23 outubro 2016

Motor à prova...


Esta é talvez a foto do jogo desta noite.


Mais uma enorme exibição de Pizzi no meio-campo encarnado. Verdade que a meio da segunda parte teve ali um ou outro momento que fez tirar o Rui Vitória e muitos de nós do sério, mas ele é o motor de jogo dos encarnados. E, aquela ponta final que teve no jogo... fenomenal. Ah! E, para quem o tem andado a criticar que não sabe marcar pontapés de canto... que o diga o Mitroglou!


16 comentários:

  1. Foi o motor que fez girar a alta velocidade os troca-olhos: Grimaldo, Cervi, Guedes, Sálvio e Semedo!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guedes esteve num nível brutal também. O Grimaldo, apesar do golo, tem muitas perdas de bola. É algo que tem de melhorar. E, quanto ao Cervi, cada dia que passa mais nos convence.

      Eliminar
  2. Vamos ver como corre no Dragão, mas com Guedes, Cervi, Pizzi e Grimaldo a este nível, Fejsa a varrer aquele meio e até Sálvio a subir de nível semana após semana, se calhar o recorde do Hagan...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um deles já foi... ;)

      Eliminar
    2. Sim já foi, mas com legítimas aspirações a que não fique por aqui.

      Eliminar
    3. Ora nem mais! Ainda neste fim-de-semana, vi um video dos 20 anos do Wenger no Arsenal, em que falam daquela equipa invencível, e fizeram-me sonhar com um ano assim do Benfica...

      ;)

      Eliminar
  3. o nelson semedo pra mim foi o melhor daquele jogo, temos umas laterais de fazer inveja a muito clube grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não foi porque se ele se focasse um pouco mais no jogo, não teria que despender tanta energia nas recuperações. Neste momento, o que ressalta no Semedo é o seu atleticismo. Ele precisa de evoluir rapidamente no campo táctico. Quando o fizer será realmente um lateral direito de top 3 mundial.

      Eliminar
    2. Pode ser a questão da qualidade dos adversários, mas parece-me que está a evoluir nisso. A forma como desarmava adversários sem dar espaço a ressaltos esquisitos, a forma como raramente até o desarme ia para fora...

      Eu dizia antes da época começar que o grande desafio do RV era como faria evoluir estes diamantes em bruto. Semedo e Guedes, o retorno do Pizzi ao meio, a adaptação do Cervi...

      Eh pá, podia não ser o meu treinador, ainda acho que há por aí melhor, mas é deixar estar firme e seguro.

      Eliminar
    3. Sei que muita gente ainda questiona o Rui Vitória como treinador do Benfica, mas penso que isso já deveria estar mais que ultrapassada, até por tudo o que ele já fez no clube.

      Eliminar
    4. Não questiono minimamente a figura do RV como treinador, simplesmente acho que há outros, e não são muitos, que fariam ainda melhor no campo, sem se perder aquilo que ele trouxe fora dele.

      Em grande parte pelo que se tem visto fazer pelo Guedes, mas podíamos acrescentar o Semedo, a integração do Cervi, a aposta no Grimaldo, a gestão do estatuto do Luisão vs capacidade dos mais novos... Tanta e tanta coisa que por mim é deixar estar.

      Eliminar
    5. Pois, mas isso agora é um grande "se". Por exemplo, o Marco Silva na época passada no Olympiakos não me entusiasmou muito. O mesmo para o Vítor Pereira no Fenerbarçe e que muito queriam por cá. Ou até mesmo o Paco Jémez que era a minha preferência.

      Enquanto não sabiamos quem vinha, tive as minhas preferências, mas depois que ele veio, aceitei-o completamente. Houve quem continuasse a criticar e ao mínima derrota ou empate, não perdiam a oportunidade de criticar.

      Eliminar
    6. VP, estive lá; MS nem por isso, mas o meu preferido era português e agora está na Ucrânia. Entre estrangeiros a minha preferência realista era o Favre (excelente com putos e um futebol de arregalar no Moechengladbach), mas se era para sonhar um tal de Klopp estava no desemprego e acabou a treinar uma equipa mítica de alcunha Reds. ;)

      Quanto ao RV, estou no grupo de quem ele teve de conquistar. E não eram só as derrotas ou os empates, era mesmo tudo porque o futebol do Benfica era pobre que doía, desde a forma como não defendia ao caos do ataque. Se este ano entra e sai qualquer um e a equipa ressente-se pouco ou nada, o ano passado por esta altura bastava sair um e aquilo parecia outra coisa. Arrisco dizer que o jogo melhor (ou menos mal) conseguido do Benfica de RV em 2015 terá mesmo sido a derrota em Alvalade para a Taça.

      Acontece é que RV está rodeado de pessoas extremamente competentes e tem a humildade necessária para mudar quando está errado. Só aí o clube fica logo a ganhar e foi essa atitude que me conquistou e é por isso que digo que é deixar estar sossegado. Se acho que há outros melhores? Claro que acho. Se acho que o RV tem o lugar em risco, mesmo que perca o campeonato? Acho que não.

      Eliminar
    7. O trabalho de Paulo Fonseca no Sporting de Braga foi excelente a meu ver. Aquela equipa dava gosto de ver jogar.

      O Favre, para te ser franco acho-o muito defensivo. Verdade que era colocou o Borussia Mönchengladbach a ganhar ao Bayern Munique do Guardiola. A equipa dele foi excepcionalmente compacta. Parecia a táctica de combate romana chamada "tartaruga".

      Sobre o Klopp, quando ele esteve na Luz a ver um jogo nas suas férias... ainda sonhei... Lol

      Quanto ao RV, o trabalho que ele teve com a equipa, dotando-a de maior inteligência de jogo, foi algo que não poderia ter sido feito com "varinha mágica". São as tais "dores de crescimento" e o resultado de um "processo" que ele nunca escondeu existir. Houve foi pouca paciência de uma maioria de adeptos encarnados, que incendiados pelo "picanço" do Jesus, às tantas já exigiam a cabeça do Vitória.

      Agora, repara numa coisa, o Jesus tinha razão quando dizia que "saiu o cérebro", pois era ele que "mandava/chefiava" e dava instruções tipo receita aos jogadores. Por isso é que o Luisão jogava uma coisa com ele, e quando o primeiro saiu, o cpaitão pareceu meio perdido. Na realidade, o ex-treinador encarnado, não ensinou nada aos jogadores. Apenas criou sistemas que permitiam os jogadores poderem actuar de determinada maneira. Agora, pensar sobre o jogo, isto foi o trabalho que o Rui teve. Por isso, hoje, com mais uns anos nas pernas, o Luisão consegue jogar 50 metros à frente da grande área encarnada e sem ter que ouvir um velho a berrar-lhe nos ouvidos.

      O Rui Vitória pode não ser um dos melhores treinadores do mundo, como o Guardiola, o Mourinho, o Klopp, o Ancelotti, entre outros, mas está-se a fazer um grande treinador. Tem sabido aproveitar a oportunidade que lhe foi concedida pelo Benfica e mais que isso, tem deixado valor acrescentado, quer desportivamente, quer financeiramente, quer até para o futuro.

      Eliminar
  4. Lá estás tu com a tua pancada pelo pizzi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serei eu ou você a ter pancada pelo Pizzi?

      Eliminar