31 janeiro 2013

Ao intervalo...


... desta meia-final da taça de Portugal, o Benfica vence o Paços de Ferreira, com dois golos destes dois senhores. É tempo para uma conversa de balneário...


Momento cómico em Paços de Ferreira...
"Jesus por J(amor) de Deus perde hoje"
O resultado não poderia ser-nos mais favorável, num terreno onde esta temporada apenas o Benfica ganhou. Os dois golos de Lima e de Ola John, já fizeram com que o jovem treinador Paulo Fonseca viesse a público com um discurso realista (embora as más línguas possam interpretar como de "deitar a toalha ao chão"...), pois «com este resultado, temos de ser realistas». No entanto, ele afirma que «não vamos deixar de acreditar». Como o Benfica já teve o triste exemplo de em 2010-2011, na meia-final frente ao Porto, em que os azuis-e-branco em plena Luz conseguem reverter a eliminatória com uma vitória 1-3 (3-3 no conjunto, mas com a vantagem para o Porto por ter marcado 3 golos fora do Dragão...), devemos encarar a 2ª parte desta eliminatória com muita atenção e não como "favas contadas". Para além disso, a equipa da capital do móvel está a fazer uma excelente temporada, estando em 4º lugar na liga e a apenas um ponto do Sporting de Braga e do acesso à eliminatória da Liga dos Campeões...

Continuação do momento de comédia...
"Deves!?"
Isso até poderá ser vantajoso para o Benfica, pois muito provavelmente os comandados de Paulo Fonseca não quererão deixar de agarrar essa oportunidade de atingir a Liga dos Campeões. De facto, até seria justo este clube, que é um exemplo de seriedade e rigor financeiro em Portugal, ter a hipótese de aceder a verbas europeias que o poderiam catapultar para outro nível de crescimento desportivo. Ainda para mais, quando já sabemos que não poderão contar com um dos seus melhores jogadores na segunda mão desta meia-final, o Vítor. De qualquer das formas, é entrar na "segunda-parte" como a não querer deixar dúvidas!

Algumas notas sobre a equipa encarnada neste encontro:
  • Pelo segundo jogo consecutivo, Jorge Jesus aposta num 4-2-3-1. Não acho mal, até porque tenho consciência que desde o encontro de Braga e este frente ao Paços de Ferreira, só deve ter dado para recuperar alguns jogadores do ponto de vista físico e um ou outro apontamento táctico devido ao adversário. Contudo, logo agora que venderam o Bruno César, um "10"?! Mais, será que é para se manter?
  • Olhando para o onze titular, jogámos praticamente com o melhor onze encarnado. Talvez só faltou o Maxi Pereira no lugar de André Almeida, e o Enzo Pérez no lugar do jovem André Gomes. E ainda, "talvez" o Cardozo no lugar do Lima.
  • O grito do guerreiro após mais um golo, o seu 9º em 8 jogos.
    Jogando em 4-2-3-1, será que Cardozo quando regressar vai
    ter o seu lugar no onze?
    A propósito do Lima e do Cardozo... com estas "janeiras" do brasileiro (9 golos em 8 jogos!) será que quando o Tacuara recuperar da lesão vai ter lugar na equipa? No habitual 4-4-2, penso que sim, mas e neste 4-2-3-1? Tenho as minhas dúvidas... Uma boa dor de cabeça para o Jorge Jesus, isso é certo!
  • É de salutar o regresso de "el mago" Aimar. Muito embora esteja apenas a "1/4" das suas capacidades, Jorge Jesus tem razão que ele só vai conseguir recuperar os outros 3/4 da forma, jogando com regularidade, para além dos treinos. Foram 3 meses, com uma ou outra aparição (vide o jogo frente ao Barcelona na Luz), sem o camisola 10. Aliás, penso mesmo que a sua lesão (e a de Carlos Martins), mas também a contratação de Lima, foram os principais responsáveis pela adopção do 4-4-2 que o Benfica tem-nos brindado nesta temporada. No entanto, este regresso de Aimar irá no mínimo trazer mais soluções ao Benfica, para além de aumentar a rotatividade com os homens de meio-campo. Aliás, penso mesmo que será o nosso maior reforço de inverno.
  • Por falar em "10", quem tem surpreendido pela positiva, cada vez mais nessa posição é o argentino Nico Gaitán. Será esta a posição em que ele rende mais? Eu penso que ele tem capacidade para render em todas as posições do meio-campo para a frente. Precisa é de estar bem articulado com um sistema de jogo que privilegie as suas características em cada uma dessas posições. No entanto, com a sua passagem para essa zona interior do campo, perdemos o nosso único extremo canhoto. Penso que poderá ser um problema a médio prazo, sobretudo quando joga Cardozo. É que se até agora, o Ola tem conseguido disfarçar essa lacuna, também é bem verdade que começa a ser conhecidas as suas formas de jogar... Há também Urreta, mas para a ala esquerda seria importante haver sempre pelo menos um canhoto de raiz... Com a chegada de um lateral esquerdo, será que poderá significar a subida de Melgarejo?
  • A propósito das alas, quem está a melhorar de jogo para jogo é Salvio. Um dos jogadores com mais minutos de jogo jogado esta temporada, no lado dos encarnados, o extremo argentino, que vinha à três jogos seguidos a marcar, foi influente e fundamental no primeiro golo do encontro, da autoria do brasileiro Lima. Mais uma assistência para o rei das assistências dos encarnados. Embora muitas vezes demasiado individualista, penso que tem melhorado nesse aspecto e noutro fundamental: no passe/cruzamento. É para continuar!
  • André Almeida e André Gomes são claramente dois jovens a manter e dar-lhes minutos de jogo. O primeiro, tem-me surpreendido pela positiva. Então se compararmos as suas exibições desta temporada com as da época passada, até pensamos como poderão ser o mesmo jogador. Almeida tem demonstrado uma excelente segurança a lateral direito. Tanto a defender como a atacar. Embora não seja um Dani Alves, a verdade é que mesmo em tarefas ofensivas tem pormenores de grande qualidade, como são os dribles. O problema está ainda ao nível do cruzamento, mas é algo que se pode melhorar. Já o André Gomes, embora tenha tido alguns problemas no encontro, pois já não jogava à uma série de semanas (nem para a B...), denota-se muita qualidade, sobretudo ao nível de passe. De retina e na primeira parte ficou um passe magnifico que isolou o Nico Gaitán em frente à baliza do Paços. Agora, também acho que as suas características físicas poderão render mais lá atrás. Pelo menos neste momento... é que para o André Gomes, adaptar-se à posição 6 poderá até ser muito importante para a sua carreira. São poucos os "6" a nível mundial com as características físicas e técnicas que ele tem. Depois, esta aprendizagem farão dele um jogador muito mais completo. Logo muito mais bem preparado e mais jogador.
  • O capitão Luisão também está cada vez mais em melhor forma e poderá ser mais outro grande reforço da equipa neste inverno. Com o Jardel em grande forma, um Garay imperial e o regresso do capitão, que ricas dores de cabeça tem o Jesus. No entanto, as precauções com o ombro do Garay e a "picada" na "pedreira" de Jardel, soaram o alarme para o técnico encarnado começar a dar mais minutos a outro central. Miguel Vítor, Roderick Miranda e Sidnei são as opções. A meu ver, o Miguel Vítor seria o mais indicado... vamos ver!
  • Um dos aspectos que mais me surpreendeu foi o Jesus não ter descansado muitos dos seus habituais titulares e de ter arriscado em alguns. Por exemplo, acho que jogar Garay foi um risco dadas as notícias da lesão no ombro, lesões essas sempre complicada. Contudo, ele é o treinador e é ele que está em comunicação permanente com os médicos e os próprios atletas. Não obstante, seria prudente, no futuro dar minutos a outro central, para além do Jardel, conforme mencionei atrás. Penso que neste encontro, também Paulo Lopes poderia ter jogado em vez do Artur, até porque a jogar com os pés, até acho que o português é melhor... seria uma forma de não deixá-lo sem competir durante muito tempo. Luisinho também deveria ter jogado, nem que seja alguns minutos. É que Melgarejo é um dos mais utilizados e dos que mais quilómetros corre durante os encontros... O mesmo diria para o Matic, o Salvio e o Lima. Mas, nenhum destes três saíram mais cedo do encontro. Espero que nos próximos encontros o Jesus possa gerir um pouco melhor esse aspecto. É que vamos ter um mês de Fevereiro recheado de jogos e mais do que ter estes jogadores cansados é depois termos jogadores no banco sem ritmo algum.
O regresso de Pablito vai ser muito importante para a equipa
melhorar a circulação de boa a meio-campo e também para
rodar a equipa. Um autêntico reforço de inverno!
  • É importante a equipa treinar vezes sem conta a circulação de bola a meio-campo. Continuamos a perder muitas bolas de forma infantil, ora com o recurso a jogadas individuais, ora a passar para um companheiro. É fundamental ensaiarmos a circulação de bola a um e dois toques, com ela a circular de um lado ao outro do campo (em toda a sua largura) com velocidade e precisão. É que só assim, iremos descobrir espaços onde depois os nossos jogadores mais dotados tecnicamente, poderão explorar tanto em velocidade, como num um-contra-um. Regra geral é fazer um pouco como o Barcelona faz. Temos os jogadores mais tecnicistas e talentosos com a bola nos pés em Portugal, não é verdade? Então que provem isso jogando dessa forma!
  • Muito se critica a calendarização destas meias-finais da taça de Portugal. Em parte têm razão, pois estar 77 dias à espera de jogar a segunda mão é qualquer coisa de anormal. No entanto, são poucos aqueles que tentam arranjar soluções. A meu ver, o mês de Dezembro continua a ser um mês "part-time" para o futebol nacional. E, penso que é por aí que devemos tentar arranjar espaço para mais uma jornada da 1ª liga ou para mais um dos jogos da fase de grupos da taça da liga. Esta é uma temática que gostaria de abordar futuramente...
  • Esperemos é que não hajam lesões de parte a parte para o segundo encontro e que já agora possamos seguir o padrão que temos seguido nesta taça de Portugal...
Sempre presentes, os adeptos do Benfica. Até ao Jamor!



PS: O padrão do Benfica nesta taça de Portugal:
  • 0-4 (Freamunde, 3ª eliminatória),
  • 0-2 (Moreirense, 4ª eliminatória),
  • 6-0 (desportivo das Aves, 1/8 final),
  • 0-4 (Académica, 1/4 final),
  • 0-2 (Paços de Ferreira, 1ª mão da 1/2 final),
  • ___ (Paços de Ferreira, 2ª mão 1/2 final).
 Completa o espaço em branco.


Sem comentários:

Enviar um comentário