17 janeiro 2013

Académica - Benfica: O meu onze para hoje




Os convocados
Na realidade este seria o meu onze antes de saber a lista de convocados para o jogo desta noite em Coimbra, a contar para os quartos de final da emblemática taça de Portugal. Tendo como objectivo principal, o rumo ao Jamor (será que vai-se jogar lá?), Jorge Jesus convoca os seguintes atletas:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes; 
  • Defesas: André Almeida, Maxi Pereira, Melgarejo, Miguel Vítor, Luisão e Jardel;
  • Médios: Ola John, Enzo Perez, Bruno César, Urreta, Matic, Nicolás Gaitán, Salvio e Carlos Martins; 
  • Avançados: Cardozo, Kardec e Lima.
Destes 19 jogadores, apenas 18 poderão ir a jogo (11 em campo e mais 7 no banco de suplentes). Qual deles irá ficar na bancada? Penso que será o uruguaio Urreta, pois é de todos eles o que não tem praticamente ritmo de jogo esta temporada. Acho que o Jesus o convocou porque pretende que o uruguaio se entra no espírito da equipa. Por outro lado, a não convocatória de Nolito deixa-nos a pensar na sua eventual saída no mercado de Inverno.

Quem também não aparece na convocatória é Pablo Aimar. Segundo Jesus, na conferência de imprensa de ontem, o argentino está com dores nos gémeos. Com a hipótese de também ele sair já no mercado de inverno para o Dubai, talvez o encontro frente ao Porto tenha mesmo sido o último de águia ao peito... Mas, veremos!

Já agora, quem também está a contas com uma lesão é o Rodrigo. Dessa forma compreende-se a sua não convocatória, embora tenha pensado que ele teria recuperado.

O central argentino Garay é o único dos habituais titulares a ter direito a descanso esta quinta-feira, o que permite a convocatória de Miguel Vítor e a mais que provável titularidade de Luisão. Roderick que tinha sentado no banco frente ao Porto saiu da convocatória para este encontro, talvez porque o Miguel Vítor já esteja verdadeiramente recuperado.

Uma nota final para o André Gomes, que desde que Carlos Martins e Pablo Aimar recuperaram das suas lesões, perdeu espaço nas convocatórias de Jesus. Espero que ao menos vá jogando pela B, pois é um grande talento que necessita do seu espaço para poder afirmar-se.

Ah! E o Luisinho? Sinceramente não compreendo porque é que o Jesus não lhe dá mais hipóteses de jogar... os últimos encontros em que gostei da nossa ala esquerda, foi com ele a lateral. Acho que merecia jogar hoje.


Os titulares
Assim sendo, o onze que coloquei no rosto deste artigo deixa de fazer sentido. Para grandes males, grandes remédios. Como tal, eis então o meu onze reformulado para logo à noite:



Como podem ver pela figura acima a estratégia é a mesma: um 4-4-2 assimétrico que pode muito bem ser interpretado como um 4-1-3-2, não sendo muito diferente dos esquemas que Jesus tem apresentado esta temporada.

Artur depois da paupérrima exibição frente ao Porto (mas, também frente ao Estoril), tem de ficar no banco, por muito que defendam que se deve dar confiança. O guarda-redes brasileiro não tem propriamente a idade do Varela, pelo que deve entender que quando não se está muito bem e outro seu colega está melhor, deve-se optar pelo seu colega. Afinal de contas, não dizem que o Benfica não tem titulares? Pois bem, nada melhor que um jogo de taça para colocar o Paulo Lopes em campo e ver o que ele vale. Aliás, esta é uma das competições do guardião nacional.

Na defesa, coloquei o Luisão, não só para ganhar ritmo de jogo, mas como não coloquei Maxi a titular, penso que fará falta alguém com voz de comando naquele sector. Ao seu lado jogará o Jardel, mais na marcação ao ponta-de-lança dos estudantes. Como lateral direito coloquei o André Almeida, porque à sua frente irei colocar o holandês Ola John que será menos acutilante a defender. Por outro lado, depois da choradeira do Porto, calculo que Maxi Pereira seja alvo da arbitragem. É triste termos que fazer este tipo de opções devido a estes condicionalismos, mas é a realidade do futebol nacional. Contudo, à males que vêm por bem, pois o André poderá procurar espaços mais interiores, sendo quase um 3º, 4º ou 5º médio no meio-campo, libertando o Ola para funções meramente atacantes. Do lado contrário estará Melgarejo que será o lateral mais ofensivo.

No meio-campo, na ala direita está o já referenciado Ola John. Notar que o individualismo do Salvio no último encontro merece um reprimenda. Para além disso é preciso gerir bem o esforço físico dos atletas, daí esta opção. Na ala esquerda, coloquei o Gaitán porque está num excelente momento de forma e também porque penso que poderá dar alguma criatividade ao meio-campo, libertando a ala esquerda para o lateral esquerdo paraguaio. No centro, aparece o gigante Matic e o recém recuperado Carlos Martins. O primeiro jogará mais atrás enquanto o segundo terá como missão organizar mais o jogo, ou seja, uma espécie de Xavi. Para além disso, é preciso sabermos gerir a condição física de Enzo Pérez e dar minutos ao internacional português.

No ataque, uma dupla inédita. Provavelmente todos vós já sabem que eu gostaria de ver o Bruno César na posição de segundo avançado/"10" e esta noite seria uma oportunidade espectacular para isso acontecer. Sendo assim, coloquei-o nessa posição de apoio ao ponta-de-lança. Para este lugar, a minha escolha recaiu em Alan Kardec. Pensei em Cardozo, mas o fraco jogo frente ao Porto em que poucas bolas ganhou aos centrais azuis-e-brancos e também ao elevado desgaste físico que sofreu, levou-me a não o escolher como titular. Por outro lado, Lima também teve um péssimo jogo frente ao Porto e com o agravante de ter feito 3 jogos nos últimos 7 a 8 dias. Sendo assim, optei pelo brasileiro que ainda no último encontro para a taça da liga pareceu-me motivado e em boa forma física para surpreender as defesas adversárias. Notar que o Bruno César poderá até funcionar como mais um meio-campista e com isso criar maior superioridade nessa zona do terreno. De facto penso que é uma solução do tipo 2 em 1, pois tanto organiza jogo a meio-campo, como também faz o gosto ao pé lá na frente.


Os substitutos
Há uma substituição que faria em qualquer das situações de jogo: Maxi Pereira por Matic. Isso faria com que o André Almeida fosse ocupar a posição do Matic a meio-campo, ficando quase com um duplo pivot formado pelo jovem português e o Carlos Martins.

Artur convém ficar no banco, para uma eventualidade, não é verdade? Assim sendo, o seu lugar já está contabilizado.

Sobra-nos 5 lugares. Reservava mais um lugar para o Miguel Vítor, pois penso que merece ser utilizado caso haja possibilidade. I.e., se o Benfica estiver a ganhar confortavelmente, daria pelo menos uns 15 minutos de prova, até porque penso que Luisão pode não aguentar o jogo todo, ou até para o Jardel poder descansar um pouco.

Caso as coisas estejam complicadas é sempre bom ter no banco jogadores como Lima e Cardozo, mesmo que esteja ainda desiludidos com eles devido à exibição de domingo.

Ora o último lugar na dança das cadeiras será ou para Salvio ou para Urreta. Provavelmente a maioria de vós decidiria pelo argentino, mas eu por acaso nesta situação opto por ocupar o lugar com o uruguaio. É arriscado, mas o tipo está com fome de bola. Depois, é um jogador de equipa e que procura sempre a assistência para golo, um pouco à imagem do Ola John. Salvio necessita de repousar um pouco, para os jogos da próxima semana, assim como reflectir sobre a sua forma de jogar.



PS: Já votaram para a eleição do melhor jogador encarnado em 2012 para a posição 7, a de médio-ala/interior/extremo direito?

Sem comentários:

Enviar um comentário