07 outubro 2016

Aproveitar para trabalhar...


É isto que Rui Vitória deve procurar fazer nesta pausa de compromissos internacionais.


Esta pausa internacional, com o compromisso do jogo do centenário do Santos no Brasil a meio, até será uma excelente oportunidade para verificar em campo como está a correr esse trabalho com os jogadores menos utilizados, desde os que são por opção, até aqueles que estão a regressar de recuperações de lesões. A entrada de 6 miúdos da equipa B, na convocatória para o encontro que vai também homenagear a retirada do antigo lateral esquerdo encarnado, Léo, será também um excelente momento para não só enquadrar os miúdos na equipa principal, como também avaliá-los num contexto mais exigente.

Só lamento que o Jonas ou o Jiménez ainda não estejam recuperados das suas lesões, pois este encontro seria muito interessante para eles poderem regressar aos relvados. Escrito isto, o jovem de 17 anos José Gomes, mas também o "apagado" Jovic poderão ter aqui uma oportunidade de ouro de se mostrarem ao técnico encarnado. De qualquer maneira, antecipo que apenas um deles deverá ter a titularidade assegurada. E, neste contexto, dando continuidade ao trabalho feito nas últimas semanas, o titular deverá ser o miúdo "Zé Gomes". A posição de avançado móvel deverá ser concedida ao argentino Cervi, embora pessoalmente, arriscava no Salvio, muito por causa do modelo que tenho vindo a defender.

No meio-campo, o Salvio deverá ser o extremo direito, embora eu defendo que o lugar deveria ser entregue ao Cervi. Do lado contrário, deverá jogar o peruano Carrillo, que deverá aproveitar muito bem este encontro para poder livrar-se das críticas que tem sido apontadas a ele e que têm alguma razão. Este é o jogo que o Carrillo poderá perfeitamente encarrilhar, para gáudio dos adeptos encarnados e dos amantes de bom futebol. Se jogar Cervi no lado contrário, ambos os extremos poderão ir trocando de posições ao longo da partida. No centro do terreno, Rui Vitória deverá aproveitar para fazer entrar dois jogadores que pouco ou nada têm jogado esta temporada e que foram duas contratações para este ano: Danilo e Celis. Estou muito curioso por vê-los jogar e verificar o que realmente podem dar à equipa encarnada. Este encontro pode ser amigável, mas para estes dois será muito mais que isso. Como opção de banco, Rui Vitória poderá contar com dois miúdos: Dálcio que poderá jogar no centro do terreno ou na ala e Diogo Gonçalves, que poderá jogar nas faixas.

Na defesa, este jogo será importante para dar continuidade à reintegração de André Almeida como lateral direito e de Luisão no eixo defensivo. O Lisandro e o Eliseu deverão completar o quarteto defensivo. Estou curioso, por ver o nível exibicional do campeão da Europa por Portugal, uma vez que ainda não possui qualquer minuto em jogos oficiais para a 1ª Liga esta temporada. Ele, que na época passada foi um dos mais utilizados. De referir, que se houver necessidade, André Almeida também poderá ser opção no meio-campo, tal como fez noutros encontros, como por exemplo em San Paolo, frente ao Nápoles. No banco, ficarão aguardar uma oportunidade os laterais Benítez e Yuri Ribeiro, mas também o jovem central Rúben Dias, que já acompanhou a equipa a Itália.

Na baliza, estará um destes dois: Júlio César ou Ederson. Neste contexto, o Rui Vitória até poderá escolher o titular lançando a moeda ao ar, pois com qualquer um deles ficará bem servido.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Ederson e Júlio César;
Defesas – Lisandro, Luisão, Eliseu, André Almeida, Rúben Dias, Benítez e Yuri Ribeiro;

Médios – Carrillo, Salvio, Cervi, Celis, Danilo e Dálcio;

Avançados – Luka Jovic, José Gomes e Diogo Gonçalves.

2 comentários:

  1. Desculpa mas esta 'pantufada' é demasiado forte !

    "...perfeitamente encarrilhar, para 'gládio' (espada curta de 2 gumes das Legiões Romanas) dos adeptos encarnados..."

    gáu·di·o

    (latim gaudium, -ii)
    substantivo masculino

    1. Grande alegria ou contentamento. = JÚBILO, REGOZIJO ≠ DESGOSTO, PESAR

    2. Festejo animado e alegre. = FOLGANÇA, FOLIA, PÂNDEGA

    (no PRIBERAM)

    Gloriosas Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado artnis! Mas, por acaso foi a auto-correção do google que fez isso. Btw, já corrigi.

      ;)

      Eliminar