04 fevereiro 2017

Hoje é dia de clássico...


Não dá para perderem os dois?


Joga-se esta noite no estádio do dragão, mais um clássico entre dois adversários na luta pelo título do campeonato nacional. Frente a frente, Porto e Sporting, vão tentar aproximarem-se do Glorioso Benfica, sendo certo que para a equipa de Nuno Espírito Santo, em caso de vitória, terá a satisfação de ficar em primeiro lugar, à condição, no campeonato, uma vez que o Benfica só joga amanhã à tarde. Quanto ao conjunto de Jesus, este será o jogo do tudo ou nada. Em caso de derrota ficará a 9 pontos do Porto e em caso de vitória do Benfica amanhã ficaria a 10 do Benfica e isto com apenas mais 14 jornadas pela frente... E, não podemos esquecer no efeito que isso poderá trazer para a candidatura de Bruno de Carvalho em vésperas de eleições. Há pois muita coisa em jogo. E, não apenas o título na 1ª Liga, mas sobretudo, o acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Os azuis-e-brancos têm, estranhamente, tido uma performance defensiva muito boa esta temporada. Digo estranhamente, porque tanto Filipe como Marcano estão muito longe de serem a melhor dupla de centrais do campeonato. E, não é por causa de terem um guarda-redes de renome como o espanhol Casillas, que justifica esse registo. Talvez ele é melhor explicado pelo facto da equipa de NES ser aquela que mais vezes jogou contra 10 jogadores adversários, esta temporada. Quanto ao seu ataque, muito embora se tenha trabalhado no marketing de André Silva, a verdade é que se não fossem as grandes penalidades a desbloquearem muitos dos seus jogos, o Porto estaria noutro lugar. Até porque o seu 4-1-3-2 é demasiado previsível e, para quem gosta de ver bom futebol, é demasiado entediante. Não é à toa, que desde o início da temporada, têm procurado reforçar o ataque, tendo neste defeso de inverno contratado o ponta-de-lança Soares ao Vitória de Guimarães. Se o Benfica é criticado pelo futebol muito dependente de ações individuais, o que dizer deste Porto? Com um Bahimi cada vez mais frustrado por ainda não ter saído para outro campeonato mais competitivo e onde poderá ganhar bem mais dinheiro, a equipa portista vive cada vez mais das suas ações individuais. Será hoje, mais uma vez, o foco dos desequilíbrios ofensivos dos azuis-e-brancos e, não se admirem de vê-lo a olhar para o árbitro Hugo Miguel, à espera que este marque faltas em seu favor...

Esse será talvez a maior dor de cabeça para o JJ. Esse e a ausência de William Carvalho na posição "6" do Sporting. O técnico leonino já confirmou que o lugar será desempenhado pelo jovem Palhinha, mas creio que se assim for, dificilmente chegará ao intervalo sem proceder a alteração nessa zona do terreno. Estou convicto que o mexicano Herrera será uma espécie de abafa palhinhas naquela zona do terreno. O jovem leão até pode ter garra, mas falta-lhe o essencial: talento. Aliás, com um miúdo como o Bruno Paulista no plantel, não entendo como não se aposta mais nele. Dizem que é por causa de uma discussão entre o brasileiro e o treinador do Sporting, ainda na época passada. Se isto é ou não verdade, o que eu sei é que no lugar do Bruno já tinha tentado mudar de ares, porque a não jogar e face ao seu talento, corre o risco de perder uma grande carreira. Bem, mas continuando com a análise do Sporting, o mais certo é o Jesus ter que lançar a dupla "campeã de inverno" (slogan da Taça da Liga...) do Moreirense, o médio Geraldes e o avançado Podence. Assim, o mais certo será tirar o Palhinha de campo, recuar o Adrien e colocar o Geraldes a "8". E, com um "pesado" Alan Ruiz a fazer parelha com o Bas Dost, o que a equipa de Alvalade precisará neste tipo de jogos, será de alguém que seja capaz de acelerar e transportar o jogo entre-linhas e que consiga acompanhar o Gélson Martins, e esse alguém não é nada mais nada menos que o Podence. Depois, só não compreendo é porque é que o Jesus insiste em levar o André "baladas" e a deixar em Lisboa o Joel Campbell?! O que eu sei, é que o jogo leonino será irritante, uma vez que é um jogo de acelerações constantes, muitas vezes sem critério.

Qual será o resultado final? Ou qual o resultado que preferiam que acontecesse?

18 comentários:

  1. eu nao vejo jogos do porto, mas eles tem um meio campo muito forte, que so nao se traduz melhor pk querem estar sempre a jogar pelas alas, o oliver danilo e herrera sao muito bons e tem aqui equilibrio em tudo o que precisam num meio campo. ja o sporting e mesmo a falta de soluçoes, a equipa titular e forte fora as laterais mas o banco apesar do geraldes e podence que tem imensa qualidade (pk nao estavam la mais cedo? enfim -_-) o resto e muito fraquinho e nao sao soluçoes a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teoricamente, têm um bom meio-campo. Agora se vires os jogos deles, verificarás que o que mais falta lá é dinâmica colectiva. Face ao potencial que eles têm, o futebol que apresentam é no mínimo entediante, conforme escrevi no artigo acima.

      Pouca gente tem falado nisso, ora porque a maioria não vê os jogos deles, ora porque não interessa falar mal deles pelas razões óbvias. Mas, não são os únicos. Ver o jogo do Sporting é irritante e cansativo. Tão depressa recuperam como perdem a bola. Daí o título deste texto: o clássico dos "matrecos".

      ;P


      P.S.: Não acho o banco do Sporting tão fraco quanto isso. Senão vejamos: têm Paulo Oliveira para central o que é muito bom. Têm agora o André Geraldes para lateral que estava a ser uma das figuras do Setúbal esta temporada. Depois, para o meio-campo têm também o Bruno César que pode fazer várias posições, tanto a lateral esquerdo, como até a avançado. Não podemos esquecer ainda do Campbell e até mesmo do miúdo Mattheus Pereira que na época passada desbloqueou imensos jogos. O problema é que o Jesus, continua a apostar nos seus brinquedos. É ver esta convocatória patética do Anndré... enfim.

      E, quanto ao Porto, também têm muitas e boas soluções... não é por dizerem que têm piores jogadores, pois não é isso. A equipa é que não funciona, tanto num lado como noutro. Mas, dizer isso é mostrar sinais de incompetência, e nem o Jesus, nem o Espírito Santo, irão assumir isso.

      Eliminar
    2. pois, eu do pouco que vi tb achei isso, o nuno nao tem aproveitado aquele meio campo ao maximo e equipa tb, o andre silva e so mesmo pelas simulaçoes e ao que parece finalizaçao mas movimenta se bem e e novo ainda por acaso acho que tem futuro pela frente se corrigir estes aspectos. quanto ao sporting o banco deles e bom agora que se livraram do meli petrovic douglas e pronto os jogaodres que o jejus pediu assim ate parece que tem bom banco XD

      Eliminar
    3. E assim se prova que o Jesus mais não é que um "coach". Nunca deveria ser um "manager". Não tem cabidela para isso. Assim de repente, já o vi destruir muitas carreiras a muito bom jogador.

      Eliminar
  2. Hoje serei lagarto - o que não augura nada de bom para mim, como as últimas quatro décadas tão eloquentemente nos ensinaram.

    Será divertido ver a ambivalência de Hugo Macron Miguel...das duas doenças de que padece, qual será mais forte: o lagartismo ou o frutismo?

    Enfim, venha um 3-4 com três frangos do Casillas, um auto-golo do Maxi e três frangos do Patrício!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, sou-te franco, não sei o que esperar. Dos três resultados possíveis, só desejo que o Porto não vença, não pelo facto de poder criar pressão sobre o Benfica, mas porque quero dormir esta noite em primeiro lugar no campeonato.

      Depois, se o Sporting ganhar, volta a ser uma corrida a três (ou a quatro se o Braga se recompor), o que acaba por criar mais dificuldades. Por isso, o empate até seria o melhor resultado, mas mesmo assim...

      Eliminar
    2. Partindo do princípio que ganhamos amanhã, prefiro mil vezes ter os frutistas a 4 pontos, sem dependerem só deles, do que a 3...e os lagartos a 7...além disso, uma corrida a 3 que inclua os lagartos é, quanto muito, uma corrida a dois e meio, vá ;)

      Eliminar
    3. O Jesus leva o Mattheus a jogo e deixa o Campbell em Lisboa??

      Lol!

      Eliminar
    4. E pronto, isto é o Sporting.

      Nem para ajudar o tricampeão servem.

      Eliminar
    5. Que grandes monos...

      O objetivo de época deles agora passa por vencer o Benfica em Alvalade e reproduzirem aquela trágica jornada de 1986. Serão 3 pontos dificilimos de ganhar.

      Eliminar
    6. @Benfiquista Primário: Isto é o JJ no seu esplendor... que invenção brutal a entrada do Mattheus Pereira como titular hoje. E, o Campbell aqui em Lisboa... enfim!

      Eliminar
    7. @Kamikaze: Viste como os jogadores do Porto não aguentam 90 minutos? Viste também eles não têm fio de jogo nenhum? Aquilo é à base do músculo e do esforço. Futebol, muito pouco. A jogar em casa, uma equipa que está a 9 pontos do Sporting e joga daquela maneira, desde o primeiro minuto? E, depois venham-me dizer que o Benfica joga mal...

      Eliminar
    8. Completamente de acordo. Hoje ficaram bem à vista as debilidades deste Porto.

      Eliminar
    9. Agora no final do mês voltam a competir pelo segundo lugar. Não têm estofo físico e não têm mentalidade para jogar de forma dominante. O Benfica tem de ser um pouco arrogante e ver isto. Penso que a nossa comunicação tem de ser mais agressiva, porque este Porto acusará logo a pressão. Ainda por cima quando tiverem de vir cá à Luz.

      Eliminar
    10. @PP, não se percebe a decisão de JJ, de facto. A não ser que, das duas uma:

      - alguma questão disciplinar/pessoal com Campbell

      - JJ já percebeu que se meteu num buraco negro e que está a andar quilómetros para trás na carreira; quer sair mas com indemnização...

      Confesso que já há algumas semanas me parece que ele está a forçar o despedimento...

      De qualquer forma, o mais cómico disto tudo é que os tasqueiros do Cherba andavam a clamar pelo Matheus como um verdadeiro Dom Sebastião! J

      Eliminar
    11. A sério que andavam a dizer isso? Lol! Como podem imaginar isso? Bem, eu acredito como... são muitas horas de FM, só pode. Só no mundo virtual é que se pode pensar que um jogador com apenas 1 minuto neste campeonato pode chegar num dos jogos mais intensos da época para a sua equipa e triunfar.

      E, depois o que é que eu tinha escrito aqui sobre o "abafa palhinhas"? O Jesus foi nojento para com a sua equipa.

      Eliminar
  3. O resultado que eu preferia é, sem duvida, uma vitória do Sporting (ou pelo menos o empate)... mas só vou sorrir amanhã, em caso de vitória do Benfica sobre o Nacional da Madeira na Luz. Esse, sim, é o jogo da jornada.

    FORÇA BENFICA
    RUMO AO 36

    ResponderEliminar