19 dezembro 2012

Outra vez a xuxar no dedo...


Tinha uma esperança que Miguel Vítor jogasse pelo menos para a taça da liga... não poderia estar mais enganado. Porque será que um dos mais talentosos defesas centrais "made in Benfica" não tem sequer lugar nesta competição e é preterido por jogadores como Sidnei, Fábio Cardoso e Ascues, isto para não falar no Jardel?

Lista de Natal...
Fiquei surpreendido com a lista de convocados da equipa de Jesus, que hoje defronta o Olhanense de Sérgio Conceição, equipa que o Benfica do técnico encarnado ainda não conseguiu vencer em terras algarvias. Se não, vejamos os 19 convocados:
  • Guarda-redes – Paulo Lopes e Mika; 
  • Defesas – André Almeida, Sidnei, João Cancelo, Carlos Ascues, Luisinho, Jardel, Luís Martins e Fábio Cardoso; 
  • Médios – Enzo Perez, Bruno César, Nicolás Gaitán, Salvio, André Gomes, Ola John e Nolito; 
  • Avançados – Rodrigo e Lima
As convocatórias de Jesus
continuam a serem muito discutíveis.
Pelo grau de dificuldade e historial do adversário, mas também porque as férias de natal estão aí à porta, recomendável usar uma equipa mesclada de titulares e de jovens jogadores. Podemos dizer que dos 19 convocados há uma intenção de misturar juventude com experiência. No entanto, um olhar mais atento, facilmente percebe que isso não acontece se analisarmos a convocatória por sectores. Enquanto no ataque e nas alas são todos mais ou menos titulares na equipa encarnada, na defesa apenas Jardel e Luisinho têm alguma rodagem como titulares. Por outro lado, o centro do meio-campo se considerarmos que André Almeida será solução para lá (o que duvido...), todas as outras soluções são mais ofensivas do que defensivas. É certo que o Jesus já tinha dado a entender que iria fazer poupanças em alguns titulares, tendo afirmado que «Para esses é bom poderem estar cinco ou seis dias sem competir. Não vão perder nada.» Pergunto é se não iremos perder algo... e, já agora, até parece que a nossa calendarização é tão sufocante como são a das principais ligas europeias, como a Inglesa e a Espanhola, por exemplo, para estarmos com estes discursos e tantos cuidados.

Maxi numa campanha encarnada de
Natal num hospital, deve ir passar o
Natal ao Uruguai.
Por exemplo, não entendo a não convocatória de Maxi Pereira, que é talvez o nosso único lateral direito ofensivo experiente o suficiente para jogar contra o Olhanense. Talvez Jesus queira ter premiado o uruguaio com mais uns dias para poder passar o Natal com a sua família... No entanto, não sei se a equipa sairá prejudicada. Primeiro, porque deverá adaptar o André Almeida a uma função que ele desenrasca, em especial se o Benfica joga mais defensivo, o que não será o caso. Por outro lado, a alternativa chama-se João Cancelo e embora o seu excelente potencial está demasiado verdinho para 90 minutos numa competição em que se perde um jogo, o risco de não se apurar é muito grande. Frente a um experiente extremo da primeira liga, poderá ter muitas dificuldades, pelo que o seu uso deveria ser durante os 30 minutos finais de um encontro com o resultado já feito, para ele ganhar algum calo.

Este ano o pai natal de Ascues
chama-se Jorge Jesus.
Por outro lado, olho para as estatísticas da equipa B, no que respeita a golos sofridos e não vejo o porquê convocar Carlos Ascues, Fábio Cardoso e até mesmo Luís Martins, com um Miguel Vítor no plantel da equipa A. Claramente, para estes jogadores Jesus é um autêntico pai natal!



De Pai Natal para uns a Scrooge para outros...
Portastes bem este ano Miguel Vítor?
J.J. diz que não...
Qual é o papel do Miguel Vítor neste Benfica se nem sequer serve para ser convocado para estes jogos? Servirá apenas para preencher os requisitos de números de formados pelo clube na Luz nas competições europeias? Se o camisola 27 está apto fisicamente para ir a jogo, porque é que Jesus embirra com ele e não o convoca?

Tens um excelente pé esquerdo?
Aumentaste a tua robustez física?
Pois, mas o Ascues parece ter algo
mais do que tu... será padrinhos?
Por falar em embirrações, porque é que Jesus não convoca Leandro Pimenta para o meio-campo defensivo, uma vez que até pela convocatória carece de gente para esse sector? Ou será que prefere um Carlos Ascues que tem tido exibições muito medíocres quando joga a médio-defensivo?

Pois é Miguel Rosa, nem tu, nem eu,
percebemos estas convocatórias...

E, já agora, se era para distribuir prendas, porque é que Jesus não deu uma a quem realmente merecia por tudo o que tem jogado este ano, ou seja, ao Miguel Rosa? Seria tão cruel deixar por exemplo o Ola John ou o Salvio de fora deste encontro e convocar o capitão da equipa B?

Para quando uma convocatória mais justa e a premiar o esforço?

5 comentários:

  1. Miguel Vitor já teve muitas oportunidades para demonstrar algum valor extra, confesso que nunca vi nada de especial, é capaz de ser uma boa 3a opção mas não tem altura sequer para ser defesa central.

    Acho bem apostar no Ascues que tem vindo a trabalhar para ter as suas oportunidades na A como outros da B.

    Óptima decisão de Jesus, bater no ceguinho é que não dá, Miguel Vitor e Jardel e Sidnei já tiveram muitas oportunidades para mostrar valor acrescentado, confesso que só vi uma ténue valorização no Jardel de resto é tudo para esquecer posso garantir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      O Beckenbauer tinha sensivelmente a altura do Miguel Vítor. O Fábio Canavarro tem menos 5cm que o português (1.78m). O mesmo sucede com o capitão do Barcelona Charles Puyol...

      E, poderia estar aqui a falar de outros tantos centrais de grande craveira que não têm sequer 1.85m de altura...

      E quanto a oportunidades, Jardel e Sidnei têm tido realmente várias. O Miguel Vítor só as tem tido a espaços. Querer compará-las não acho correcto nem válido.

      Eliminar
  2. "Não tem altura para ser central" - realmente a táctica do JJ tem funcionado; já conseguiu fazer uma lavagem cerebral a alguns adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que me perturba este tipo de estereótipos... sobretudo, quando vêm de treinadores batidos...

      Eliminar
  3. Salvo erro Miguel Victor encontra-se lesionado e só volta em 2013.

    ResponderEliminar