22 março 2015

Notas: Rio Ave - Benfica


13 comentários:

  1. a utilização do talisca naquela posição, e até acho que pode ser uma solução como achava que era uma solução para o djuricic, para mais quando o jogador pouco ou nada ai jogou e esta em clara quebra física e de forma por causa por de mais evidente e nunca poderia ser feita num jogo fora e principalmente perante um adversário previsivelmente difícil e numa fase tão importante da época isto é como o penalty do balde era escusado e tinha tudo para dar errado e o pior é que este treinador é useiro e vezeiro nestas situações que por norma correm sempre mal.

    sobre alguns jogadores estarem mal fisicamente é mais do mesmo e este ano nem podem os de sempre desculpar-se com os muitos jogos que nem existem já que estamos a jogar de semana a semana por esta altura do ano pelo sexto ano consecutivo os jogadores começam a dar o berro.

    outra coisa é que determinados jogadores estejam a jogar pouco, nada ou nenhum e estejam eles a passo ou parados continuam sempre em campo os noventa minutos enquanto isso existem gajo que só vão para o banco fazer numero ou nem convocados são é assim como assim o melhor é manda-los embora pelo menos os gajos da B sempre são mais baratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que o Talisca esteja muito mal fisicamente. O que eu acho é que os seus movimentos não são nada eficientes e isso leva não só ao desgaste físico, mas também ao desgaste mental do próprio jogador. Por exemplo, o Pizzi muitas vezes fugia para o lado dele, com o brasileiro sem saber o que fazer em termos de movimentações, ou seja, se dava largura indo para a linha, se fugia procurando espaços interiores... Tentando fazer um comparativo, parecia o Samaris do início da época...

      Mas atenção, a culpa da derrota está longe de ter sido por causa do Talisca. Jonas, Salvio e até mesmo o Lima, pouco ou nada fizeram de melhor. Aliás, tirando o golo do Salvio, não fizeram nada de especial.

      A meu ver não pode haver a desculpa de estarem mal fisicamente, ou até mesmo o chamado desgaste competitivo. O que eu acho é que tal como Talisca muitas vezes fica perdido em campo, a nossa equipa não sabe gerir o seu esforço e o ritmo de jogo em posse de bola.

      Quanto aos substitutos, compreendo que Jesus não tenha muita confiança em muitos deles pois regressaram à pouco de lesões prolongadas. No entanto, ele tem de treinar o onze titular para que consiga ter controlo do jogo durante os 60 a 75 minutos da partida para depois nos 30 a 15 minutos finais ir dando oportunidade a esses jogadores de entrarem para ganhar ritmo e serem opções.

      O que vi ontem foi um Benfica que pouco treinou durante a semana. Pelo menos treinos de qualidade, que os preparassem verdadeiramente para o que iriam necessitar em Rio Ave.

      Eliminar
    2. quem disse que estava mal fisicamente muito desgastado foi o próprio por isso é que falei e quem sente isso quando joga de inicio começa logo a gerir o esforço não entra a dar tudo.

      eu também não disse que a culpa era só da utilização do talisca este é apenas um de vários erros cometido pelo treinador.

      com desculpa ou sem ela o eliseu varias vezes colocou na cintura sinal claro de cansaço e deixou de apoiar o ataque com medo de já não conseguir recuperar.

      mas o derley, o almeida e o ola não estiveram lesionados e aquilo que tu dizes sobre os que vem de lesões era o que devia ser feito agora ele anda sempre a fazer as substituições depois dos oitenta depois como bem dizes vários jogadores não estavam bem no jogo no entanto jogaram os noventa minutos.

      Eliminar
    3. João Carlos,


      Mais do que culpar jogador A ou B, penso que este jogo deu para perceber que os princípios de jogo da equipa encarnada não funcionaram.

      Tentar perceber o porquê é tentar resolver o problema em concreto.

      Eliminar
  2. Duas observações:

    1º - Comparando este jogo com o da semana passada:
    Falou-se muito durante a semana anterior ao jogo com o Braga e Jesus disse apenas que não era comentador e a resposta viu-se em campo. E que resposta!!!
    Esta semana, lá veio comentar as declarações do Lopetegui e o que se viu em campo foi... quase nada! Falta de intensidade, concentração, confiança (ou excesso dela!)...
    O resultado está à vista.
    Porque é que o Glorioso não consegue manter os níveis de concentração e intensidade num jogo que deveria ter sido encarado como uma final? Estaríamos a falar agora de 6 pontos de diferença!

    2º - Jesus e as substituições:
    Trapatoni (Velha Raposa) dizia que quando não se consegue ganhar é importante não perder!
    Jesus, com 1-1 no marcador, faz entrar Ruben Amorim (jogador que admiro mas ainda com pouco ritmo de jogo devido à lesão que teve). 2 minutos depois Luisão é expulso e Jesus (não digo melhor do mundo mas digo único no mundo, pois faz coisas inacreditáveis, boas e más) tira um médio para meter um central. Uma equipa empatada, a jogar com 10 e Jesus deixa um jogador com pouco ritmo de jogo a segurar o meio campo sozinho! Mais alguém viu isto?
    A semana passada, o Porto com 10, jogou com 3 defesas pois tinha de ganhar!
    O Benfica nem 3 defesas nem 3 avançados! Apenas 1 médio! Até o 4º arbitro queria ensinar o Jesus pois levantou a placa para sair o Lima!

    Depois da asneira em Paços de Ferreira e dos sustos em Moreira de Cónegos e Arouca, ganhar este jogo era quase uma sentença de morte!

    E atenção aos que nos acusam de comprar o jogo com o Belenenses, eles também compraram o Hernâni na semana antes de jogar com o Guimarães. E tendo em atenção outros portistas que lá moram, parece-me que Guimarães está a virar azul. Cuidado com a penúltima jornada.

    Saudações

    Yankee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yankee,

      Quando ele tira o Pizzi, a ideia dele é recolocar o Jonas a jogar no meio-campo, como armador de jogo ofensivo. O problema é que a equipa estava um farrapo a nível físico, táctico e mental.

      Durante a segunda parte a distância entre sectores da equipa encarnada foi aumentando, aumentando e aumentando. Ou seja, em termos práticos o campo jogável aumentou para o Rio Ave, por isso mesmo, jogadores como Diego Lopes tiveram o espaço que precisavam na segunda parte.

      Porquê isso aconteceu? Porque o Benfica não foi inteligente na gestão da posse de bola. Ou seja, sempre que tinham a posse de bola foram impacientes e tentavam sempre um jogo mais vertical, quando deveriam temporizar para respirar com a bola nos pés, procurando pacientemente um espaço, através da circulação da bola no meio-campo e defesa. Salvio, Talisca, Pizzi e até mesmo o Samaris correram demasiado com bola nos pés. Por outro lado, Jonas e Lima ficaram muito estáticos lá na frente. Quando o Benfica perdia a bola, o Rio Ave tinha apenas o quarteto defensivo encarnado pela frente. A expulsão do Luisão nasce praticamente duma situação desse tipo.

      Eliminar
    2. mas só nos é que vimos que o jonas já estava de rastos, só nós é que vimos que depois da ultima substituição deles perdemos por completo o meio campo e os nossos dois já não eram suficientes, até porque o jonas cada vez ajudava menos, ora se o jogo estava assim deixar o meio campo entregue a apenas um jogador era um completo suicidio como acabou por ser.

      Eliminar
    3. João Carlos,

      Não nos podemos esquecer que é o Jesus quem os treina... Quem te diz se o Jesus já não ensaiou nos treinos uma situação de redução a 10 jogadores com o Jonas a assumir um papel a meio-campo?

      O facto é que não resultou e percebe-se o porquê disso... mais uma vez a questão está nos princípios de jogo encarnado.

      Eliminar
    4. mas eu não duvido que ele treinado isso assim, o que seria estranho é ele só ter treinado com essas variantes e não com outras, agora pelas varias razões apontadas essa situação não era a melhor opção e esse é um dos graves problemas dele enquanto treinador ele planeia as coisas de uma forma, a maioria até bem, mas depois se a realidade foge ao guião que ele traçou ele é incapaz de se adaptar à realidade e continua a apostar em coisas que tem tudo para dar errado.

      Eliminar
  3. Para mim o problema foi não termos marcado o segundo golo que mataria o jogo. Com 0-1 o adversário cresce e depois tudo pode acontecer. Foi um jogo trágico do Samaris, incapaz de acertar um passe. A entrada de Ola John foi tardia. Jonas esteve tempo demais em campo, estava cansado.Não sei se não teria sido melhor , enquanto estávamos a ganhar, substituir Jonas por Ola John e colocar o Talisca no centro.Terceira derrota fora de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JV,

      Podes ter certeza que o segundo golo mataria o jogo. O problema é quantas ocasiões tivemos para marcar o segundo golo? Na primeira parte, penso mesmo que não fizemos outro remate à baliza para além do golo do Salvio (pelo menos remate para golo).

      Eu em vez de tirar o Jonas tinha tirado o Lima, para meter o Ola John. O Jonas pode fazer o trabalho de Lima e tem outra qualidade técnica. Para além disso, caso houvesse livres à entrada da área, o Talisca é sempre uma arma importante.

      Eliminar
  4. O nosso treinador só tem ganho campeonatos quando os mesmos são disputados com o Braga ou com o Sporting.
    Quando os disputa com os Corruptos tem perdido sempre.
    Há 3 anos precisava de ganhar em Guimarães e.........perdeu.
    Há 2 anos com 4 pontos de avanço a três jornadas do fim sendo duas delas em casa..........perdeu o campeonato.
    Esta época, quando precisávamos de ganhar em Paços de Ferreira, para aumentar para 9 pontos a distância para os corruptos.........perdeu.
    Ontem precisava de ganhar para manter a distância, ou aumenta-la, tornou...........a perder.
    Será que os corruptos vêm à Luz, festejar o título???
    Estou farto de um treinador que se ajoelha, caso único na história do nosso clube, no campo dos corruptos, que nos humilha ao ser eliminado da Taça de Portugal, no nosso estádio, pelo Guimarães, Corruptos e pelo Braga.
    Este Mestre perdeu 3 campeonatos em 5, e perdeu 5 Taças de Portugal em 6, e tem este currículo num período de vacas gordas, como possivelmente não teremos outro nos tempos mais próximos.
    Como será a partir de agora????????
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moreira,

      Tem lá calma. Ele não passa de bestial a besta assim. É verdade o que escreveste, pois são factos. Mas, tens de contextualizar um pouco esses factos.

      Nas últimas temporadas o Benfica tem por esta altura estado nas mais variadas frentes e isso pode explicar um pouco alguns resultados negativos noutras competições e até mesmo na 1ª Liga. Esta temporada, embora sem jogar na Europa ou nos jogos da taça de Portugal, a verdade é que ele tem de reformular pelo menos metade da equipa.

      Às vezes, não é tão fácil como à primeira vista parece. A operacionalização de uma equipa como o Benfica não é para todos e é muito difícil. Jogamos praticamente contra todos em todos os campos, fruto da nossa tamanha grandeza. Por outro lado, também fruto da nossa grandeza, existe uma pluralidade de ideias no interior do clube que por vezes não é favorável, quando as coisas começam a azedar um pouco.

      É preciso ter calma. Nada está perdido e podemos inclusive ganhar nas próximas jornadas o campeonato.

      O Jesus que aproveite bem as duas semanas de interregno do campeonato que terá para descansar e preparar bem a equipa, para o que falta da temporada.

      Eliminar