29 dezembro 2012

Um Aimar no sapatinho


Há quem tenha recebido essa revolução tecnológica de seu nome "Ai"phone, neste natal. Outros, talvez mais afortunados tiveram Amor... Quanto ao Benfica... teve um misto disto tudo: Aimar.

A boa nova deste natal
Para nós benfiquistas, e acredito que para a maioria dos adeptos do bom futebol, esta recuperação do astro argentino em período natalício é uma autêntica prenda de natal. Não é que o Benfica esteja a jogar mal, ou que temos sentido imensas dificuldades sem ele em campo. É sobretudo pela magia que ele transporta nos pés e o seu carisma que poderão fazer catapultar a nossa equipa para outros patamares.


Onde jogará o camisola 10?
Apesar desta grande notícia, a principal questão que se coloca ao Jesus é saber em que posição o Aimar irá jogar? Será na posição actual do Enzo? Ou será no lugar do Lima? Ou não será em nenhuma delas, porque o técnico encarnado vai reformular a táctica da equipa encarnada?

Aimar no meio-campo ao lado de Matic,
no actual 4-4-2 encarnado.
Se o camisola 10 jogar na posição de Enzo, poderemos perder um pouco em combatividade e estofo físico no meio-campo. Contudo, ganhamos não só maior capacidade de condução de bola, como o seu controlo. Enzo é um jogador formidável e é verdade que com o tempo só tem a melhorar naquela posição. Tempo esse que Aimar já possui, fruto de inúmeras experiências futebolísticas, mas não só. "El mago" oferece uma qualidade do controlo e condução do esférico, mas igualmente, na decisão das jogadas que mais nenhum meio-campista no Benfica, e diria mesmo, em Portugal, possui. Com ele a meio-campo, mais do sermos nós a ter alguém que consiga recuperar a bola e fazer pressão, são os nossos adversários a ter essa preocupação. Com Aimar, o nosso meio-campo terá maior controlo sobre os ritmos de jogo e isso é a maior arma, pois não se pode jogar sem ter bola, não é verdade?

Aimar como 2º avançado/trequartista, num
Benfica esquematizado numa espécie de 4-2-3-1.
No entanto, haverá adversários mais bem organizados e com outro tipo de artistas na zona do meio-campo, quer em qualidade, quer em número. Recordar que no actual esquema encarnado, jogamos em 4-4-2, mas os nossos alas são mais extremos que propriamente médios-interiores. Resulta disto que basicamente jogamos com dois médio-centro, um de cariz mais defensivo (Matic) e outro mais ofensivo (Enzo... e agora seria o Aimar). Face a esse perigo, a solução seria utilizar o Aimar como uma espécie de 2º avançado. Nada que o argentino já não tenha feito na sua carreira, inclusive no Benfica (tanto com o espanhol Quique Flores - quando jogava atrás do Suazo - como com Jesus). Pessoalmente, não aprecio quando o nosso "10" joga nessa posição, pois acaba muitas vezes engolido pelos médio-defensivo e centrais adversários. Contudo, também é verdade que isso resulta do facto do resto da equipa não estar bem entrosada, dando-me a sensação de que se houvesse uma aposta mais apoiada nessa espécie de 4-2-3-1, a equipa surtiria efeito. Ah! É fundamental que nesse esquema, Jesus não coloque "falsos" extremos, como tem feito, pois têm a tendência de afunilar o jogo do Benfica e com isso arrastar ainda mais adversários para a zona onde joga o nosso mago!

Na minha opinião, este é o melhor sistema para
o nosso camisola 10: o 4-1-2-1-2 assimétrico.
Há um esquema táctico que considero que seria perfeito para o Aimar e para o nosso melhor Benfica. Nesse esquema, o nosso "10" seria o verdadeiro artista da equipa, o seu estratega ofensivo. Teria a liberdade de movimentos necessária para que a sua veia criativa pudesse criar a seu belo prazer. Atrás de si, para além do guarda-redes (que jogasse como um líbero) e do quarteto defensivo (muito subido no terreno), jogaria o médio mais defensivo da equipa. O tal médio responsável pelas compensações. O tal médio que fosse uma espécie de guarda-costas do Aimar. Ao lado do argentino, um médio mais interior e um médio-ala/extremo puro ajudariam o "el mago" tanto nas manobras ofensivas, como na cobertura defensiva às laterais. À frente do argentino, estaria uma dupla atacante formada por um ponta-de-lança e um avançado móvel que fosse capaz de procurar as alas, como um extremo. Seria um sistema assimétrico, promovendo desequilíbrios naturais dadas as funções e características dos atletas em cada posição. Contudo, por incrível que pareça, seria um sistema nivelado, pois tanto pelas alas, como pelo centro do terreno haveria sempre jogadores disponíveis para dar comprimento e largura à equipa quer ofensivamente, quer defensivamente.


Em que posição colocariam o Aimar?
Na vossa opinião qual seria a melhor posição em campo do Aimar? Têm alguma outra ideia a nível táctica na qual acham que o argentino renderia melhor? Gostava de saber a vossa opinião.



PS: Já agora, para entendermos a importância que o Aimar tem no balneário encarnado, vejam só o que o holandês Ola John publicou no seu facebook:



2 comentários:

  1. Gostaria de propor uma parceria com o blog...
    http://aspapoilasdobiscaia.blogspot.pt/

    Aguardo resposta... saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Biscaia!

      Desde já fico contente e interessado por esse teu convite. Tens email para podermos trocar impressões?

      Saudações Benfiquistas!

      Eliminar