10 agosto 2014

O 4-2-4 de Jesus - Parte 2


Versão 2014-2015


Ontem foi apresentado, em linhas gerais, um pouco do que Jorge Jesus pretende neste Benfica versão 2014-2015, em termos tácticos. Hoje, irei escrever sobre o que isso implica em termos de funções de cada posição e o perfil de jogador para cada uma delas. Com base nesse perfil futebolístico, tentaremos perceber algumas das opções que Jorge Jesus tem efectuado e, inclusive, antever que tipo de jogador estará o técnico à procura para reforçar a equipa.

Antes de continuar, quero realçar ao leitor para a figura de rosto deste artigo. Ela retrata o actual plantel encarnado com os jogadores por posição na estratégia e sistema de jogo do Benfica desta temporada. Saliento para a seguinte nomenclatura:
  • Nome: significa que o jogador deverá sair neste defeso ou futuramente.
  • Sobescrito P: Jogador Português.
  • Sobescrito F: Jogador Formado no Benfica.
  • Sobescrito B: Jogador que deverá jogar também na equipa B encarnada.
  • Sobescrito L: Jogador acutalmente Lesionado.
  • Sobestrito ?: Jogador com futuro incerto, i.e., poderá sair neste defeso a título definitivo ou por empréstimo.

As posições

#1 Guarda-Redes:
Tendo em conta que esta temporada Jesus pretende adoptar uma linha defensiva bem subida no terreno e que para tal precisa de ter um guarda-redes capaz de jogar como um verdadeiro libero, e se adicionarmos as paupérrimas exibições de Artur nos últimos jogos, estou certo que este será dispensado ou vendido até ao final de Agosto.
Neste momento, o melhor guarda-redes que o Benfica possui para este tipo de tarefas é o veterano Paulo Lopes, pois possui um excelente jogo de pés e um óptimo tempo de saída da baliza.
Bruno Varela deverá ser o terceiro guardião da equipa e o principal da equipa B. Penso que terá oportunidades para ir jogando na equipa principal, sempre que for necessário e em especial nos jogos da taça e da taça da liga portuguesas.
Entre a insegurança de Artur, a inexperiência de Varela e a experiência de Lopes, residirá a necessidade de contratar um guarda-redes que seja opção para a titularidade. Este terá que ser muito seguro entre os postes e nas saídas a cruzamentos, mas igualmente muito forte com a bolas nos pés e no controlo da profundidade da defesa. Se possível, ser relativamente novo - mas com experiência competitiva para assumir a posição no Benfica - para que possa permitir um encaixe financeiro num futuro negócio. 
 
#2 Lateral Direito:
Esta temporada, as funções do lateral direito da equipa encarnada deverão ser mais de assegurar o apoio defensivo e o controlo de zonas interiores do que propriamente a projecção ofensiva pelo flanco.
Por isso mesmo, o experiente Maxi Pereira deverá ser o titular. Este é um jogador que embora saiba subir no terreno pelo seu flanco, tem a tendência para fugir para o interior, procurando movimentos de penetração ou até mesmo o jogo interior. Sendo muito forte do ponto de vista defensivo, deverá ser o habitual titular daquela posição... pelo menos até a recuperação de Sílvio.
O polivalente (pode jogar também como lateral esquerdo) internacional português, é quanto a mim o melhor defesa lateral da equipa. Sobretudo, a nível defensivo. Contudo, a sua lesão na perna - após choque com o capitão Luisão no final da época passada - não lhe permite começar a época como opção para Jorge Jesus. Não obstante, tenho a certeza que quando recuperar será aposta.
Até lá, Jorge Jesus terá que inventar uma solução para colmatar esta baixa e para precaver alguma situação que possa suceder a Maxi. Desta forma, entendi a aposta no brasileiro Luis Filipe e no jovem "canterado" João Cancelo. O primeiro, claramente não tem a qualidade para jogar de águia ao peito. Já o segundo, parecia que iria agarrar o lugar, mas aparentemente a direcção já tem outros planos para o jovem... planos esses que não passam pela Luz no curto e médio prazo, infelizmente. O ideal seria manter o Cancelo pelo menos até Janeiro...
Assim sendo, caberá ao técnico português optar pela solução André Almeida, na eventualidade de Maxi não poder jogar e enquanto o Sílvio não recuperar. Esta solução de recurso acaba por fragilizar outra posição, a de médio-defensivo, conforme iremos verificar mais adiante.

#3 Defesa Central:
Esta é a posição do último defesa da equipa, da referência defensiva da equipa,... do comandante da linha defensiva. O jogador que ocupa esta posição, para além de ser um líder, tem de saber interpretar bem o controlo da profundidade defensiva e das compensações defensivas com os colegas.
A imagem do perfil do jogador para esta posição é a de Luisão. O capitão encarnado enquadra bem o perfil que se pede a uma jogador nessa posição. Em condições normais será sempre o titular indiscutível. Contudo, gostaria que esta temporada Jorge Jesus começasse a pensar maduramente na substituição do Luisão.
Olhando para o plantel encarnado, Steven Vitória é o jogador com o perfil físico/técnico/táctico idêntico ao de Luisão. Como tal, seria sempre o "senhor que se segue" para esta importante posição. No entanto, o seu futuro parece-me incerto no Benfica. Por outro lado, o jovem argentino Lisandro López também apresenta atributos sedutores para aquela posição, tais como a velocidade.
Quem para mim, é uma carta fora do baralho neste momento, é o jovem brasileiro César. Embora na pré-época errou muito, a verdade é que demonstrou qualidade que melhor enquadrada e ambientada poderá a médio prazo fazer surgir um belíssimo central. Sendo assim, apostaria no jovem para a equipa B.
Por falar na equipa B, aqui mora um jovem sueco chamado Vítor Lindelöf que parece-me ser muito consistente e que como tal poderá ser uma solução de recurso caso haja necessidade.


#4 Defesa Central:
Esta é a posição do central com maior liberdade para incorporar o ataque e o responsável pelas saídas de bola a partir do eixo defensivo. É também o central encarregue de jogar em antecipação e proteger as costas do lateral esquerdo muito ofensivo, como veremos de seguida. Em termos de perfil, pretende-se um central forte fisicamente, veloz e tecnicamente dotado.
Até antes de se lesionar, Jardel estava a ser o melhor central do Benfica esta pré-temporada. Acredito, que em condições normais, e neste início de época, o brasileiro seja o titular desta posição.
O argentino Lisandro López teve a grande infelicidade de ter-se lesionado esta pré-época, logo agora que regressava de empréstimo. Penso que será a médio prazo o titular nessa posição, isto, está claro, se conseguir adaptar-se a essas funções. Recordo-vos que o argentino foi contratado para esta posição, ou seja, como substituto do Garay, mas tem perfil para jogar na posição do Luisão.
Quem descarto por completo é o brasileiro Sidnei. Esta pré-época foi o canto dos cisnes para o jogador do Benfica. Com exibições paupérrimas, onde não soube nunca liderar a linha defensiva da equipa, teve falhas gravíssimas em jogos importantes e frente a adversários valiosos. É verdade que fez vários jogos em dias consecutivos, mas também é bem verdade que muitos dos seus erros foram originados de más decisões e não tanto por questões físicas. Recordar que o Sidnei foi um jogador que veio para o Benfica por um valor muito elevado para um jovem e ainda por cima defesa central: 8 M€!! Deveria ter apresentado outra qualidade.
Caso o Lisandro seja opção para a posição "3", será necessário encontrar uma segunda solução, que poderá vir da posição "6", a de médio centro defensivo... 


#5 Lateral Esquerdo:
Ao contrário do lateral direito, o lateral esquerdo neste esquema tem de ter muita profundidade ofensiva, sobretudo pelo flanco. Deverá funcionar como uma espécie de extremo esquerdo de raiz quando a atacar. No entanto, deverá proteger o espaço interior junto ao central quando em tarefas defensivas.
Ao contrário de muita gente, penso que a contratação do polivalente (pode também jogar a lateral direito e a extremo esquerdo e direito) internacional A português Eliseu, é um reforço para aquela posição. O açoreano é muitas vezes subvalorizado, mas a verdade é que trás ao sector defensivo a experiência necessária para tornar o quarteto defensivo um dos mais fortes da 1ª Liga portuguesa. Trata-se de um jogador de equipa, que privilegia as combinações entre colegas para descobrir espaço e assistir os avançados. Técnica e tacticamente muito evoluído, faz da sua velocidade estonteante uma arma muito útil para a nossa defesa e ataque. Para mim, será sempre o titular.
O hispano-suiço Benito, é uma excelente contratação, tendo em conta a relação preço/qualidade. No entanto, Jorge Jesus tem ainda muito que trabalhá-lo até atingir o ponto óptimo para ser também ele opção regular a titular.
Penso que nesta posição o Benfica soube acautelar-se bem esta temporada.

#6 Médio Centro Defensivo:
Ao contrário de épocas anteriores, esta temporada, o Benfica parece não querer jogar com um médio defensivo declarado e fixo à frente dos centrais. Tanto o jogador que joga nesta posição "6" como no que joga na posição "8" tem de ser capaz de aparecer e saber defender a zona à frente dos centrais. Essa mudança de funções, tem muito a ver com a lesão de Fejsa, o médio defensivo por excelência desta equipa, mas também porque o perfil técnico dos jogadores que Jorge Jesus tem à disposição para essa posição é mais elevado. Para além disso, com estas dinâmicas, o técnico encarnado cria inovação no seio da equipa que permitirá surpreender muitos dos adversários no campeonato nacional que estariam já adaptados para jogar contra o Benfica.
Em condições normais, a titularidade será repartida ou pelo Rúben Amorim ou pelo André Almeida, dependendo do companheiro de sector na posição "8". A propósito, para que a dupla de meio-campo funcione, é preciso que pelo menos um dos elementos seja um "perna-longa", i.e., que tenha um perfil físico e atlético mais robusto e com estatura elevada, a fim de reduzir rapidamente os espaços em poucas passadas e também para os duelos aéreos.
Neste contexto, para a posição "6" temos o Fejsa lesionado e o André Almeida, que se for necessário para fazer a vez do lateral direito, ficamos sem ninguém. Daí que Jorge Jesus, esteja a pedir pelo menos mais um médio defensivo. Escrevo pelo menos mais um, porque caso haja necessidade de Lisandro Lopez ser o suplente na posição de Luisão, o central substituto do Jardel pode muito bem vir da polivalência de um médio defensivo a contratar, por exemplo.
Destacar que o miúdo João Teixeira também é uma opção válida para a posição "6" conforme ficou bem patenteado na pré-época encarnada. Quem apresenta algumas dificuldades nesta posição, apesar do seu perfil físico, é o brasileiro Talisca.
Dada a lesão de Fejsa e de Sílvio (que implica a utilização de André Almeida para lateral direito), antevem-se a aquisição de um médio de cariz defensivo, com imponência física e nível técnico elevado, mas que não seja muito caro.

#7 Extremo Direito:
O jogador que jogar nesta posição terá que ser rápido, tecnicamente evoluído, um driblador nato, e muito vertical na sua movimentação. Será a par do lateral esquerdo e do avançado "10" o maior desequilibrador da equipa.
Essas características caem que nem uma luva em dois jogadores do actual plantel: Salvio e o Bébé. O argentino será o titular absoluto. Já o português, os indicadores da pré-época foram francamente positivos. Pessoalmente, gostei de vê-lo mais sobre o flanco esquerdo, na posição "11", embora pense que será na posição "10" ou na "9" onde ele poderá catapultar para outro nível futebolístico.
Com a cedência de Ivan Cavaleiro para o Deportivo da Coruña e a possível saída de Urreta da equipa B para outra equipa, e atendendo que os restantes extremos do plantel encarnado são "falsos" extremos, daqueles que procuram quase sempre espaços interiores, o mais vertical acaba mesmo por ser o português Bébé.
Não é que Pizzi, Candeias e Ola John não possam desempenhar essa posição, mas não o fazem com a mesma intensidade que Salvio e Bébé. Já agora, outras três opções de recurso para esta posição, poderão ser os dois esquerdinos Nico Gaitán e Sulejmani, e ainda o polivalente argentino Franco Jara.

#8 Médio Centro Ofensivo:
Na época passada o jogador com estas funções colocava-se à frente do médio "6". Hoje, coloca-se em perfil e as funções defensivas e ofensivas são repartidas entre ambos, embora, por uma questão de referência, os jogadores do centro do meio-campo mais ofensivos, são aqui colocados e referidos.
Como o meio-campo encarnado é formado apenas por dois jogadores é necessário que haja um jogador com um perfil atlético mais robusto, de elevada estatura e que alie a inteligência táctica com uma técnica prodigiosa. Eventualmente este duo é coadjuvado ora por um central, ora por um lateral, ora por um extremo, ora por um avançado, tentando haver sempre mais 1 ou 2 jogadores a ajudar essa dupla.
Por isso mesmo, em condições normais a titularidade será de Enzo Pérez ou de Rúben Amorim. Talisca será sempre uma opção de recurso e um projecto do técnico encarnado que terá de trabalhar o brasileiro para ser opção no meio-campo e não no ataque, como era no Brasil.
Outra opção para esta posição é o jovem João Teixeira, que tem deslumbrado nesta pré-época e ainda ontem, na equipa B, e nesta posição "8", foi determinante para a vitória da equipa comandada por Hélder Cristóvão.
Caso o vice-campeão mundial, o argentino Enzo Pérez, saia neste defeso, percebe-se o porquê de "Jota-Jota" já falar da necessidade de contratar um segundo médio. Este terá que ser um jogador com uma certa carimba, sob o risco de não conseguirmos ter um nível competitivo para a Liga dos Campeões.

#9 Avançado Centro:
As características da posição "9" não mudaram muito desde a época passada. O jogador que ocupa esta posição é a referência maior no ataque. Contudo, desengane-se o leitor que será apenas um jogador estático lá na frente, para combinar com os colegas e para encostar o esférico junto à linha de baliza. Este deverá ser o primeiro defesa da equipa, pressionando bem alto os defesas contrários. Por outro lado, deverá ser ele o jogador que controlará a profundidade atacante pelo sector central, através de constantes movimentações verticais, horizontais e diagonais.
Nesse contexto penso que Lima será o titular. Trata-se do nosso avançado mais experiente e que vem de duas excelentes épocas ao serviço do Benfica. O também brasileiro Derley, deu boas indicações na pré-época encarnada e penso que tem o necessário para vingar na Luz.
No entanto, quem eu gostaria de ver ser aposta convicta de Jorge Jesus era o português Nélson Oliveira. Este é um avançado completo, com capacidade de jogar encostado aos centrais adversários, mas também a vir buscar jogo entre-linhas e até jogando numa ala disfarçado de extremo. O português é claramente uma opção para esta posição "9", mas também para a posição "10". Outro português, que poderá dar outra dimensão física paraesta posição é o Bébé, conforme já tinha referido... Sendo assim, quando Jesus fala de uma opção para o ataque, penso que não fala para aqui...

#10 Avançado Centro:
Este avançado, tem de saber jogar como avançado quando a equipa está a criar uma jogada de perigo, mas também tem de ser um médio-ofensivo quando a equipa está na sua fase de construção. O hispano-brasileiro Rodrigo foi a referência desta posição nos últimos dois anos.
Pelo que vi desta pré-temporada, penso que Nico Gaitán será a referência titular para a posição. Aqui o argentino ganha a liberdade que a posição "11" teimava em conferir-lhe para ele elevar o seu jogo. O sérvio Sulejmani é outro que poderá beneficiar da diferenciação da posição "11" relativamente à época passada, pois também ele tem características futebolísticas que beneficiam estar nesta posição em vez de completamente encostado à linha. No entanto, para verificarmos essa opção, o sérvio tem de recuperar da lesão que contraiu na final da liga Europa frente ao Sevilha...
Talvez por causa disso, Jorge Jesus testou na pré-temporada o argentino Franco Jara nesta posição. Pessoalmente, eu até gostei. Sei que ainda está longe do que o Nico oferece, mas a verdade é que se vê um crescimento no argentino nesta posição.
O português Nélson Oliveira e o brasileiro Talisca são também eles opções para esta posição. Gostava muito de ver o Oliveira a ser aposta do Jesus, quer fosse para a posição "9" como para a "10". Mas, também tenho curiosidade em ver o brasileiro na sua posição de origem no futebol brasileiro.
O que é certo é que com a lesão de Sulejmani e a possível transferência do astro argentino Nico Gaitán, ainda neste defeso, estas segundas opções poderão ter uma palavra a dizer se estiverem desde já preparados para tal. Por outro lado, saliento que o técnico encarnado já veio a público falar da necessidade de contratar mais um avançado... penso que este será para esta posição "10".

#11 Extremo Esquerdo:
Ao contrário de outras temporadas em que o extremo esquerdo era também um jogador vertical, de ir à linha de fundo e cruzar para a pequena área, nesta época, e tendo em conta as características dos demais extremos no plantel, Jorge Jesus parece querer que o extremo esquerdo seja uma espécie de segundo médio entre-linhas a pensar o jogo ofensivo.
Noutras épocas, as opções principais para esta posição seriam Nico Gaitán e Sulejmani. Esta temporada estes são mais importantes na posição "10", pelo que antevejo que seja Pizzi o candidato a titular nesta posição. Isto após de recuperar da lesão e caso não seja novamente emprestado...
Como opções, há também o lesionado Sulejmani. Mas, na pré-época o despique foi entre o talentoso holandês Ola John e o rei das assistências do campeonato nacional da época passada, o português Candeias. Este parece-me ser um pouco mais completo do que o holandês neste momento, embora este possua maior potencial técnico que o primeiro. O que parece-me certo é que um deles (se não mesmo os dois) irão sair ou por empréstimo ou a título definitivo.
Por falar em mais alternativas a esta posição, Bébé é uma delas, e as outras são: Franco Jara, Eliseu e até mesmo Nélson Oliveira. 


As contratações

  • Guarda-Redes: 

Fala-se em jovens guardiões alemães, e experientes gurada-redes da Grécia e da Argentina, mas por mim apostaria sem receios num jovem com grandes créditos na primeira liga e que até veio da formação encarnada. Seu nome é José Sá. Guarda-redes barato, português, com potencial para se fixar na selecção nacional como titular, com potencial para valorizar e ser vendido posteriormente por avultada quantia e conta como formado para a Europa. Estas são as vantagens. Como desvantagens, apenas vejo o cepticismo de parte do público que está sempre sedento por nomes estrangeiros. Salientar que o José Sá satisfaz todos os pontos do perfil técnico, táctico e físico para o guarda-redes que Jesus defende: é um guarda-redes de elevada estatura, é seguro entre os postes, nas saídas a cruzamento, no controlo da profundidade defensiva, rápido na mancha e excelente com os pés.


  • Médio Centro:

Miguel Veloso, filho da antiga glória do Benfica, é uma das minhas opções para o meio-campo defensivo. Aliás, quando acima falei na posição "4" e na possível mudança de Lisandro López para a posição "3" ou para um empréstimo, que abriria uma vaga para a posição "4", estava a pensar num jogador como Miguel Veloso. Estava a pensar num médio-defensivo polivalente, capaz de jogar a central e até mesmo a médio "8" e a lateral esquerdo "5" defensivo. Este internacional A português vive um período conturbado na Ucrânia, dada a insegurança que se vive naquela região do globo. Do ponto de vista técnico e táctico seria uma excelente contratação. Do ponto de vista financeiro, penso que teríamos alguma dificuldade, mas acho que seria capaz de ser solucionada, por exemplo, através de um empréstimo. Do ponto de vista mediático, seria a contratação de um jogador de créditos firmados, internacional A português e ex-Sporting, o que daria para dar uma certa bicada aos adeptos leoninos que actualmente estão a cantar de galo com a pré-época encarnada.
Outra opção para o meio-campo defensivo, e que até pode vir mesmo que o Veloso venha para a Luz, é o Danilo Pereira. O quanto este jogador tem crescido nas últimas temporadas. Foi a par de Nélson Oliveira e Mika no mundial sub20 da Colômbia em 2011 a referência da selecção nacional e hoje em dia está a demonstrar o porquê dessas críticas positivas. É pois um médio de grande porte atlético, dominante no jogo aéreo e com excelente jogo de pés assentado num jogo de passes simples, quer sejam curtos, médios ou longos, e quase sempre a um ou dois toques.


  • Avançado Centro:

Uma opção polivalente para o ataque é o brasileiro Anderson, actualmente na lista de dispensas de Louis Van Gaal no Manchester United. O mais difícil neste momento, será o Benfica convencer ao Manchester United libertá-lo por um valor simpático, ou por empréstimo e acordar com o jogador a vinda para a Luz, depois deste ter falado bem do Porto. Mas, também por isso, seria importante, pois era uma "picada" valente na capacidade negocial do Porto... Em termos desportivos, que é o que realmente importa, o internacional brasileiro poderia renascer para o futebol mundial nas mãos de Jesus, podendo ser uma alternativa para a posição de Enzo (caso saia) e de Nico Gaitán (caso saia). Para além dos contra financeiros, poderá haver a dúvida de como estará fisicamente o brasileiro, embora pense que o calvário das suas lesões já possa ter terminado e que ele neste momento precisa é de um lugar onde possa jogar reencontrar essa felicidade. Seria um reforço de grande qualidade e de mais um esquerdino para o plantel que bem necessita.
Também do mercado inglês e neste caso da mesma nacionalidade, encontram-se outras duas opções que gostaria de ver equacionadas para o ataque encarnado, nomeadamente para a posição "10": Bryan Ruiz e Joel Campbell. O primeiro, poderá inclusive jogar na posição "11" e até na "7". Já o jovem jogador do Arsenal, poderá jogar na posição "9". Ambos fizeram excelentes campeonato do mundo no Brasil. Destes dois, talvez o que tenha maior facilidade em vir seja o Ruiz, que também é mais jogador neste momento. No entanto, Campbell tem um potencial terrível e já sonho com uma dupla atacante formada por ele e por Nélson Oliveira... 

2 comentários:

  1. Fica um apelo a realidade dos factos... O presidente disse, nao que fosse necessario, nao ha consicoes para pagar mais de 12 milhoes de Euros por um jogador.
    Tendo isto bem presente, as alternativas aqui apresentadas nao fazem la muito sentido. Dados os valores de recisao e ainda por cima pelo altos salarios oferidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, quem está aqui a dizer que devemos gastar 12 M€?

      Primeiro, referi várias opções para cada posição. Segundo, umas estariam dentro das nossas possibilidades de aquisição a 100%. Terceiro, as restantes poderiam vir através de empréstimos.

      Porque é que não lêem o artigo todo? Porque é que se tira conclusões precipitadas?

      Eliminar