17 fevereiro 2014

Amorim aceita desafio!


Resta saber se o Jesus aceita o desafio de fazê-lo titular?!


Ontem frente ao Paços de Ferreira, Rúben Amorim esteve no melhor do Benfica. Aliás, foi o MVP do jogo, tal a forma como soube conduzir a sua equipa à vitória.

Primeiro, a fazer de Enzo Pérez no primeiro golo encarnado, ao fintar um adversário e ir cruzar para a cabeça do argentino Garay:



Depois, a disputar um lance com o adversário na posição "6" - aquela que defendo ele jogar lá... a titular... ouviste Jesus?! - mostrando toda a sua garra e a lançar o contra-ataque como um Steven Gerrard, conforme eu tinha dito noutro artigo:


Do que é que está à espera o Jesus de colocar o Amorim a titular? O Benfica agradece, pois melhora a qualidade de jogo. Os Benfiquistas agradecem, porque vemos um de nós em campo. O Paulo Bento agradece, pois fica com mais uma opção bem válida para o Brasil. Portugal agradece, pois acredito com a forma como o Rúben está a jogar e a qualidade que ele empresta no que faz, estaremos sempre mais perto do bom futebol e da vitória.

Será que o Rúben irá manter a titularidade frente ao PAOK?

8 comentários:

  1. Concordo que o Rúben Amorim seja titular em jogos contra adversário mais fracos, pois provavelmente não será necessário um jogador tão defensivo como o Fejsa, no entanto fica a incógnita de como seria contra equipas mais fortes com Amorim e Enzo... não sei, teria de os ver a jogar juntos para ter uma opinião, pois penso que muita da liberdade de Enzo estaria em causa se Amorim fosse o médio mais defensivo.
    Entretanto para jogos como o de Barcelos ou o de Paços de Ferreira, concordo plenamente contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Biscai@!

      É verdade! Mas, acho que era um risco que gostaria de assistir e assumir. Não poderia era ser uma experiência de apenas um jogo, mas sim numa série de jogos.

      Há dois factores que eu penso que poderão dar alguma segurança nessa possibilidade de utilização do Rúben e do Enzo na mesma equipa.

      O primeiro é que acho que as funções poderiam ser partilhadas. Ou seja, ora ficava um na posição "6", ora ficava o outro... à vez. E isso poderia ser benéfico para a gestão física, tanto de um como do outro.

      O segundo factor, é que não sei se já reparaste, mas nos jogos das taças (da Liga e de Portugal), quem tem ficado com a posição do Fejsa é o Rúben Amorim. E, mesmo jogando naquela posição, quase de cadeira, tem sido dos melhores na equipa. Ou seja, a posição e as funções não lhe são completamente desconhecidas. Se bem que ele no campeonato e na liga dos campeões jogue já mais à frente, ou na posição do Enzo (a "8") ou na posição atrás do avançado (a "10").

      Por fim, acho que o Jesus deve fazer estas experiências nos jogos teoricamente mais fáceis como referiste. Sobretudo na Luz, onde o Benfica joga mais sobre o meio-campo adversário.

      Outro pormenor que poderá ser importante é na gestão dos jogadores. O Jesus precisa de pelo menos 3 jogadores para ir rodar naquelas duas posições. Neste momento são: Fejsa, Enzo e Amorim. O Amorim, pelo que já escrevi é o que é capaz de fazer as duas posições. O Enzo também, mas é o que tem feito menos. O Fejsa só faz aquela posição de "6".

      Já agora, e porque o André Gomes pode muito bem ser o 4º homem no meio-campo, seria muito importante este ter mais do que 1 ou 2 minutos no final do jogo...

      Que dupla meterias frente ao PAOK?
      a) Enzo e Fejsa?
      b) Enzo e Amorim?
      c) Amorim e Fejsa?

      Eu estou indeciso entre apostar já no b) Enzo e Amorim e na a) Enzo e Fejsa. Para mim, a hipótese b) teria lógica do ponto de vista da gestão física (os 3 ficariam no final desta última semana de trabalho com o mesmo número de minutos jogados). Contudo, a hipótese a) é a que tem mais lógica do ponto de vista táctico e estratégico, pois vamos jogar lá fora e se quisermos seguir em frente precisamos de jogar com o meio-campo mais rotinado... Não acredito na hipótese c) porque isso seria deixar o Enzo dois jogos fora da equipa, depois do que fez no derby...

      Eliminar
  2. E quem saia da equipa? Fejsa? Claro que não!

    Contra o Paok vão jogar os três: Fejsa, Enzo e Amorim. Vão ver.

    Quinta:

    Oblak, Maxi, Luisão, Jardel, Silvio
    Fejsa, Amorim, Ruben
    Sulejmani, Lima, Gaitan

    Gaitan não joga com o Guimarães, Maxi também não, podendo descansar. Silvio vai jogar para ganhar ritmo. Rodrigo entra na segunda parte. E Garay vai também descansar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o Jesus também pode mudar a estrutura e o sistema de jogo, colocando o Amorim tal como fez frente ao Olimpiacos na Grécia. Nesse caso, é bem provável que joguem os três. Bem visto anónimo!

      Contudo, será que terá tempo para trabalhar isso? Ou seja, só terá no máximo 3 dias, um para recuperação (hoje) e outro para viagens e adaptação (4ª feira), sobrando um dia para treinos (3ª feira)... Mas, também o Jesus já disse que a prioridade é o campeonato... estou muito curioso em saber com que equipa vamos jogar e como ele está a planear o jogo.

      Gostei do teu onze... mas, o Jesus se quiser poupar mais gente ali no meio-campo e ataque também poderá fazê-lo. Djuricic, André Gomes são dois jogadores que andam a reclamar mais minutos em campo. O suficiente para jogarem de início?

      Tendo em conta o 4-2-3-1 que apresentas, talvez apostasse no seguinte onze:

      - Guarda-redes: Oblak
      - Defesa: Maxi, Luisão, Jardel e Sílvio (gostei da tua ideia)
      - Meio-campo: Amorim, Enzo, Djuricic, Sulejmani e Gaitán (fazia descansar o Fejsa)
      - Ataque: Rodrigo (fazia descansar o Lima)

      Possíveis substituições: Fejsa, André Gomes, Markovic e Lima. E, ainda sobrava o Ivan Cavaleiro... Realmente o que não nos falta é qualidade!

      Penso que neste momento é fundamental o Jesus criar outras opções sem comprometer os resultados. Pois, o mês de Março e Abril serão muito exigentes e é onde tudo se irá decidir, tal como aconteceu na época passada.

      P.S.: porque não participas sem o "anónimo"?

      Eliminar
  3. No próximo jogo Amorim deve voltar ao banco . Jesus dá muita importância à estatura dos jogadores e Fejsa tem a vantagem de ser mais alto e mais forte no jogo aéreo . Por outro lado o Enzo é melhor jogador que o Rúben e em condições normais será sempre titular . O que me parece é que uma equipa são mais do que 11 jogadores e titular ou suplente utilizado o Rúben não é menos importante do que qualquer dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JV,

      Acredito que esse argumento da estatura poderá prender para o Jesus, mas para mim isso não convence de todo. Estamos a falar de uma diferença de 6 cm - 1.84 m de Fejsa face o 1.78 m do Amorim. Se estivéssemos a falar de um Amorim para um Matic (1.95 m) ainda poderia entender...

      E isso do Enzo ser melhor jogador que o Rúben tem muito que se lhe diga, apesar de gostar imenso do Enzo. É que se eu for a ver o nível exibicional e colectivo da equipa, neste momento é ela por ela.

      E, sim, uma equipa como o Benfica não pode ter apenas um 11. Aliás, cada vez mais é importante o Jesus ir rodando a equipa para criar alternativas ao onze.

      Agora, isto não invalida de dizer que o melhor onze do Benfica tem de ter o seu camisola "6".

      ;)

      Eliminar
  4. Para mim a questão da estatura também não é determinante . E mesmo uma equipa baixa pode ser forte no jogo aéreo como o Barcelona já provou . Apesar de tudo e mesmo reconhecendo que há diversas formas de agressividade e que também a Matic , no início , se faziam criticas
    ( justas ) de falta de intensidade parece-me que neste momento esse é mesmo um dado que é desfavorável a Amorim. E também me parece que ele prefere jogar na posição "8" e aí parece-me que Enzo consegue dar ao jogo coisas que o Rúben nunca mostrou . Mas aqui é mesmo uma questão subjectiva . Abraço .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do preferir jogar tem muito que se lhe diga... acredito que ele neste momento quer é jogar, seja onde for!

      E, quanto ao Enzo consegue dar coisas ao jogo que o Rúben nunca mostrou... não vou muito por aí JV, até porque apesar de em estilos diferentes já vi ambos a fazerem coisas parecidas.

      Ainda ontem, o Rúben agarrou na bola passou dois defesas junto à linha e centrou para a cabeça do Garay, numa arrancada típica à Enzo (ou melhor à Amorim ;P). Eu acho é que são estilos diferentes de fazer as coisas. Porque quando vou aos números vejo coisas muito similares.

      Conheces o provérbio: "Mais vale cair em graça do que ser engraçado"? Pois bem, acho que ele se aplica a muitas coisas no mundo do futebol, então em preferencialismos de jogadores é quase regra. Daí a tal questão subjectiva que falas...

      ;)

      P.S.: Com que então já pensaste em utilizar o Amorim como central, não é? Tens de falar-me mais sobre essa tua ideia... eu já pensei em utilizar o Matic numa dupla com o Garay ou com o Luisão (embora preferisse com o argentino), de forma a podermos jogar com uma linha defensiva bem subida no terreno, um pouco à imagem da defesa do Barcelona de Guardiola... Olha, poderás compreender melhor esta minha ideia, no seguinte artigo, que escrevi há já 2 anos atrás (como o tempo voa!), aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2012/02/como-jogar-contra-equipas-fechadas-nos.html

      (Acho que vais-te recordar desse jogo... ;D)

      Eliminar