18 novembro 2012

Qual é o único jogador que esteve nestas 5 vitórias limpinhas?


Tem nome de goleador, mas é exactamente a defender dos "predadores de área" que lá está o número 33 do Benfica. É visto com enorme potencial pelo Jorge Jesus, embora meio mundo duvidasse dessa mesma visão. A verdade é que devidamente entrosado com a equipa é dos jogadores que mais aproveitou a subida à titularidade no Glorioso. Falo como é óbvio de Jardel, o central!



Embora sempre forte no jogo aéreo,
Jardel não estava ainda preparado
em 2010-2011 para o nível de exigência
do Benfica, conforme verificou-se no
malogrado jogo da segunda mão da
meia-final da taça de Portugal
frente ao Porto, em 2010-2011.
Antes do jogo em Moreira de Cónegos, tinha as minhas dúvidas que o Jardel seria a melhor opção para jogar ao lado de Luisão. Tinha razões para esse cepticismo, pois já os tinha visto em conjunto e ao vivo em 2010-2011 e ficara decepcionado com a química de ambos, frente a um Falcao e companhia... e logo em pleno Estádio da Luz.








Um dos melhores jogos do Jardel em
2010-2011, frente ao Sporting em
Alvalade. Mesmo com a cabeça
partida, continuou em campo e secou
com o Luisão o ataque leonino.
Nessa altura, Jardel já era titularíssimo dada a saída de David Luiz nesse Janeiro e do eclipsar de Sidnei. Mas, parecia faltar-lhe qualquer coisa. Parecia-lhe faltar algum nervo, alguma pro-actividade. O seu semblante demonstrava quase sempre um jogador algo amorfo em termos de reacção e muito passivo em campo.







Jardel também tem tendência para
aparecer em jogos grandes, como
foi o seu golo que fez o 2-1 na meia-
-final da liga Europa em 2010-2011
frente ao Sporting de Braga.
Olhando para o que faz hoje, estou certo que estava errado e muito provavelmente estaria ainda em período de adaptação. Jogar no Benfica é totalmente diferente de jogar no Olhanense. Jogar no lado esquerdo da defesa e ao lado do Luisão era totalmente diferente de jogar sobre o lado direito e com o Maurício ao seu lado e por aí adiante. São claramente duas realidades distintas e que fazem qualquer jogador ter o seu período de adaptação.




Do ponto de vista físico, Jardel nunca
enganou quanto à sua qualidade.
Faltava provar se tinha mentalidade
para um clube de topo como o Benfica.
É verdade que os grandes talentos futebolísticos, devido à sua qualidade técnica, táctica, física e, sobretudo, mental, não necessitam de tanto tempo de adaptação... mas esses jogadores são quase únicos e muito caros para a realidade encarnada. Jardel, em termos técnicos, tácticos e físicos era claramente um dos melhores centrais a actuar em Portugal na altura. Faltava saber se em termos de mentalidade tinha o necessário... A segunda metade da temporada de 2010-2011, veio confirmar-se que ainda não estava preparado... No entanto, também isso se pode trabalhar e foi o que aconteceu com a chegada do argentino Garay. Garay, acabou por dar o espaço e o tempo suficientes para Jardel poder ser trabalhado longe das luzes das câmaras e das canetas da imprensa. Não é à toa todo o trabalho específico que Jesus sempre procurou fazer sobre o Jardel.

Jesus tem sido um autêntico padrinho
do Jardel no Benfica, tal a aposta
quase pessoal que fez no brasileiro.
E verdade seja dita, o canarinho tem
começado a justificar essa aposta.
É também verdade que Jardel continua a ser um jogador de poucas palavras dentro de campo, pois não o vemos a gesticular ou verbalizar palavras como vemos por exemplo num Luisão. A meu ver, não é um comandante de sector. No entanto, já o deixámos de ver com o olhar perdido dentro de campo, a tentar perceber o que deveria fazer em cada momento. Isso é já uma enorme vitória tanto dele como daquele que sempre acreditou nele. É um claro exemplo de que por vezes é preciso um jogador ter um bom padrinho, no sentido de acreditar nele, ao ponto de o defender e fazê-lo crescer, para que possa alcançar o sucesso que o seu potencial vaticinava. Gostava era que o Jesus tivesse a mesma atenção para outros que lá estão...

Muito treino específico o camisola 33
recebeu ao longo destas temporadas
ao serviço dos encarnados. Jesus diz
que  Jardel é o central mais rápido
com 1.92m de altura do seu plantel.
Jardel melhorou imenso na assimilação da forma e postura que tem de ter em campo, numa equipa como o Benfica. Desde o início desta temporada que o seu jogo de antecipação tem ficado cada vez melhor, o que é revelador da sua melhoria ao nível da concentração de jogo, do seu posicionamento em campo e também do uso da sua velocidade. São cada vez mais raras as vezes que ele é apanhado na curva por um adversário. Não obstante, ainda há espaço para ele poder melhorar... O seu jogo de cabeça defensivo é irrepreensível, mas, ofensivamente tem ficado um pouco aquém... No entanto, também é bem verdade que a bola não tem sido devidamente bem servida nos lances de bola parada...

Imperial no jogo aéreo, só lhe falta ter
mais golos de situação de bola parada!
Actualmente, não vejo como o onze titular encarnado não possa ter o nome do Jardel incluído, tal é a qualidade que ele tem vindo a demonstrar nos últimos encontros. Ainda sexta-feira, até pensei por momentos que quem estava a jogar ao lado do Luisão era o Garay, vejam só! Eu acredito que não é só uma questão de um excelente momento de forma, mas sim o facto de já estar entrosado na realidade encarnada e com a série de jogos já feita a sua autoconfiança está no máximo. Por outro lado, tem demonstrado uma atitude à Benfica, que é sempre de louvar...

O que é certo é que nos últimos 5 encontros, o Benfica saiu vitorioso e sem conceder sequer um golo. Qual o denominador comum em todos esses encontros? Jardel, pois claro!

Próxima terça-feira quem será o parceiro de sector do Jardel?


PS: Na semana passada fiz uma sondagem sobre quem deveria ser o central ao lado do Garay, ao qual 66%  pretendiam manter a titularidade do Jardel e os restantes 33% o Luisão. Hoje quase que aposto que a sondagem deveria ser intitulada de: "Quem deverá ser o central a acompanhar o Jardel?" 

4 comentários:

  1. O jardel tem tendência para aparecer em jogos grandes? Por ter marcado um golo ao Braga e feito uma boa exibição em Alvalade? Que exagero Guerreiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Talvez possa até ser um exagero, mas a intenção que quis dar é que o Jardel, tem essa capacidade de aparecer nos jogos grandes com golos importantes. Um pouco à imagem do Luisão.

      Em 2010-2011 fez uma excelente exibição do ponto de vista defensivo, frente ao Sporting. Nessa mesma temporada, o camisola 33 fez o golo que nos deu vantagem nas meias-finais da Liga Europa frente ao Sporting de Braga, num jogo onde as coisas lá na frente não estavam a correr nada bem.

      Ou seja, ele é daqueles jogadores que tem essa capacidade de aparecer quando ninguém pensa que será ele a aparecer.

      Eu acho que isso é porreiro para o nosso Benfica.

      E, já agora, aproveito para perguntar, se o Anónimo acha que o Jardel deve deixar a titularidade com a recuperação de Garay e o cumprimento do castigo do Luisão?

      Eliminar
  2. Sinceramente não sei o que achar. Sinto-me mais seguro com o Luisão, e o Garay parece-me intocável. No entanto, e apesar de não gostar particularmente do Jardel, admito que esteve bem neste tempo e que poderá sentir-se injustiçado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Não sei se és o mesmo Anónimo do comentário acima, de qualquer forma, eu por acaso não me sinto seguro com a dupla Luisão e Garay. Acho-os demasiado parecidos em termos de quererem ser os patrões da defesa... Por outro lado, o Jardel está numa forma fenomenal e não merece ser colocado no banco com a facilidade que está acontecer.

      É certo que o capitão encarnado tem muito peso na equipa, mas em campo, até agora isso não se tem reflectido.

      Ah! E não achas que é coincidência a mais que no primeiro jogo que o Jardel não é titular após esta série de jogos em grande forma, o Benfica sofre golo na sua baliza?

      Eliminar