21 novembro 2012

"Ola" Europa!


O Benfica conseguiu ontem assegurar pelo menos o acesso à Liga Europa. Mas, para além do regresso de Luisão aos grandes palcos, e das recuperações físicas de Garay, Enzo e Maxi, quem deu "show de bola" foi o holandês, nascido na Libéria, Ola John!



Muito trabalho tem vindo sendo desenvolvido sobre o Ola,
trabalho que começa a ser compensado com excelentes jogos.
O camisola 15 foi uma das grandes contratações deste defeso de verão. Foi um investimento de cerca de €9M, por um miúdo à altura com 19 anos. É verdade que o Ola é um talentoso jogador, e vê-se a olhos vistos que potencial futebolístico não lhe falta. Contudo, uma avaliação de €9M por um jogador que tinha apenas meia temporada de futebol profissional na 1ª divisão holandesa, achei (e continuo a achar!) muito puxado, sobretudo para a realidade nacional (o Salvio, 2 anos mais velho e bem mais experiente, custou-nos pouco mais que o Ola).

Como era de esperar, os seus primeiros jogos pelo Benfica não foram dos melhores. Muito trapalhão com a bola nos pés, muito desconcentrado do jogo, falta de entrosamento com os colegas, dificuldades com a língua, as realidades de um país diferente, a imaturidade própria da idade, a falta de experiência... enfim, são tudo factores que já antevia para a sua maior dificuldade de adaptação e por isso mesmo não entendia o porquê de tal avultado investimento num produto ainda em forma bruta. E, a falta de um lateral esquerdo de nível ainda era discutido, não só pelos adeptos, como também pelo próprio técnico encarnado...

Parceiros de crime, Cardozo tem sido dos mais beneficiados
com a presença de Ola John em campo. Em pouco mais de 3
jogos, pelo menos 2 assistências para golo foram do pé
direito do holandês, nascido na Libéria.
O que vale é que rapidamente a equipa técnica entendeu isso mesmo, pelo que tomou a decisão de formatar o jogador à realidade da equipa. E fê-lo trabalhando-o diariamente e ir aqui e ali, sobretudo em jogos particulares, dando-lhe tempo de jogo para seguir a sua evolução. Mais identificado com as ideias do treinador, mais entrosado com os restantes companheiros de equipa, Ola foi ganhando cada vez mais tempo de jogo e com isso confiança. Começou por conseguir arrancar umas boas jogadas no um contra um. Depois já conseguia ligar com os colegas, em especial com Cardozo. E, agora, já consegue encontrar uma quarta velocidade e eu digo que ele tem pelo menos mais umas duas mudanças por descobrir, tal é o seu poder de explosão. No entanto, falta trabalhar muito mais no aspecto táctico e defensivo, mas o trabalho está a ser feito e isso é muito positivo.

Não devemos é deixar de entender uma coisa: este trabalho só foi possível ser feito, porque o plantel encarnado é rico em opções, em particular para as faixas, como são Nico Gaitán, Nolito e até Bruno César. Se não tivéssemos estes jogadores que pelo menos assegurassem os "serviços mínimos", se calhar teríamos um início de temporada semelhante ao que tivemos em 2010-2011, ano em que formámos o Salvio em competição. Aliás, é engraçado verificar que o Salvio também só começou a "aparecer" em Novembro dessa temporada.

Sentido o apoio do público o seu nível exibicional vai crescer
muito mais e com isso mais conquistas desportivas para o clube.
Futuramente, espero que o Ola possa dar-nos muitas mais alegrias, sobretudo a nível desportivo com conquistas nacionais e europeias. É óbvio que este Ola é visto pela direcção e seu grupo de investidores como um "iogurte com prazo determinado" para sair. E, seguindo a lógica economicista vigente no futebol, prevejo uma valorização financeira muito sedutora, na mesma linha que do Witsel, se continuar a dar "show". Em termos desportivos, porque penso que Nolito e Nico Gaitán não devem ser desprezados e, porque considero que Salvio não tem neste momento um jogador que possa fazer pela vez dele quando estiver ausente, gostaria de ver o Ola a jogar sobre a ala direita, como médio-ala e extremo. Talvez aí descobrisse uma 5ª velocidade e se tornasse um rei das assistências.

Até lá que nos continue a brilhar com o seu sorriso contagiante após fazer diabruras sobre os adversários, passes milimétricos para a finalização do Cardozo ou até mesmo as suas concretizações felinas!

Neste momento, esta é a imagem de marca do Ola John.

2 comentários:

  1. O Mestre Jorge Jesus é um enorme treinador, não é? EXCELENTE! digo mesmo que é o melhor treinador português e um dos melhores do MUNDO ahahahah tenho muito orgulho em que ele seja treinador do meu clube e quero muito agradecer-lhe pelo trabalho feito até aqui. Agora imagino se ele estivesse numa equipa onde não precisasse de vender ativos todos os anos :) sabe mesmo muito de futebol, é MESTRE! se eu mandasse, renovava-lhe já o contrato para toda a vida e mais alguma ahahahahahah
    muito bem as referências feitas ao Mestre no Post, vemos logo que é gente que percebe de futebol :)
    Viva o Benfica!
    e pluribus unum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro antoniomaia,

      O Jesus também tem os seus defeitos e se reparar no teor dos meus artigos, perceberá que lhe faço muitas críticas (tenho o cuidado de serem sempre construtivas), que na minha óptica devam ser feitas.

      É óbvio que é o Jesus que treina e como tal terá maior sensibilidade para decidir o momento e as características de cada atleta, daí optar como faz. Mas, isto não significa que tudo o que ele faça ou diga seja lei.

      O futebol é muito engraçado, pois para vencer há várias formas e por isso muitas vezes num mesmo plantel facilmente encontram-se alternativas de sucesso que até podem passar por jogadores que jogam em posições distintas. Por exemplo: Antes tínhamos o Aimar, agora sem ele outros jogadores estão a aparecer, mas a vitória tem-nos sorrido sempre!

      Sobre o Ola, ele fez realmente um bom trabalho, mas ficarei sempre na dúvida se o Urreta não teria tido o mesmo desfecho se fosse aposta como o Ola tem sido...

      E sim! Viva o Glorioso!

      Eliminar