13 maio 2016

O que é que os 3 pastorinhos...


... de Benfica viram?




Muito se tem falado da venda de Renato Sanches pelo Benfica ao Bayern Munique. Por um lado, os invejosos do outro lado da segunda circular e lá do norte, não param de ridicularizar a venda, com claro intuito de diminuí-la. O Sporting no dia seguinte, basicamente exigia em praça pública que no mínimo, o João Mário vale 60M€. Não sendo suficiente esta demonstração de inveja, hiperboliza-a falando de uma suposta falsa idade de Renato Sanches. Razões mais que suficientes para o ainda jogador encarnado equacionar colocar o dirigente máximo do clube leonino nos tribunais, por difamação.

Mais a norte, parecem estar a querer copiar o modelo de formação do Benfica, pois o presidente dos azuis-e-brancos já falou da sua aposta nos jogadores da equipa B do Porto na próxima temporada. O Porto é isto: um macaquinho de imitação. Copiar as boas ideias não é mau. O problema é que eles nem sequer sabem copiar. Para além disso, a aposta dos jovens parece ser mais para o adepto ver e não sentir a incompetência daquela direcção verdadeiramente leonina na forma como têm lucrado às custas do clube. Outro cordeiro de oferenda para os adeptos portistas poderem assar é o treinador José Peseiro, que de conferência para conferência parece estar mais perdido e isolado que nunca. Claramente, foi contratado para ser bode expiatório de uma época mal planeada e de uma direcção mais interessada em saber o que vai fazer aos milhões que desviaram durante décadas para paraísos fiscais.

De qualquer maneira, o Renato Sanches, mais concretamente, este projeto desportivo encarnado, parece indicar o que os clubes nacionais poderão fazer para se tornarem mais competitivos e lucrativos: formação e exportação de talento. Seria excelente que mais clubes seguissem o exemplo encarnado. Não só os adeptos do futebol nacional iria assistir a jogos com interpretes melhores (fruto de melhores formações), como também dinamizaria o mercado de transferências e com isso o dinheiro a circular pelos clubes. E, estes dois factores potenciaria mais a competitividade do nosso futebol. Agora, para isso acontecer, é preciso que haja realmente uma mudança de mentalidades dos nossos dirigentes. Ainda há muitos como os dois que já referi, ou seja, que estão no futebol mais para se servirem dele do que para o servir. O mais triste disto tudo é que tenho plena certeza que se esses clubes colaborassem, o futebol Português poderia ser um verdadeiro caso de sucesso a todos os níveis.

Que o Renato os ilumine, pois tenho a certeza que uma das premonições, envolvidas nos 3 segredos que desvendou aos 3 pastorinhos, é que o modelo de negócio do Benfica é aquele que deverá ser replicado por mais clubes nacionais se querem ter algum sucesso. Quanto às outras 2 premonições, acho que não fugirá muito do-que-toda-a-gente-está-a-pensar...


Feliz dia de Nossa Senhora de Fátima!






P.S.: E porque hoje é sexta-feira 13 e eles andam por aí...


Sem comentários:

Enviar um comentário