05 fevereiro 2017

O clássico às riscas...


... e o reflexo medíocre do futebol português?!


Dois treinadores rascas...
Como é possível o Nuno Espírito Santo apresentar um
Porto sem qualquer fio de jogo, nem conseguir aguentar 60
minutos de jogo e, mesmo assim, estar no lugar onde está?
O Jorge Jesus vir culpabilizar no final do jogo a derrota do Sporting por causa da exibição de dois jovens literalmente lançados aos leões, como foi o caso do médio-defensivo Palhinha e do extremo esquerdo Mattheus Pereira, vê-se bem o quão rasca é o treinador leonino. Apenas é acompanhado pelo Nuno Espírito Santo na forma como ainda não conseguiu colocar os jogadores talentosos a jogar bom futebol. No entanto, quem acende a televisão pela manhã, ou quem folheia o desportivo no café, pensa que estes dois técnicos estão a um nível estratosférico, na ciência e metodologia do treino. Nada de mais enganador. Basta compararem o jogo de ontem com o jogo do domingo passado entre as duas melhores equipas francesas (já nem vou para campeonatos de nível superior como o espanhol ou o inglês), o PSG e o Mónaco, para percebermos que o comum adepto está a ser redondamente enganado. Por outras palavras, estão-nos a querer vender gato por lebre. E, pior, estes treinadores podem e devem fazer muito melhor com os recursos que possuem. Para mim, eles espelham bem o chico-espertismo e mediocridade que vive grande parte do nosso futebol. Eles espelham bem duas gerações desse triste traço cultural luso. Traço esse que é talvez o maior responsável pelo atraso nacional face à maioria dos países da União Europeia. O Jorge Jesus, é um treinador que em Inglaterra jamais seria um "manager" de uma equipa, mas sim um qualquer "assistant coach", daqueles para levar os pinos para as marcações dos treinos, recolher os coletes, dar um ou outro berro para os jogadores. No fundo é um chico-esperto que até tem uma boas ideias, fruto de mais de 30 anos a bater com a cabeça na parede, a testar e a errar (assim qualquer um aprende) e no qual devido a um país em crise que se propagou ao futebol, conseguiu ter as suas chances e lá se foi safando na vida. Quis se colar a outros grandes treinadores e foi aí que perceberam o fiasco que ele é. Falta-lhe a classe, mas não só. Humildade não é condição de pessoas de origem humilde e o maior reflexo disto é este JJ. É pois um daqueles macacos velhacos que sabem utilizar a sua sabedoria baseada em percepções de anos a fio na modalidade. Contudo, perante situações novas e perante outros de nível superior, ficam à rasca. De forma diferente, mas seguindo a doutrina da chico-espertice, está o NES. Amigo de longa data de Jorge Mendes, ninguém tem dúvidas que é graças a essa amizade que consegue em tão pouco tempo estar a comandar grandes equipas. Haverá melhor exemplo de factor "C" no futebol actual? Eu penso que não! Ele é um bom falante, reconheço-lhe isso. No entanto, para ser treinador é preciso muito mais que um discurso polido e camuflado. Bem, ele também sabe desenhar... ou pensa que sabe desenhar, mas mesmo isso não é suficiente para treinar as equipas com os jogadores de qualidade que ele tinha e tem.

Duas equipas à rasca...
Como é possível que ninguém lhe pergunta como o
Sporting vai-lhe pagar o ordenado no próximo ano se acabou
de perder o comboio da Champions neste jogo?
E, como pode cumprimentar adversários e
depois enxovalhar os seus jogadores em público? 
Reparem no jogo destas duas equipas. Se querem promover o futebol português, não é com este tipo de espectáculo enfadonho que presentearam ontem à noite. De um lado uma equipa que está agora provisoriamente em primeiro lugar da 1ª Liga, sem saber ler e escrever no futebol - fico estupefacto como ainda há muita gente a falar mal do futebol do Benfica... será que não têm olhos na cara para ver o futebol deplorável do Porto?  - um futebol sem fio de jogo que tudo acontece aos repelões. Um jogo que gira tudo à base da força e do esforço. Tudo à base dos braços... mas, espera aí! Os braços contam para jogar? Pelos vistos sim, que o diga o Tiquinho Soares e o Brahimi... Ah! Esse argelino é tão craque quando joga sozinho que mais valia arranjarem-lhe uma bola só para ele. E depois ainda falam mal do Salvio, meu rico Toto... Se há jogador mais desprezável no campeonato português neste momento é o Brahimi. Reconheço-lhe talento caro leitor, mas aquela forma de estar em campo pouco humilde, de quem lhe todos devem e ninguém lhe paga, tira-me do sério. Ainda para mais, é mais caceteiro que o Paulinho Santos e perde mais bolas que o Pizzi em Setúbal jogando ao pé coxinho. No entanto, é visto lá em cima como a última bolacha do pacote... E quanto ao Sporting? Tanto floreado sobre bom futebol e, depois... bola. Tenho de realçar que eles são mestres... do passe de caranguejo, aquele que vai de um lado para o outro e vice-versa. Verticalidade? Só com o Adrien e o Gelson Martins, e, muito a espaços, com o Bryan Ruiz. Não fosse aquele holandês Bas Dost a marcar golos e eles neste momento não conseguiriam fugir à fanfarronice que a imprensa alimentou. Crucificaram uma palhinha no meio daquele palheiro, deixando o Geraldes no banco, quando o miúdo deveria ter jogado de início. Aqui volto ao ponto anterior, a culpa é do Jesus, pois é ele que os coloca dentro de campo. Pois é ele que fanfarrão e acima de tudo casmurro, por não entender que o Palhinha neste momento só tem é tamanho e não tem o mesmo nível futebolístico que um Geraldes. Da mesma forma, que não se entende a entrada de um Mattheus e não de um Podence... e, já não falo de deixar o Campbell em Lisboa (Benfica, atenção que este menino é bom jogador e está como empréstimo sem cláusula de recompra por parte do Sporting)!? Depois, tacticamente o Sporting pensa que para marcar nos últimos minutos o que é importante é meter mais avançados em campo... e quem constrói? Por fim, pergunto, como é possível que uma equipa não aguenta sequer 60 minutos em campo, consegue estar neste momento, provisoriamente, na liderança do campeonato? A resposta está em saber com e contra quantos o Porto joga...

Bem, mas tudo isto não importa, porque a maioria vai "comer" o resumo especialmente editado com os melhores lances em 90 quase 60 minutos de jogo jogado e pensar que foi um excelente jogo de futebol. Duvidam? Então vejam...


8 comentários:

  1. Vi esse enfadonho jogo (normalmente não vejo jogos do porto, desde os anos 2000, porque penei muito a ver durante os anos 90) e os jogos do sporting desde 2015/16. Mas hoje, porque o Benfica tinha tudo a ganhar e nada a perder, vi!

    O meu Deus! Que perda de tempo. Que jogo horrível. Num lado, uma equipa que quis mostrar valer muito (estourou na segunda parte !?!), do outro lado, uma equipa que tem um presidente e um treinador, que não queriam ganhar! Incrível! Um treinador que, em vez de esconder a equipa titular, fez anunciar, bem cedo, quais as alterações que iria fazer... Apesar de tudo salvaram-se os jogadores, não por serem bons, mas porque quase empataram no último minuto.

    No último ano do JJ no Benfica, lembro-me da tristeza do JJ no banco do Benfica, quando o Jardel empatou o jogo sporting-1 Benfica-1 nos últimos minutos. Nesse dia, achei estranho ver o JJ zangado com o Jardel! Alguns meses mais tarde, fez-se Luz! No Sábado, não duvido que JJ teria ficado 'furibundo' se o sporting tivesse empatado... (para onde irá o JJ na próxima época?)

    SLB, SLB, SLB GLORIOSO SLB
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele provavelmente gostaria de fazer o pleno em todos os grandes, ou seja, ganhar o campeonato no Benfica, Sporting e no Porto. Não acho que vai lá, pois as pessoas começam a perceber que é um embuste.

      😉

      Eliminar
  2. Nem pelo resumo parece um bom jogo. Três golos em que o único que se assemelha a uma jogada de futebol é o do Ruiz, cruzamentos de todo e qualquer lado, repetições de faltas ou lances de possível falta e uma (!) defesa. Diz muito sobre o espetáculo (?) proporcionado quando nem um resumo dos melhores (?) lances dá a entender que o jogo tenha tido bom futebol.

    Depois querem competir com os tubarões na Europa quando nem com as sardinhas de Portugal conseguem jogar futebol. E é a jogar futebol que se pode alcançar alguma coisa na Europa, não é a jogar à bola. Jogar à bola jogo eu com os amigos, com umas ressacas valentes.

    Feirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feirense, mas o mais ridículo é leres, ouvires e veres que foi um "grande espectáculo"... que mediocridade!

      Fosse eu o Vitória e se me perguntassem sobre o clássico eu dizia tudo o que escrevi aqui. É um insulto quererem comparar estas duas equipas ao Benfica. E é uma vergonha o que estão a fazer para levar o Porto aonde está neste momento. Eles não aguentam sequer 90 minutos...

      Eliminar
  3. quanto ao jj nao concordo, ele e bom treinador, ele na minha opiniao e dos melhores a nivel tactico (sistemas de jogo e talvez leitura) o problema dele esta na gestao de recursos humanos, ele da cabo duma equipa mentalmente com facilidade e so aguentas aquilo pk ele ganha, o que por sua vez mostra o quanto ele percebe do jogo a nivel de sistemas. ele para tu conseguires te lo numa equipa precisas de um modelo tipo o dos eua onde o treinador so se preocupa com o treino. ja no caso do nes, a mim ainda nao me convenceu e honestamente ainda o acho muito fraco ate em relaçao ao peseiro. eu pelo que vi o que mais me surpreendeu foi a falta de qualidade de alguns jogadores dos 2 clubes. eu estava a ver como se fosse sportinguiste e so o ter o schelloto e marvin a lateral hoje dei graças a deus que temos o eliseu em vez de qualquer um daqueles 2, sao mesmo muito maus. no caso do coates, graças a deus tb que o compraram, e que ele e so grande mesmo e mesmo assim nao aproveita muito a altura. quanto ao porto ja e menos escandaloso a falta de qualidade dos jogadores e ai penso que e mesmo do treinador pk o oliver e mesmo o andre silva conseguem render muito mais que aquilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nível tático posso dizer-te que está bem longe de ser o mestre que ele se entitula. Pena não ter um Benfica como o Porto do Villas Boas para denonstrar-te com uma "manojo" de golos (como os espanhóis dizem).

      Se o Benfica não fosse uma equipa que todos os anos se renova pelo menos 30 a 40% do seu onze titular com juventude, sendo sempre um projecto em construção... podias ter uma equioa mais madura como aquela do Porto, e com isso chegar a estes jogos com o Sporting e Porto e apresentar um nível sólido do seu melhor futebol. Não é à toa que o problema do Benfica nestes grandes jogos é mental.

      Eliminar
    2. sim mas ai ja estamos com muitos "ses" e verdade seja dita o ano passado por exemplo no sporting conseguiu a melhor classificaçao de sempre e so perdeu o campeonato porque o benfica tb o conseguiu, o que mostra a qualidade que ele tem. ele nao tem culpa que o benfica estrategicamente venda 30 a 40% do 11 por isso nao penso que seja um argumento fiavel. agora prefiro por exemplo o marco silva ou o rui vitoria pk com menos fizeram comparativamente mais que ele mas penso eu a maior diferença fica pela gestao de recursos humanos cujo rui vitoria e marco silva sendo treinadores de uma nova geraçao estao mais evoluidos neste aspecto e essa e que faz a diferença toda.

      Eliminar
    3. A qualidade que ele tem ou a falta dela? Para mim, o campeonato da época passada demonstra bem o quão embuste ele é. Repara que ele começou a época, herdando uma equipa cujo meio-campo foi formado pelo Leonardo Jardim e Marco Silva (William, Adrien e João Mário). Começou logo com uma vitória sobre o Benfica e não parou de colocar muitos benfiquistas uns contra os outros.

      Saiu cedo das competições europeias, pelo que tinha apenas de se focar no campeonato.

      Contratou jogadores que eram consagrados. Pelo que não teve que ensinar o B-A-BA como o Rui Vitória teve que fazê-lo no Benfica.

      E, mesmo assim, perde o campeonato para o Benfica?

      Benfica que começou com praticamente uma linha ofensiva nova e um meio-campo 50% refeito. Um Benfica que teve tal como esta época a equipa cheia de lesões. Que não pôde contar com o Gaitán a 100% em muitos jogos,... estamos a comparar o incomparável.

      Alexanderson, podes não acreditar, mas o Jesus não é isso tudo que estás a dizer. Há muito que já me apercebi disso. E, vou mais longe. Acredito que se não tivesse sido a organização do Benfica a muitas vezes meter travão nas ideias do velhote, ele talvez nem sequer teria sido campeão pelo Benfica.

      Tem uma boa metodologia de treino, mas mesmo aí está muito longe de ser o melhor!

      Eliminar