18 janeiro 2013

O eleito para a posição 7 foi...


... o médio-ala/interior/extremo direito Salvio!


O talentoso argentino que actua no flanco direito do ataque encarnado, esta temporada de 2012-2013, foi eleito o preferido para a posição 7 do melhor onze encarnado de 2012, com a preferência de 50 dos 70 votos nesta eleição (representando 71%). O belga Axel Witsel ficou em segundo com 7 votos (10%). Recorde-se que o belga chegou a realizar alguns jogos nessa faixa na época passada. Da mesma forma, outro argentino, Enzo Pérez, já actuou nessa posição esta temporada e com sucesso. Talvez por isso, mereceu a confiança de alguns dos votantes, com 8% da votação (6 votos). Em quarto lugar, ficou o Nico Gaitán, com 3 votos (4%). Não deixa de ser curioso, pois trata-se de um esquerdino sobre o lado direito. Em quinto lugar, ficou o jogador que mais jogou nesta posição na época passada, o brasileiro Bruno César, tendo 2 votos (2%). Os mesmos votos que o holandês Ola John, que tem sido uma das estreias desta temporada. Sem qualquer voto ficou Carlos Martins, embora tenha realizado um ou outro jogo naquela posição, quando a equipa precisava.

Os adeptos escolheram um jogador predominantemente de ataque. Salvio era um segundo avançado/extremo na Argentina e foi com Jorge Jesus que desenvolveu trabalho táctico de nível para se ambientar ao estilo de jogo europeu. Na Luz foi-lhe dada uma posição definida, a de ala direito e muito aprendeu, não só a nível ofensivo, mas sobretudo a nível defensivo.

Pessoalmente, eu votei em Enzo Pérez, porque pensei mais num jogador que pudesse dar igualmente um importante contributo ao centro do meio-campo, como um médio-interior. Na realidade, talvez sejam as saudades de ter um "todo-o-terreno" como era o brasileiro Ramires, em 2009-2010, ou de Vítor Paneira na década de 90... Por outro lado, ainda noto no Salvio vestígios de avançado: continua a ser muito individualista e perde muitas vezes o momento de passe e cruzamento para os colegas. Uma questão, será que poderia ser um bom parceiro de ataque para o Cardozo?

Tecnicamente é um regalo e muito difícil de ser parado. Evoluiu imenso no que respeita às tarefas defensivas. Quando chegou à luz era como o Ola John neste momento: corria que nem um louco para atacar e descia a passo para a defesa. Hoje, já o vemos vir cá atrás a dobrar o Maxi.

A tendência é para melhorar e ficar cada vez mais especialista naquela posição. Contudo, eu gostava de saber o porquê ser dos médios-ala do nosso plantel um dos poucos (o outro é o Nolito) que só joga numa das faixa. Ou seja, gostava de vê-lo à esquerda só para tentar perceber até que ponto ele não poderia ser-nos útil naquele lado. É que o "Toto" tem um excelente drible e remate, o que até beneficiaria-o. De qualquer maneira, muito ainda tem de melhorar ao nível do já referido passe e cruzamento, mas também no jogo colectivo. Ainda combina pouco em triangulações com o avançado, médio e o lateral, e estes bem que fazem as movimentações para ele combinar...

Por vezes noto os seus níveis de ansiedade subirem se não marca um golo durante algum tempo, como tenho visto nos últimos jogos. Tem de ser mais paciente e entender que muitas vezes mais do que os seus golos, é mais importante as suas assistências. No entanto, que nunca perca essa vontade de fazer o gosto ao pé!



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 8, a de médio-centro mais ofensivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário