27 julho 2015

Saber aproveitar as oportunidades...


... e não só!


Esta pré-época do Benfica tem sido interessante na forma como alguns jogadores estão a saber aproveitar as chances que lhes são concedidas. Como é natural, existe também outros jogadores que estão a deixar passar as oportunidades de se vingarem no onze. Mas, e isto é o caso mais intrigante, há jogadores que nem sequer estão a ter oportunidades. Façamos então uma análise mais individual.


Os que estão a aproveitar as oportunidades
  1. Nelson Semedo: Ainda querem contratar um lateral direito? Para quem não o conhecia, facilmente cairia no discurso "é demasiado novo", "não tem experiência", "não sabe defender mas sim atacar",... a verdade é que entrou muito personalizado e a certa altura parecia que o lugar já era dele há anos. Se duvidas houvessem ele só veio a confirmar toda a sua qualidade e potencial. Haverá jogos menos conseguidos como é óbvio, mas para isso é que temos André Almeida e Sílvio. Neste momento, ele é para mim o novo dono da lateral direita. Se há algo positivo da derrota em Nova Iorque é que ao menos descobrimos o novo lateral direito do Benfica. Claramente, o jogador que mais soube aproveitar a oportunidade dada nesta pré-época.
  2. Carcela: O extremo marroquino é de facto um reforço. Pena é que muita gente duvidou do seu talento aquando da sua contratação. É o mal de não ter um "marketing pessoal" nos media tão intenso como outros atletas... 
  3. Lisandro López: O habitual suplente de Luisão e Jardel no plantel encarnado, tem sabido aproveitar a oportunidade que tem tido em jogar. Mais uma excelente exibição no eixo defensivo, desta feita ao lado do Luisão. Nesta pré-época, já mostrou ser um jogador concentrado nos lances defensivos, rápido, agressivo e bom tecnicamente. Neste momento, tem lugar no onze titular encarnado. Quem sairá? Luisão ou Jardel? E que tal ambos?!
  4. Jonathan Rodriguez: De certa maneira o avançado uruguaio tem sabido aproveitar as oportunidades. Tem-lhe faltado o golo e ser menos individualista. Mas, tem sido claramente positivo a sua participação.
  5. Djuricic: Boa entrada na segunda parte em Nova Iorque. Pena não ter conseguido marcar golo. Claramente um jogador que quer um lugar no plantel encarnado. Assim está no bom caminho.
Nota: já repararam que os que estão a aproveitar as oportunidades são aqueles que estão em melhor condições físicas? Porque estão em melhores? Provavelmente, porque fizeram o trabalho de casa e prepararam-se antecipadamente para isso. Agora, é capitalizar sobre isso.


Os que não estão a aproveitar as oportunidades
  1. Ola John: O extremo holandês tem apresentado uma forma física deplorável nesta pré-época. É verdade que possa ser das cargas de treino, mas estando numa posição fragilizada no plantel, deveria ter-se precavido de outra forma. Será que ele não quer mesmo jogar no Benfica? Com esta atitude que transmite dentro e fora do campo não vai longe... aqui e em qualquer lugar!
  2. Taarabt: Estava à espera de mais. Muito escondido do jogo. A condição física não é a melhor, mas e o trabalho de férias? Não há? E que tal aprender com o Carcela?
  3. Gonçalo Guedes: Talvez o segundo jogador que mais me desiludiu em Nova Iorque. Sabendo que é difícil para um jovem da cantera encarnada incorporar-se no plantel A e ainda ter tempo de jogo, deveria ter-se preparado fisicamente de outra maneira. Vi um jogador desequilibrado na partida, parecia que estava de rastos quando entrou. Claramente, sintoma de quem está a acusar o desgaste das cargas de treino da pré-época. E, que tal fazer um esforço para começar a época antes dos outros?
  4. Ederson: Não é que tenha comprometido no jogo que realizou. Mas, tremeu. Acusou o peso da camisola. Mesmo que o jogador esteja por dentro ansioso para não fazer borrada, nunca deve deixar que isso transpareça cá para fora. Se tiver que ser tem de agir como se tivesse muita segurança, mesmo não a tendo.
  5. João Teixeira: O médio polivalente da formação do Benfica até esteve bem neste segundo jogo. Pelo menos, há muito pouco a apontar. Aliás, até é bastante positivo. Mas, sinceramente, estava à espera de mais. Tem qualidade técnica, táctica e física para muito mais. Será uma questão mental? Aparentemente sim. Precisa de rapidamente dar a volta e ser muito mais personalizado.
Nota: Engraçado que neste lote parecem estar as "cigarras" enquanto no lote anterior estão as "formigas". Na realidade, o que isto quer dizer é que não há sucesso sem preparação.


Os que nem sequer têm oportunidades
  1. Marçal: Para mim é o caso mais flagrante. Como é possível ele nem sequer ter reais hipóteses para jogar, se o treinador prefere ver o Sílvio a jogar, mesmo este estando a jogar mal e completamente esgotado em campo e teoricamente ser uma adaptação no local? O brasileiro até pode não ter o mesmo curriculum que grandes laterais esquerdos, mas quiçá se não está aqui um jogador como o Jardel que hoje em dia é visto como um dos líderes no balneário encarnado? Ao menos que o deixem jogar para ver se serve. Até porque pelos poucos minutos que teve em campo até agora deixou muitos bons pormenores. Um deles é a condição física e a qualidade técnica do seu pé esquerdo.
  2. Nelson Oliveira: Mais um caso semelhante ao do Marçal. Não entendo como o Português só é utilizado a partir do minuto 80 e para substituir um outro atacante. E, que tal dar-lhe uma oportunidade como titular ao lado da equipa habitualmente titular? Será que faria menos que o Jonathan Rodriguez, por exemplo?
  3. Victor Lindelöf: Frente ao New York Red Bulls jogou o Luisão ao lado do Lisandro. É verdade que o Luisão é o capitão e é uma voz de comando na defesa. Contudo, se não está em condições físicas para um jogo competitivo, como se verificou pelos erros e posturas dentro de campo, porque se insistiu tanto no camisola 4? Porque não aproveitar e dar a oportunidade a um jovem campeão europeu do seu escalão?
  4. Nuno Santos: O que dizer dos 0 minutos dados ao extremo esquerdo internacional sub 20 Português? Verdade que muito provavelmente seguiu viagem para esta digressão de pré-época para colmatar uma possível saída de um ou mais extremos da equipa (Ola John e Gaitán). De qualquer maneira, acho que o técnico encarnado tem de dar oportunidades para este miúdo poder mostrar algo nesta digressão. E, não falo de 10 minutos em campo... Ok?!
  5. Raphael Guzzo: Outro que ainda não teve qualquer minuto de jogo. Tal como o extremo esquerdo da formação encarnada, o médio também deve ter seguido viagem na possibilidade de haver uma saída do meio-campo no mercado de transferências (Pizzi e/ou Samaris). Tal como Nuno Santos, o Guzzo também merece ser aposta nesta digressão. E, que seja bem mais do que 10 minutos!
Nota: Sei que não é fácil para o Rui Vitória estes cinco casos, mas todos eles têm solução. Tanto o Marçal como o Nelson Oliveira e até o Lindelöf merecem mais tempo em campo e como titulares. Só para verificar se conseguem estar à altura do desafio, até porque pelo que já deu para perceber são jogadores que fisicamente fizeram o trabalho de férias. Quanto aos dois últimos, já não digo uma titularidade, mas pelo menos uns 30 a 45 minutos, no segundo tempo, sim! Faltam-nos dois jogos, que o Rui saiba fazer a gestão necessária. Estou certo que irá ter surpresas agradáveis. Ah! Gostaria de adicionar o factor "sorte" ao da preparação para se ter sucesso.




P.S.: Neste momento, por vários factores, sobretudo os que estão em melhor condição física e com melhores exibições, o meu onze titular desta pré-época encarnada seria o seguinte:

Melhor onze da pré-época 15/16 até agora. Onze altamente
polivalente e com capacidade para interpretar vários
sistemas tácticos, mantendo o equilíbrio entre sectores. 

4 comentários:

  1. Há males que vêm por bem... sem a saída do mini, o Nelson não teria oportunidade de se afirmar como está a fazer. Poupamos no ordenado e não ficamos pior servidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a tentativa de manter o Maxi seria sempre por questões emocionais e não tanto desportivas, isto porque já sabia o que os outros jogadores para a posição poderiam dar à equipa. Este Nelson Semedo não é uma surpresa total para mim. Agora, vamos lá ver como ele se vai comportar futuramente. Ou seja, se vai manter a qualidade do trabalho feito até aqui, ou se vai relaxar...

      Eliminar
  2. LORD BENDTNER28/07/15, 11:00

    Vamos ver quem se afirmará em definitivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só gostava é que o Rui Vitória desse também oportunidades para quem não tem tido...

      ;)

      Eliminar