06 novembro 2012

Quem deverá substituir o Matic na quarta?


Jesus tem uma bela dor de cabeça para este jogo. Se por um lado é crucial vencer este encontro e se possível por uma margem elevada de golos (para haver vantagem no confronto directo), por outro, não vai poder contar com o seu único médio defensivo rotinado nessa posição, o sérvio Matic. Daí que a questão faz todo o sentido:

Quem deverá substituir o Matic frente ao Spartak de Moscovo?



Como um problema nunca vem só, a impossibilidade de poder contar com outros elementos experientes do meio-campo, como são Pablo Aimar e Carlos Martins, agravam a estratégia que Jesus queira vir a desenvolver. Por outro lado, Bruno César está em risco de suspensão na Liga dos Campeões se vir amanhã mais um amarelo, o que a adicionar as lesões prolongadas dos dois já mencionados, poderá dar novo "galo" na cabeça de Jesus. Por isso, penso que Jesus não tem outra hipótese que não ir buscar a sua solução à equipa B.

Jogadores como Sidnei, André Almeida, André Gomes, Leandro Pimenta e Miguel Rosa, são possíveis soluções para o Jesus poder utilizar no meio-campo. Contudo, confesso, que embora o Leandro Pimenta e o Miguel Rosa tenham perfil para jogar no meio-campo encarnado, aparentemente não são os preferidos pelo técnico principal encarnado. A lista da B reduz-se então aos três primeiros:
  • Sidnei: embora central, o brasileiro tem técnica suficiente para desempenhar as funções de um "trinco". Claramente não dará o factor extra no meio-campo caso a equipa necessite de um homem que crie mais de trás, mas poderá ser um pêndulo importante para a equipa. No entanto, não me parece, pelo jogo do passado domingo frente ao Sporting B, que esteja a passar um grande momento de forma...
  • André Almeida: na equipa B é um dos médios defensivos da equipa, mas na equipa principal tem sido utilizado pelo Jesus a lateral direito. Há muito que venho a pedir que o utilize no meio-campo na posição do Matic, já antevendo esta situação de necessidade... Agora a dúvida que persiste é saber se ele estará confortável e devidamente entrosado se chamado a jogar nesta posição.
  • André Gomes: na equipa B é o "8" da equipa que muitas vezes acaba por jogar como um "10". Tem estampa física para ser um médio muito completo, daí que o Jesus pense que o Gomes possa fazer as três posições no centro do meio-campo ("6", "8" e "10"). Será que poderá amanhã ser o "6" da equipa? Sinceramente, penso que não! Apesar de ter feito excelentes estreias na equipa A culminando com golos, falta-lhe ainda muito traquejo, calo e matreirice (porque também é necessária!) para poder desempenhar aquela posição. No entanto, para "8"... apenas tenho dúvidas se consegue jogar ao ritmo da Liga dos Campeões...

Existe porem outra possibilidade que Jesus poderá equacionar como médio mais defensivo, mas que devido às suas características físicas, não permitirá na teoria, o mesmo tipo de movimentos defensivos e ofensivos do "6". Estou-me a referir de Enzo Pérez. O argentino tem a garra e a dinâmica para poder desempenhar essas funções, mas em termos físicos, para impor no jogo aéreo, por exemplo, sairá a perder. Como é óbvio, isto poderá não constituir um problema se a estratégia defensiva e ofensiva for devidamente adaptada a ele nesta posição. Por exemplo, o Petit fez carreira como "6" de grande qualidade e nível, mas não era nenhum monstro no jogo de cabeça. Mas, será que Jesus teve tempo para preparar esta solução? E, se o Enzo desce para a posição "6", quem é que vai fazer a posição "8", com Martins e Aimar lesionados? O André Gomes tem sido testado e com relativo sucesso nessa posição, mas terá pernas para este nível competitivo?

São estas as questões que Jesus tem neste momento que responder. E vocês, qual seria a vossa resposta?

Em Moscovo, Jesus levou o seu "menino", o jovem André Gomes, à
conferência de imprensa que antecede os jogos da Liga dos Campeões.
Será este um sinal de que é este a sua aposta futura para o meio-campo,
ou apenas quis dar ênfase à sua primeira convocatória na europa, pela
equipa principal do Benfica?

1 comentário:

  1. Tou a ver tudo isto muito mal parado. Temos o meio campo todo f.... E sem miolo ja se sabe...

    ResponderEliminar