10 fevereiro 2013

Nacional - Benfica: O meu onze para hoje



Os convocados
Olhando para a seguinte lista de convocados de Jorge Jesus para o encontro deste final de tarde na Madeira, frente ao Nacional local, salta à vista três nomes que não viajaram com a equipa: Ola John, Carlos Martins e Pablo Aimar. Será que isto quer dizer que não iremos jogar em 4-2-3-1, como jogámos em Braga, mas sim no tradicional 4-4-2?

Jorge Jesus viajou com 20 jogadores para a Madeira. São eles:
  • Guarda-redes - Artur, Paulo Lopes e Miguel Santos;
  • Defesas - Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Luisinho e Melgarejo; 
  • Médios - Matic, André Almeida, André Gomes, Enzo Pérez, Salvio, Gaitán e Urreta; 
  • Avançados - Lima, Rodrigo, Cardozo e Kardec.
Outra questão é quem ficará de fora na bancada desta lista? É que apenas 18 jogadores poderão ir a jogo. O jovem guardião Miguel Santos será quase uma certeza. A minha outra aposta vai para o paraguaio Melgarejo, que teve problemas físicos a meio da semana na sua selecção. Contudo, parece-me imprescindível para o Jesus, ao ponto de o ter levado para a Madeira... veremos o que acontece.


O onze
O onze que escolhi, basicamente é o mesmo onze da semana passada. Apenas substitui o argentino Garay pelo brasileiro Jardel, no eixo defensivo, por uma questão de gestão de esforço. Não nos podemos esquecer que o camisola 24 encarnado, fez 90 minutos a meio da semana, no jogo da Argentina frente à Suécia.

Assim sendo, na baliza a titularidade é mantida pelo guardião brasileiro Artur. O quarteto defensivo é formado pela dupla Luisão e Jardel no eixo defensivo e por Maxi Pereira e Luisinho nas laterais. Mantenho estes dois, porque penso que se o Maxi é mais matreiro nestes encontros, conferindo uma maior rotação à ala, por outro lado, o Luisinho demonstrou na última semana que está em grande forma, apesar da paragem por lesão.

No meio-campo, Matic e Enzo controlam o centro do terreno. Já Salvio e Gaitán tomam conta das alas. Na frente de ataque, a dupla Lima e Rodrigo seria a que iniciaria neste jogo. Teriam como missão para além de envolverem-se no processo de construção de jogo ofensivo e de finalizarem as jogadas, o desgaste da defensiva adversária.


A táctica e a estratégia
Tacticamente, conforme podemos verificar, utilizaria um 4-4-2. Contudo, a dinâmica da equipa poderia transformá-lo num 4-2-4 ou até mesmo num 4-2-3-1, apenas com os jogadores dentro de campo.

Estrategicamente, devermos jogar com uma linha defensiva avançada no campo, procurando encurtar espaços e tempo para a equipa do Nacional poder organizar o seu jogo. Isto também tem outra benesse para a equipa encarnada: evitar desgaste físico a ter que percorrer grandes distâncias, pois na prática encurta-se o tamanho do campo. Para tal, será muito importante o Artur estar atento às bolas que aparecem nas nossas costas e deverá comportar-se como um líbero em várias ocasiões. O eixo defensivo também deverá estar atento. Neste caso Luisão, como patrão da defesa deverá ser ele a comandar a linha de fora-de-jogo. Como Jardel será o central de marcação, o capitão encarnado também deverá estar atento às dobras. Por isso mesmo coloquei-o numa posição um pouco mais recuado do que o Jardel na figura acima.

A dinâmica das alas será muito importante, mas será construída de forma diferente. Maxi Pereira e Salvio à direita, terão uma dinâmica diferente de Luisinho e Gaitán à esquerda. O uruguaio deverá ser um lateral mais defensivo e quando subir no terreno procurar os espaços interiores. Deverá ser uma espécie de guarda-costas ao extremo direito Salvio. Este deverá ser o principal desequilibrador na ala direita. Deverá procurar combinar quer com o Maxi, quer com o Matic ou o Enzo a meio-campo, quer com o Lima ou o Rodrigo no ataque, para conquistar a linha de fundo ou espaço para cruzar e assistir os companheiros de ataque. Na defesa, deverá procurar ajudar Maxi a fechar o seu flanco. Na ala esquerda, Gaitán deverá procurar várias vezes o centro do terreno, para ajudar nas tarefas de organização de jogo, mas também para libertar o flanco às subidas do lateral Luisinho, que funcionará como o lateral mais ofensivo da equipa neste encontro. Defensivamente, o argentino também deverá procurar descer no terreno para fechar o seu flanco.

No meio-campo, a dinâmica está bem cimentada entre Matic e Enzo. O sérvio é o jogador que procura descer mais, enquanto o argentino é aquele que procura romper pelo meio. Em posse de bola, deverão ficar praticamente ao lado um do outro, controlando a posse e ritmo de jogo, como também fazendo-o girar em largura.

O ataque é que teria dinâmicas diferentes das que vimos no último encontro no estádio da Luz. Em primeiro lugar, tenderia a colocar o Rodrigo mais descaído sobre a esquerda, procurando explorar essa faixa, nomeadamente o espaço criado pelo arrastar das marcações de Gaitán quando tendesse para o centro. Já Lima, sendo o avançado mais experiente seria o responsável pela ligação de jogo entre o meio-campo e ataque pelo corredor central. Seria assim a nossa principal referência no ataque. Ambos teriam que ser bastante dinâmicos e móveis dentro de campo. Em termos posicionais, não queria que ficassem em cunha com os centrais, mas sim atrair as marcações destes para criar espaços na defesa adversária.


O banco
No banco ficariam: Paulo Lopes, Garay, André Almeida, André Gomes, Urreta, Cardozo e Kardec.

O guardião português Paulo Lopes estaria de prevenção para uma eventualidade na baliza encarnada. Garay estaria no banco por uma questão de gestão de esforço e tendo em conta o próximo encontro frente ao Bayer Leverkusen a meio da próxima semana.

André Almeida ainda equacionei ser titular, também para fazer descansar o Maxi que jogou a meio desta semana. Optei pelo uruguaio, porque acho que dá outra alma e astúcia à nossa defesa e ataque. No entanto, seria um dos principais candidatos à saída neste encontro, entrando para o seu lugar este jovem português. Almeida também poderá ser solução para reforçar o meio-campo defensivo se Jesus assim o considerar. André Gomes, é outro dos nomes no banco que poderá reforçar e refrescar a qualquer altura, quaisquer das duas posições do centro do terreno. Também pensei nele como titular na posição do Matic, procurando deixar o sérvio fresquinho para o jogo da liga Europa. No entanto, André Gomes pouco treinou com o grupo esta semana (esteve ao serviço de Paulo Bento na selecção nacional), para além de que o objectivo principal encarnado é a 1ª liga e como é uma deslocação difícil, achei correcto levar o sérvio a jogo. O mesmo raciocínio poderia ter com a sua entrada para o lugar do Enzo.

O jovem Urreta seria a única opção do banco para refrescar as alas. Notar que tanto Lima e Rodrigo, poderão em último caso dar uma perninha nas alas se tal for necessário. No entanto, e olhando para os minutos de jogo de Salvio e de Urreta, penso que é importante utilizar o uruguaio para substituir o argentino numa altura avançada do encontro. O Urreta precisa de minutos de jogo para ganhar o respectivo ritmo e o seu espaço dentro das quatro linhas. Tenho a certeza que será uma agradável surpresa quando começar a jogar aquilo que sabe.

Como opções de ataque temos duas de peso: Cardozo e Kardec. O paraguaio regressou a meio da semana aos golos no particular frente ao Libolo. Deixaria-o no banco por uma questão estratégica, mas na segunda parte lançaria-o a jogo. Quanto a Kardec, só numa situação de procura do golo é que entraria em campo. Acho que com a recuperação do paraguaio o espaço deste brasileiro deverá ser entre a equipa principal e a equipa B, um pouco como tem acontecido com o Miguel Vítor na defesa.

As substituições
Lima e Salvio seriam dois dos jogadores que quereria substituir durante o encontro para gerir os respectivos esforços físicos. São dos jogadores com mais minutos esta temporada no Benfica e são dois importantes jogadores para a estratégia no jogo da liga Europa. Para as suas posições entrariam Cardozo e Urreta.

A terceira substituição iria ou para a lateral direita, dando descanso ao Maxi, ou para o centro do terreno dando descanso ao Matic. Para a lateral direita, faria entrar o André Almeida. Já para o centro do terreno seria o André Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário