está melhor classificado.


André Almeida e André Gomes, dois jogadores que já deram o salto...
Após a saída de Javi Garcia e Witsel para o Manchester City e Zenit, respectivamente, e com jogadores como Nuno Coelho e Airton emprestados, Jesus ficou apenas com o sérvio Matic para a posição de médio mais defensivo da equipa. Por outro lado, Maxi continuava a ser o único lateral direito do plantel. Como tal, foi buscar para trabalhar consigo, dois atletas: André Almeida e André Gomes (na verdade ele também foi buscar o jovem João Cancelo, mas cedo percebeu que este estava ainda demasiado verde e preferiu apostar por agora nestes dois jogadores).

André Almeida tem sabido aproveitar esta oportunidade
que Jesus deu-lhe de estar na equipa principal encarnada,
tendo inclusive renovado contrato com o Benfica.
O André Almeida, Jesus já conhecia das camadas jovens do Belenenses e já tinha feito pelo menos uma temporada na 1ª liga (primeira metade da época passada como médio-defensivo no União de Leiria e na segunda metade da época na equipa A do Benfica e como lateral direito). Como o André é um jogador do ponto de vista físico (1.86 m e 75 kg) muito ao gosto do que o Jesus pretende para a posição de médio-defensivo e de lateral, viu nele uma excelente hipótese para essas duas posições. A aposta tem saído ganha em todos os aspectos. É verdade que André Almeida como lateral direito ainda não convence plenamente, mas também é verdade que tem evoluído de jogo para jogo. A presença do polivalente destro permite com apenas uma substituição o Jesus fazer duas alterações dentro de campo. Para além disso, sempre que jogou na sua posição natural de médio-centro/médio-defensivo, a verdade é que não comprometeu. Por exemplo, no jogo de grande intensidade como foi o frente ao Spartak para a Liga dos Campeões, foi um dos melhores em campo, tendo também sido o maratonista do encontro com mais de 12 km percorridos. Não é à toa que hoje mesmo renovou contrato com o Benfica, tendo visto a sua cláusula de rescisão subir para 30 M€. Mais que não seja, isto pode significar que a equipa técnica e o departamento de futebol acreditam no valor deste jovem jogador. Quanto a mim aplaudo esta decisão. Só espero é que isto não seja apenas para "inglês ver"...

André Gomes é actualmente a "coqueluche" da equipa A.
Fruto do trabalho do gabinete de prospecção, o jovem André Gomes chega ao Benfica já em idade de júnior. Ambidestro, dotado de uma técnica soberba aliada a uma constituição física de impor respeito (1.88 m e 83 kg) e com uma inteligência e visão de jogo acima da média, fazem do ex-capitão das camadas jovens azul-e-brancas e dos júniores do Benfica um jogador de grande potencial futebolístico. Não é à toa que Jorge Jesus, vendo esta combinação de características tão úteis para o seu meio-campo, queira fazer dele um médio completo, daqueles que tanto sabem defender como atacar. Em campo, tem jogado como médio "8" à frente do médio-defensivo e tem-se saído melhor que a encomenda. Frente ao Freamunde, num jogo para a taça de Portugal, estreou-se com um golo e uma boa exibição após a sua entrada. O mesmo desfecho obteve frente ao Gil Vicente, no seu primeiro encontro na 1ª liga nacional. Nada mal para um estreante e revela muito da qualidade que a nova "coqueluche" da Luz tem! No entanto, Jesus já fez transparecer que vê também no André Gomes um "6". Mas, o que é certo é que em todos os escalões jovens ele foi um "10"... André Gomes precisa de acima de tudo nesta fase assimilar as ideias de jogo da equipa A do Benfica, uma vez que a equipa B joga basicamente com 3 médios (dois médios centro e um "10" atrás do avançado centro e em linha com os extremos, próprio de um 4-2-3-1). Para além desta evolução táctica, deve evoluir a vertente técnica e física, para poder aguentar ritmos de jogo mais elevados. Depois, faltará é espaço e tempo para adquirir a experiência necessária para jogar a outro nível, ou seja, para pensar em titularidade. Por tudo isto, estou curioso para ver o trabalho que o Jesus irá desenvolver com este rapaz e defendo que não cortem o desenvolvimento dele.


Leandro Pimenta e Miguel Rosa têm de ser os jogadores que se seguem...
Já referi que Luís Norton de Matos tem feito alinhar um onze diferente em cada jornada da segunda liga. No entanto, há dois jogadores que o técnico da equipa B considera imprescindíveis na manobra da sua equipa. São eles o Leandro Pimenta e o Miguel Rosa. Quanto a mim ambos devem ser equacionados na estratégia futura da equipa A do Benfica e desejo que Jorge Jesus esteja bem atento à evolução destes dois jogadores.

Não se dá muito por ele, mas Leandro Pimenta é um dos
melhores jogadores da equipa B do Benfica. 
O jogador natural do Algarve, Leandro Pimenta chega à Luz em 2006-2007 completando a sua formação no meio-campo encarnado. Desde jogar como médio-defensivo até médio-ofensivo, passando por médio-centro e interior, fez de tudo um pouco. É um jogador cerebral que sabe "agarrar" a equipa de forma a gerir o ritmo de jogo, mas também sabe meter o pé e o corpo ao "manifesto". Irrepreensível nos lances de bola parada, dada a qualidade técnica do seu é esquerdo, este canhoto comanda todas as operações a meio-campo. É um autêntico "carregador de piano". Tem já alguma experiência de segunda (Fátima e Atlético) e primeira liga (Beira-Mar), o que lhe confere outra maturidade dentro de campo. Muitos acusam-no de falta de intensidade, mas penso que é errado essa crítica. É necessário entender a forma de jogar do Pimenta. Por exemplo, um dos actuais problemas apontados à equipa principal do Benfica é a falta de um jogador capaz de gerir o ritmo de jogo. Quem sabe se o Leandro não poderá ser a solução? Em termos físicos, embora o algarvio não seja um jogador tão alto como os dois Andrés (1.79 m), o Leandro evoluiu imenso a nível físico (73 kg) desde que chegou ao futebol sénior. Houve um claro trabalho feito ao nível físico que tem rendido imenso e faz-se notar na equipa B. No entanto, penso que a questão da altura até foi um dos motivos por Jesus ter preferido o André Gomes ao Leandro Pimenta. Espero é que futuramente Jesus equacione o Leandro, pois seria um pecado deixar este talento voar para outro lado. Recordo que o "geómetra" Paulo Sousa também não era um jogador muito alto nem veloz e, no entanto, foi dos primeiros jogadores portugueses a serem bicampeões europeus por clubes como a Juventus e o Dortmund...

Miguel Rosa será um símbolo do Benfica e este é o maior
elogio que poderei dar-lhe. Só espero que não lhe cortem
as asas...
Quem realmente tem sobressaído na equipa B é o seu capitão Miguel RosaDo meio-campo para a frente, este autêntico diamante em bruto faz todas as posições e com distinção. Já o vi a jogar ainda como médio-centro, tipo box-to-box (posição "8"), como a médio-ofensivo (posição "10"), como médio-ala/extremo/avançado direito (posição "7") e esquerdo (posição "11"), mas também como avançado-centro (posição "9") e sempre em grande nível. Sendo ambidestro, acaba por facilitar nesta sua polivalência, mas também nas situações do um-contra-um, onde é de facto um dos seus fortes. Com uma personalidade vencedora e positiva, que transpira carisma dentro e fora de campo, facilmente consegue levar a equipa atrás dele. É um jogador empolgante, intenso e competitivo. Não é à toa que por todas as equipas da segunda liga por onde tem passado, tem sido inevitavelmente, os seus melhor jogador. Ele faz realmente a diferença dentro de campo! Também não é de admirar que durante estas 4 temporadas que leva de futebol sénior tem sido um dos melhores jogadores da segunda liga e um dos mais premiados. Fisicamente, não é um jogador muito alto, mas também não podemos considerá-lo muito baixo (1.78 m), mas é robusto o suficiente para encarar o adversário e aguentar o choque apesar de ser algo leve (67 kg). Tem uma "stamina" enorme e por isso não é incomum chegar ao final de um encontro ainda com "pilhas" para tirar jogadas da cartola. Aliás, ainda esta semana, no jogo frente ao Sporting da Covilhã, arrancou uma jogada que culminou no seu golo e o da vitória encarnada nesse encontro! Embora seja um jogador de cariz ofensivo, o Miguel está muito consciente do trabalho defensivo que tem de desenvolver, por isso muitas vezes acabamos por vê-lo a ajudar a equipa em tarefas defensivas. Na equipa de Norton de Matos tem jogado predominantemente como falso extremo esquerdo, um pouco à imagem do Nolito na equipa principal. Aliás, ambos até têm comportamentos idênticos em campo, muito devido à forma apaixonada e vibrante como sentem o jogo. Se calhar o motivo deste jovem produto das escolas do Benfica não já estar na equipa A é o de haver imensa concorrência para as suas posições. Atendendo que o actual Benfica abdicou de jogar com um "10" declarado como o Aimar, e olhando para os jogadores que podem fazer as alas e a linha avançada, verificamos que Miguel Rosa vem atrás de jogadores como Salvio, Nico Gaitán, Nolito e Ola John, para não falar em Bruno César, Rodrigo, Lima e Cardozo. Para o meio-campo, se não fosse a preferência de Jesus em jogadores com determinadas características físicas, penso até que o Miguel Rosa deveria ser a primeira opção vinda da equipa B para a equipa principal. Espero que o departamento de futebol encarnado quando vender os extremos ou médios-ofensivos, antes de pensar sequer em equacionar a compra de um jogador para essas posições, saibam olhar para este "puto-maravilha". A meu ver, ele até já deveria estar na equipa A à pelo menos duas temporadas!


André Gomes e André Almeida têm a minha confiança para continuarem
a trabalhar e serem apostas cada vez mais vincadas para o meio-campo.

2 comentários:

  1. Temos bons jovens e portugueses para os tempos que estão a chegar. O Benfica vai ter que diminuir os investimentos (tal como TODA a Europa) e aí vamos dar cartas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Seismilhoesum,

      Só espero que tenhas razão e que os grupinhos de interesse que giram à volta do Benfica saibam ver que a médio e longo prazo poderão lucrar mais com esta política desportiva...

      Eliminar