12 junho 2015

Que o teu futuro seja vitorioso...


... pois é sinal que o nosso também o será! Bem-vindo Rui!

11 de Junho de 2015, o Benfica comunica a todo o universo que já tem treinador para as próximas 3 temporadas e o seu nome é Rui Vitória.


O percurso
Comunicado de contratação do treinador Rui Vitória.
Após um percurso que começa como treinador das camadas jovens do Benfica, passando para o futebol sénior ao serviço do Fátima na 2ª Liga, mais tarde embarca no Paços de Ferreira para começar a sua aventura na 1ª Liga, tendo ingressado nas últimas temporadas num dos maiores clubes do Minho, o Vítória de Guimarães, Rui Vitória regressa à casa de partida, desta feita para comandar a equipa principal. Com ele, vem um título de campeão da 2ª Liga no Fátima e uma Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães, conquistada ao anterior técnico encarnado Jorge Jesus. Mas, talvez os maiores troféus que lhe são reconhecidos é de fazer muito com muito pouco, ou por outras palavras, faz omeletes sem ovos. Por onde passa tem deixado a sua marca e é reconhecido por isso. 


Os objectivos
Um dos objectivos do ano para o novo técnico encarnado
será já em Agosto, quando disputar a Supertaça
Portuguesa frente ao Sporting de Jorge Jesus.
O novo técnico encarnado terá como desafio primordial conquistar o tricampeonato para o Glorioso. Manter a hegemonia encarnada no futebol nacional. Para além disso, terá que conquistar os restantes troféus internos, a começar pela Supertaça Cândido de Oliveira que vai ser disputada perante o Sporting do Jorge Jesus. Embora, não sendo decisivo, penso que para vincar uma posição de força dentro do grupo, será muito importante para o Rui conquistar já este primeiro "round" com o ex-treinador encarnado. Notar, que quer ele goste ou não, irá sempre existir termos de comparação com o "Jota-Jota", pois este esteve 6 anos ao comando do Benfica. Isto é muito, mas mesmo muito tempo, para os padrões nacionais. A Taça de Portugal e a Taça da Liga são troféus também fundamentais para conquistar nesta próxima temporada.

A meu ver, fica para um segundo plano a performance europeia na Liga dos Campeões. O mínimo que exigiria ao Rui seria pelo menos o apuramento para a Liga Europa e consequente caminhada rumo a uma final nessa competição. Contudo, se o grupo da "Champions" permitir outros voos... porque não?! (Que sirva de exemplo a campanha desta época da Juventus...)


Os desafios
Nelson Oliveira poderá ser um dos mais beneficiados com
a chegada de um treinador que o lançou e conhece bem.
A equipa necessita de uma renovação fruto do modelo de negócio do futebol encarnado, mas também de uma continuidade ao bom trabalho desempenhado pela equipa técnica anterior. É necessário incutir no grupo os maiores talentos da nossa formação, criando condições para que eles possam evoluir e render desportiva e financeiramente num futuro a curto e médio prazo. Nesta óptica, penso que a direcção acertou em cheio. O Rui Vitória tem sido uma espécie de Jorge Jesus ao nível de clubes de menor dimensão futebolística e financeira nacional. A forma como consegue potenciar jogadores desconhecidos e jovens, num sistema de jogo semelhante ao que o Benfica de Jesus apresentava, deve ser realçado e valorizado. Mas também deve ser visto por todos como um garante de que a escolha de Luís Filipe Vieira faz todo o sentido. Será a equipa técnica de Rui Vitória capaz de potenciar jogadores como Nelson Oliveira e outros mais jovens da equipa B/emprestados?

Outro desafio referido prende-se com a continuidade. O Benfica hoje tem uma identidade muito própria. Talvez o Vitória de Guimarães fosse a única equipa nacional a aproximar-se dessa identidade - à sua escala, como é óbvio. Por isso mesmo, o novo técnico encarnado deverá ter vida facilitada nesse campo. Agora, é preciso ter consciência que enquanto no seu Vitória era uma equipa fundamentalmente de transição, no Benfica terá que ser muito mais que isso. Terá de ser uma equipa predominantemente ofensiva. Jorge Jesus, conseguiu melhor do que ninguém incutir esse estilo nos últimos anos, se bem que, a meu ver não conseguiu elevar a um nível de jogo total (como o Barcelona, por exemplo), como penso que poderia e deveria ter feito. Será que o Rui e a sua equipa conseguirão atingir essa "nota artística"? Estou certo que se o fizer irá não só assinar uma obra assinalável, como também escrever a sua própria história no Glorioso.


As tácticas
Sistemas tácticos e suas nuances.
4-4-2 v1: Contra-ataque.
4-4-2 v2: Ataque em posse.
4-2-3-1: Sistema para a Europa.
Uma coisa é certa, Rui Vitória é adepto do 4-4-2, pois vê as vantagens deste sistema de jogo perante o universo de 4-3-3 de transições que proliferam em Portugal. Ao utilizar 2 avançados declarados, com as dinâmicas certas, o 4-4-2 consegue ter vantagens sobre a maioria das equipas em Portugal, uma vez que colocam sob enorme pressão os centrais adversários, que são normalmente os jogadores menos dotados dos adversários. Ou seja, basicamente fazendo uma pressão forte sobre o adversário, o jogo cai sobre dois importantes momentos: as transições ofensivas e defensivas. Estando preparadas para elas a equipa encarnada conseguirá vencer 80% dos encontros nacionais. Os outros 20% dos jogos, poderá triunfar-se através da aplicação fundamental de dois momentos do jogo: o puramente defensivo e a transição ofensiva. Foi assim que Jorge Jesus jogou ao longo destes 6 anos de Benfica. Frente a Porto e Sporting, por exemplo, Jesus recuou linhas e fez um jogo de contenção e de "conta-golpe".

Espero, conforme já mencionei, que o Rui Vitória tenha engenho e arte para dar à equipa princípios de jogo que lhe permitem estarem confortáveis nos momentos puramente ofensivos. Falta o domínio desse momento, para a equipa encarnada ter um futebol total. O domínio não tem muito a ver com tácticas ou sistemas de jogo, mas sim mais com princípios. No entanto, num 4-4-2 há detalhes que saltam logo à vista quando vemos se a equipa está construída para optimizar o momento ofensivo ou de transição. Um desses detalhes encontra-se nas características dos seus extremos/médios-ala. Normalmente, falsos extremos (jogadores que jogam com o pé trocado relativamente ao flanco onde actuam), e jogadores mais criativos nas faixas, tendem a ser sinal de uma equipa que vai procurar jogar no momento ofensivo puro, pois quer explorar o corredor central, criando superioridade numérica aí, abrindo o jogo nas alas para a subida dos laterais ofensivos. Já quando temos extremos clássicos, pretende-se privilegiar as transições rápidas, o jogo mais vertical, com um número limitado de jogadores envolvidos nessas manobras. Esclarecidas estas nuances, recordo ao leitor, que o Vitória do Vitória (perdão pela redundância), fazia bom uso de falsos extremos para aumentar a sua qualidade de jogo ofensivo. Estou certo que com os recursos à disposição no Benfica, o trabalho do Vitoria será muito mais enriquecedor e visível. Por exemplo, se Gaitán ficar na Luz, poderá ganhar outra dimensão futebolística jogando como falso extremo direito, no comando do Rui Vitória.

Outro ponto importante a nível táctico, tem a ver com o chamado plano B. Com Jorge Jesus, só quando a contestação chegava a níveis preocupantes é que ele apostava num conservador 4-2-3-1. Foi neste sistema que na época de 2013-2014 eliminámos o Sporting da taça de Portugal e conseguimos efectuar exibições convincentes na Liga dos Campeões que nos deram acesso à Liga Europa onde fomos até à final. Por isso mesmo, muita gente está ainda hoje convicta de que se Jesus tivesse apostado nesse sistema mais equilibrado na Europa, o Benfica teria chegado mais longe na Liga dos Campeões. Ora Rui Vitória, por mais de uma vez já deu mostras que perante adversários que considere que esteja à altura ou seja superior à sua equipa, poderá adoptar esse sistema táctico de menor risco, reequilibrando a equipa, sobretudo na Europa. Também por essa vertente será interessante ver a forma como será construído o plantel 2015-2016.


1 comentário:

  1. João Ramos30/06/15, 21:47

    Um desafio enorme para Rui Vitória, mas esperemos que seja uma aposta de sucesso! Que comece logo a primeira liga, este ano promete e muito :D

    ResponderEliminar