22 novembro 2013

Jogadores Encarnados Seleccionáveis para o Mundial

Mika, Steven Vitória, André Almeida, Sílvio, André Gomes, Rúben Amorim, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, são os jogadores encarnados com valor para rumar ao mundial Brasil 2014 com a selecção nacional. Estes e mais dois... quem são eles?


Oito de ter de olho
Ao escrever o artigo quem vai? dei por mim a pensar nos jogadores encarnados com melhores condições para ir ao Brasil no próximo verão, mas também aqueles que poderão vir a ser chamados a médio prazo para a equipa A da selecção nacional. Com naturalidade, reduzi o número para os 8 nomes indicados e retratado acima. Mas quais as reais hipóteses destes 8 conseguirem atingir esse palco tão ambicionado pelos jogadores de cada nação?

A verdade é que dependerá das hipóteses que tiverem para jogar nos próximos 6 a 7 meses de competição. E, para isso muito dependerá o técnico encarnado, Jorge Jesus, mas também a política desportiva que o Benfica irá assumir no defeso de inverno - fala-se de possíveis saídas de jogadores importantes já em Janeiro, tais como Garay, Matic, Ola John e Rodrigo, por exemplo, o que criaria espaço para alguns dos mencionados acima aproveitarem. Vejamos então as hipóteses reais de cada um dos 8.

Mika: o guarda-redes, vice-campeão mundial de sub20 em 2011 na Colômbia e melhor guarda-redes dessa competição, desde que chegou ao Benfica, poucas ou nenhumas chances tem tido para jogar na equipa principal. Ainda hoje vi umas imagens do Oblak, agora com 20 anos, que está num grande momento de forma, e recordei o quanto o Mika também apresentava a mesma qualidade com a mesma idade do esloveno. Também recordei que no ano em que o Mika veio para a Luz, o Benfica foi buscar outros guarda-redes, como por exemplo o Artur e pensei na aposta que o Sporting fez em Rui Patrício e os dividendos que têm tido. É verdade que o Patrício "pia", mas também o Artur tem tido momentos na época para esquecer... e continua de pedra e cal na posição. Assim sendo, vejo o caso mal parado para o Mika se continuar na Luz. Um empréstimo seria o mais indicado, pois tenho a certeza que a jogar de forma contínua e a demonstrar aquilo que ele melhor sabe fazer, poderá ambicionar a um dos três lugares que Paulo Bento tem para guarda-redes. Só espero é que no final da época o Benfica não se ponha a contratar mais um guarda-redes...

Steven Vitória: o defesa central mudou-se do Estoril para o Benfica, não só para jogar num grande clube e ter uma vida mais desafogada em termos materiais, como também para aceder mais facilmente à selecção nacional. Aliás, o Vitória nunca escondeu essa ambição de vestir a camisola das quinas, conforme veio em entrevistas. E, cá para nós, um central com o perfil físico que o Steven possui, a sua capacidade técnica, a sua cultura táctica, e a sua capacidade no jogo aéreo defensivo e ofensivo (foi goleador no Estoril), só pode ambicionar voos mais altos. Neste momento, está algo estagnado no Benfica. Penso que com este início de temporada da defesa do Benfica, o central português já deveria ter tido uma oportunidade, ora a substituir o capitão Luisão, ora a substituir o internacional argentino Garay. Por falar no argentino, parece-me ter havido um balde de água fria no início da temporada, pois toda a gente estaria à espera da venda do central argentino. Agora volta-se a falar da sua saída em Dezembro/Janeiro. Se se concretizar poderá ser uma grande abertura para Steven Vitória entrar rapidamente no onze encarnado. Caso contrário, terá que acender uma velinha para Jorge Jesus o colocar em campo em vez da sua dupla de centrais preferida, Luisão e Garay. Em termos de selecção nacional, olhando para o Bruno Alves e o que tem jogado, acho que se o Steven jogar regularmente poderá retirar o lugar ao jogador do Fenerbarçe já no próximo mundial...

André Almeida: ao contrário dos outros dois anteriores, o lateral direito encarnado já ganhou o seu espaço no onze de Jorge Jesus e mais recentemente, conquistou também uma oportunidade na selecção nacional. À partida irá ao Brasil com Paulo Bento, pois tem jogado com assiduidade no Benfica e tem feito boas exibições. Contudo, por vezes ainda tem algumas falhas, como aquelas que assistimos na final da Taça de Portugal na época passada e mais recentemente no derby lisboeta na Luz. Quem poderá aproveitar algum deslize do André é o seu companheiro de equipa Sílvio, que pode fazer a posição.

Sílvio: o lateral direito e esquerdo formado pelo Benfica tem estado em grande forma, após um período complicado devido a lesão que obrigou-o a ser operado. Embora sendo destro, Sílvio é um jogador que se habituou facilmente a jogar como lateral esquerdo e que faz com muito bom nível. É aí que Jesus tem dado mais oportunidades neste momento. Se irá continuar a fazer carreira no Benfica nessa posição eu não sei, mas é o que mais se advinha, pois para a lateral direita, para além do já referido André Almeida, o Benfica tem o internacional uruguaio Maxi Pereira. Na selecção, pessoalmente prefiro ter um lateral esquerdo de raiz, ou seja, canhoto. Ainda para mais numa selecção com Ronaldo e os restantes habituais falsos extremos esquerdos, pois são todos destros, revelando uma tendência para movimentarem-se para o centro do terreno. Ora se o lateral for também destro, tenderá perto da área ir também para zonas interiores, criando nessa região um déficite de profundidade nesse flanco esquerdo. De qualquer das formas, Sílvio e até André Almeida poderão ganhar ambos os dois lugares que Paulo Bento tem à sua disposição para lateral direito ou o seleccionador pode preferir Sílvio como segunda opção para lateral esquerdo, em vez de Antunes, por exemplo.

André Gomes: com a contratação de Fejsa o espaço de André Gomes na equipa principal do Benfica diminuiu drasticamente. Não é à toa que jogado ultimamente na equipa B encarnada. Contudo, se o Benfica vender o Matic no mercado de inverno, conforme tem sido noticiado, com o interesse de clubes como o Real Madrid e os Manchesters City e United, por exemplo, então o jovem Benfiquista terá hipóteses de lutar pelo lugar da posição 6 na equipa. É verdade que o André Gomes pode jogar em posições mais andiantadas no terreno. Mas, na equipa principal do Benfica, com toda a concorrência que tem, penso que seria inteligente o jogador demonstrar abertura para jogar nessa posição 6. Aliás, olhando para o cenário da selecção nacional, essa posição também seria a que mais hipóteses o André Gomes teria. Outro caso que depende da política desportiva do Benfica e da decisão do treinador Jorge Jesus.

Rúben Amorim: o maior inimigo do Rúben no Benfica e na selecção será o seu historial clínico, a meu ver. O camisola 6 encarnado, é o que temos mais de perto de um Fàbregas ou de um Cabaye. É polivalente, é inteligente, tem técnica, tem cultura táctica e tem uma excelente tomada de decisão. Se Rúben Amorim recuperar fisica e clinicamente, e pôr-se a jogar aquilo que estava a jogar nas últimas semanas antes da lesão no derby, não só terá titularidade garantida no Benfica, como muito provavelmente será o 10 da selecção nacional no mundial. Uma coisa é certa, já conquistou com trabalho o Jorge Jesus.

Bernardo Silva: por falar em números 10, na equipa B do Benfica e na selecção sub21 há um miúdo que anda a jogar muito. Ele é o Bernardo Silva! Canhoto, com todo aquele talento e jogando naquela posição, conheço poucos ou nenhum. Estou desejoso para que o Jesus aposte nele na equipa principal. Por exemplo, poderia enquadrar-se na equipa do Benfica ou como 10 atrás do ponta-de-lança ou numa das alas a derivar para o centro. Com um Sulejmani algo de cristal em termos físicos/clínicos, Bernardo Silva poderá chegar à equipa principal do Benfica mais cedo do que se poderia pensar. Penso que se assim for, Paulo Bento e Portugal irão agradecer, pois o jogador vai crescer exponencialmente e assim poderá ambicionar uma ida ao mundial, como benjamim da equipa nacional.

Ivan Cavaleiro: na equipa B do Benfica e na selecção sub21 é uma espécie de Ronaldo da equipa, pela posição que ocupa e pela forma como consegue chegar às zonas de finalização. Contudo, na equipa principal do Benfica, Jorge Jesus tem-no utilizado mais agarrado à faixa, incutindo-lhe outras dinâmicas de médio-ala. A meu ver, Jesus está a proceder bem, pois os extremos de formação muitas vezes têm pouquíssimas preocupações defensivas e até de construção de jogo. Aliás, esse é o grande problema com jogadores como o Bruma, o Varela e o Licá. Se o Ivan mantiver o lugar no onze do Benfica e souber aprender com Jesus, melhorando vários capítulos do seu futebol, poderá muito bem ter uma hipótese com Paulo Bento ainda para este mundial.

Resumindo, destes 8 jogadores mencionados, penso que sensivelmente 4/5 terão reais hipóteses de ir ao mundial no Brasil: Steven Vitória, André Almeida, Sílvio, Rúben Amorim e Bernardo Silva ou Ivan Cavaleiro. De qualquer das maneiras, os restantes 3/4 jogadores poderão a médio prazo envergar de forma continua a camisola das quinas. São eles o Mika, o André Gomes, o Bernardo Silva e o Ivan Cavaleiro. Estes últimos três estiveram em grande evidência no último encontro da selecção de sub21 frente a Israel, conforme podem ver de seguida:



Olhos nestes dois
São eles o Carlos Martins e o emprestado Nélson Oliveira. Ambos pertencem ainda aos quadros do Benfica, por isso não podemos descartá-los. É verdade que no caso do Carlos Martins as coisas parecem estar um tanto ao quanto turvas cá para fora. Por exemplo, não sei se ele tem treinado com a equipa principal ou se com a equipa B, ou ainda sozinho. E se está a treinar sózinho, porque o está a fazer. Será que está castigado? Se sim, qual o motivo? Depois há a questão deste jogador representar um activo para a SAD encarnada, pelo que merece que seja rentabilizado. Logo não será parado que se irá valorizar. O mesmo poderia falar de Yannick Djaló, que parece estar na mesma situação. Contudo, trago o Carlos Martins porque já foi opção para Paulo Bento nesta fase de apuramento para o mundial de 2014 no Brasil.

O único conselho que poderei dar ao atleta encarnado é encontrar um clube onde possa fazer o que melhor ele sabe fazer: jogar futebol. Seja como emprestado ou como contratação, Carlos Martins pode e deve ambicionar a muito mais. Um jogador com a sua experiência, o seu remate a meia-distância, as bolas paradas,... são tudo "handicaps" favoráveis que possui para uma possível convocatória de Paulo Bento. Ao fim e ao cabo, é tentar seguir a mesma via que Nélson Oliveira.

O jovem avançado das escolas do Benfica, conseguiu impôr-se no futebol francês e é hoje um dos goleadores desse campeonato. Sem muito espaço e oportunidades na Luz, tomou a decisão certa de procurar a aventura de outros campeonatos. Primeiro em Espanha, ao serviço do Deportivo da Coruña, onde criou laços com o actual treinador, que o quis levar para os franceses do Rennes. Uma aposta pessoal que está a dar frutos, mas que deveria servir de reflexão para a equipa técnica encarnada e para todo o departamento de futebol, nomeadamente quem tem o pelouro da política desportiva do clube da Luz. Notar que Nélson Oliveira saiu da Luz, porque não tinha muito espaço com Cardozo, Lima e Rodrigo, sobretudo este último. Contudo, dois anos passaram e o Rodrigo ainda poucas hipóteses teve de se fixar e o Benfica já foi contratar mais um jovem avançado, o argentino Funes Mori. Assim, quando é que o Nélson Oliveira poderá ser aposta?

Em suma, Carlos Martins e Nélson Oliveira são dois exemplos do quanto o departamento de futebol do Benfica precisa de aprender com o intuito de não desperdiçar talentos.
Dois casos distintos, de dois jogadores do Benfica com grande qualidade para
representarem a selecção nacional e que têm tido dificuldade em encontrar espaço na Luz.


P.S.: E agora lembrei-me do Yannick Djaló. Para onde irá caminhar a sua carreira? Outrora visto como um jogador de enorme potencial, agora anda perdido no Benfica... que destino dar-lhe? Haverá possibilidade de reabilitá-lo para o futebol?

4 comentários:

  1. "lateral esquerdo de raíz" é sem acento no i!
    "Se o Ivan manter o lugar" é mantiver!
    "sózinho" é sem acento tb!
    ""handicaps" favoráveis"? Não são handicaps, são vantagens, handicap por exemplo no golfe, é uma compensação dada para equilibrar um jogador mais fraco.
    Iliteracia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tim,

      Agradeço-te as correcções, pois escrevi o artigo ontem à noitinha e nem sequer fiz uma revisão (mal, pois deveria ter feito)!

      Quanto aos "handicaps"... O termo handicap é um termo inglês que significa vantagem ou desvantagem, ou o ato de dar vantagem ou desvantagem. Pode também significar obstáculo, ou incapacidade. Daí essa tua confusão.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Handicap

      Gralhas e alguns erros ortográficos toda a gente é capaz de efectuar, especialmente em artigos e textos com mais de 5000 caracteres... Antes de criticar e entrar no "bota-abaixo" tradicional devemos colocarmos na posição dos outros. Normalmente quem está sempre a criticar é quem pouco ou nada faz.

      Já não é a primeira vez que vens ao meu espaço e pura e simplesmente tentas mardar a farpa "iliteracia". Muito provavelmente o texto que escrevi sobre o assunto te tocou. No entanto, ficas desde já avisado que o próximo comentário "engraçadinho" será pura e simplesmente apagado.

      Mais uma vez lamento não se comentar os temas que lanço no artigo, pois esse é o principal objectivo (embora se o texto tiver gralhas gosto que os leitores possam dar a sua opinião e fazer as correcções necessárias). Agora atitudes de "engraçadinho" não serão mais toleradas.

      Fica o aviso!

      Eliminar
    2. Ah! Mais uma coisa, obrigadinha por não dizeres nada sobre se o video estava ou não a funcionar... mas, deixa estar que já o coloquei a trabalhar bem aqui no artigo!

      Eliminar
  2. Como é que te esqueces-te do cancelo?

    ResponderEliminar