24 janeiro 2013

O eleito para a posição 10 foi...


... o avançado móvel Lima!


De todas as votações para os melhores jogadores por posição em 2012, do Benfica, esta foi talvez a mais reunida. Dos 56 votos contabilizados, Lima arrecadou 27 (48% do total), enquanto o mago argentino Pablo Aimar, ficou-se pelos 23 votos (41%). Em terceiro lugar, com 3 votos (5%) ficou Rodrigo Moreno. Em quarto lugar, ficou o argentino Nico Gaitán com 2 votos (3%). Nélson Oliveira, ficou em quinto lugar com apenas 1 voto (1%) e Javier Saviola ficou em último lugar, sem qualquer voto.

A possível saída do astro argentino da Luz pode ter tido alguma influência nestas votações, aliada ao acérrimo desejo dos adeptos em vê-lo regressar aos relvados ao seu mais alto nível. No entanto, em 2012, a meu ver não esteve no seu melhor. Muito por causa dos problemas físicos que teve durante todo esse ano e que só agora começa a recuperar. Já Lima, depois de ter chegado à Luz com muita desconfiança por parte dos adeptos (afinal de contas pagou-se 4 M€ por um atleta de 29 anos e que estaria a meses de ficar livre para assinar por outro clube), o brasileiro começou a demonstrar trabalho desde logo, com muitos golos.

Pessoalmente, a minha escolha nesta votação recaiu para o jovem hispano-brasileiro Rodrigo Moreno. Acho que apesar daquela aquela lesão na Rússia, teve um excelente ano de 2012, tendo mesmo conseguido a titularidade na equipa. Para além disso, mais do que Aimar e Lima, acalento uma certa esperança de Rodrigo poder formar uma excelente dupla com Cardozo. O hispano-brasileiro é um avançado, mas neste ano de 2012 aprendeu muito jogando ao lado do Tacuara, o que tornou-o ainda mais completo. Tudo reunido levou-me a votar nele. No entanto, verdade seja dita, esta é talvez a posição menos consensual na equipa, pois é aquela que mais sentimos que faz falta um determinado jogador com perfil específico.

Relativamente a Lima, aprecio-o muito enquanto jogador. É um atleta que lutou muito para chegar onde chegou. É experiente e tem muita qualidade. Descrevendo-o como jogador, diria que é um avançado completo. É muito móvel e veloz, pelo que fez furor na maioria das equipas onde jogou, uma vez que sendo equipas predominantemente de contra-ataque, faziam bom uso das suas qualidades. Mas, isto não significa que seja um jogador de contra-ataque (como se pudéssemos distinguir os jogadores dessa forma...?!). É um goleador e tem sempre a baliza na cabeça. Por vezes faz-me lembrar um pouco o Luis Suárez, do Liverpool, pela mobilidade e velocidade. No entanto, falta-lhe aquela agressividade que o uruguaio tem com os defesas adversários.

Se por um lado, esse é um ponto que acho que o Lima poderia melhorar no seu jogo, por outro lado, penso que ele tem de adaptar-se melhor ao estilo de jogar do Benfica e do seu companheiro de ataque, o Cardozo. Só esporadicamente vê-se alguma ligação entre os dois. Mas, na maioria das vezes parece haver desconexão. Ora um desmarca-se para o lado oposto ao qual o passe do outro é enviado, ora vão os dois para a mesma zona de finalização,... enfim, muito trabalho que o Lima (e o Cardozo) têm de efectuar. De qualquer maneira, espero continuar a vê-lo marcar com a frequência que tem marcado e se for possível aumentá-la, que o faça!
 
Já agora, sabem como é reconhecido o Lima para a revista benfiquista "Mística"?
Exactamente o que vocês estão a pensar... O Guerreiro da Luz! Digam lá se não é de ficar orgulhoso?
 
Embora "O Guerreiro da Luz" só existe um, aqui o "je", fico muito orgulhoso
por ser o Lima a ter essa alcunha. Ainda por cima é o "10" de 2012...



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 11, a de médio-ala/interior/extremo esquerdo...

Sem comentários:

Enviar um comentário