01 fevereiro 2017

O melhor onze de 2016: Resultados


Segundo as votações dos leitores d'O Guerreiro da Luz, este é o melhor onze encarnado de 2016.




Quero desde já agradecer aos cerca de 170 leitores do blogue que aceitaram o desafio de eleger o melhor onze do Benfica no ano de 2016. Sendo assim, e sem mais demoras, segue-se a análise às escolhas.

Este ano, houve uma alteração na baliza. terá chegado ao fim o reinado do imperador Júlio César? Não sabemos ao certo, se o camisola 12 canarinho vai recuperar dos problemas físicos que o atormentou em 2016, para reconquistar a baliza encarnada. O que sabemos é que o miúdo Ederson ganhou-a com todo o mérito e já é visto como o sucessor do Júlio César na baliza do escrete canarinho. Exibições como a que teve frente a um Bayern Munique, colocaram ainda mais nas bocas da imprensa internacional. É hoje um dos mais cobiçados jovens guarda-redes a nível mundial. Naturalmente é por tudo isto o preferido dos leitores com cerca de 99% dos seus votos. Já agora, quem é que votou no Paulo Lopes?!

Não é apenas na baliza que existem surpresas. Também no eixo defensivo. A começar pela saída do capitão Luisão, para a entrada do miúdo Lindelöf que muita gente já o dá certo fora do Benfica no final desta temporada. A época até não tinha começado nada bem para o jovem sueco, que na pré-época até tinha desiludido nos poucos minutos que teve oportunidade de jogar. Contudo, a lesão de Luisão em Novembro frente ao Sporting e, mais tarde, a lesão do argentino Lisandro, fez com que o camisola 14 tivesse nova hipótese de se mostrar ao terceiro anel. E, que maneira ele se mostrou. De tal forma que de 4ª opção para a defesa, passou a ser primeiríssima. A sua velocidade, agressividade, posicionamento, o seu jogo de cabeça são factores muito importantes num defesa central, mas a forma como sai da sua posição com a bola controlada, penetrando nas linhas adversárias e fugindo às suas pressões, não é para qualquer um. Aliás, olhando na perspectiva internacional, são poucos os centrais com esta qualidade com a bola nos pés e este atleticismo. Não é à toa que se fala em transferências de 45M€ para cima. Está aqui claramente um diamante e um jogador de classe mundial. Por isso mesmo, os 79% de preferências dos eleitores. A acompanhar o sueco, manteve-se o Jardel. Destaco também para a excelente temporada do brasileiro. Foi um verdadeiro líder dentro e fora de campo (destaco as vezes em que ele fez comentários nas flash interview e colocou as críticas à equipa do Benfica em sentido). A braçadeira de capitão da equipa ficou-lhe mesmo muito bem. Lamento a sua lesão no início desta temporada. De qualquer forma, o adepto não esquece, daí os 86% da preferência para a posição de central do lado esquerdo.

Seguimos agora para as nossas laterais. Aqui, tenho de ser franco, de certa maneira surpreendeu-me os resultados. Verdade que o Nélson Semedo e o Alex Grimaldo são jogadores de altíssimo nível e que mais tarde ou mais cedo serão mais dois jogadores de classe mundial a sair pela porta grande do Benfica. São jogadores cuja qualidade técnica preenche os sonhos de jogadas em tabela pelos flancos até à linha final, terminando com uma penetração na grande área adversária, ou num cruzamento milimétrico para o ponta-de-lança. No entanto, a meu ver, neste ano de 2016, os vencedores deveriam ter sido André Almeida e Eliseu. Têm números para tal, não apenas em fiabilidade de estarem disponíveis o ano inteiro, basta olhamos para o número de jogos que fizeram, mas também pelos números de assistências para golo e até mesmo golos marcados. Depois, não esquecer que apesar de muitas vezes mal amado por muitos adeptos, o Eliseu foi campeão da Europa... ah! E, aquele jogo em Alvalade? E, aquela comemoração do açoriano? De qualquer maneira, aceita-se os 83% e os 80% de preferência por Semedo e Grimaldo, respectivamente.

No centro do meio-campo, apenas uma alteração que prende-se com a recuperação de Fejsa. E, que abono foi o sérvio para o nosso meio-campo. Não admira que os leitores tenham votado nele massivamente, 97%. Acho que aqui não vale a pena tecer muitos mais comentários, tal a qualidade que o camisola 5 possui. É, sem sombra de dúvidas, o melhor médio-defensivo a jogar em Portugal. A capacidade com que ele enche o campo e rouba as bolas ao adversário é brutal. Como companheiro de sector, está o senhor 35M€, o jovem Renato Sanches. Mesmo com a transferência para o Bayern Munique, o "puto" continua a merecer a preferência para aquela posição do terreno, com 74% dos votos.

Talvez isto tenha acontecido porque tenha colocado o Pizzi como possível opção para as posições de extremo. De facto, fiquei curioso em saber qual teria sido o resultado se tivesse colocado o camisola 21 apenas como opção para médio "8"... mas, o internacional português jogou efectivamente como extremo/médio-ala/interior direito, no ano passado. Talvez, por isso mesmo, e pelas exibições sempre em crescendo, que 46% das pessoas votaram nele para essa posição. Aliás, foi de todas a votações a mais equilibrada e disputada entre o Pizzi, o Salvio (30%) e o Gonçalo Guedes (6%). Do lado contrário, o dono e senhor da camisola 10 da época passada, Gaitán, com 84% dos votos dos leitores.

Por fim, na frente de ataque, as votações não reproduziram nenhuma surpresa. A dupla formada por Jonas e Mitroglou não poderia ser mais consensual, com 93% e 90% da preferência dos votos, respectivamente. O outrora camisola 17 foi o maior goleador da época passada, mas foi do pé esquerdo do grego que virou o campeonato a favor do Benfica, com aquele importantíssimo golo em Alvalade que selou a cambalhota na classificação do campeonato. No entanto, esta temporada, os problemas físicos de ambos podem fazer alterar a posição deles neste onze neste ano... veremos.

😉

4 comentários:

  1. Tal e qual o onze em que eu votei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá para mim votaste mais que uma vez... :P

      Não achas que o André Almeida e o Eliseu não teriam merecido mais terem ficado no melhor onze no ano de 2016?

      Eliminar
    2. hehehe. Mesmo se tivesse votado mais que uma vez pouco alteraria os resultados, bastante contundentes em quase todas as posições.

      O Semedo e o Grimaldo são dois jogadores jovens, há que lhes dar o desconto por alguns erros. Tanto um como outro são rápidos o que ajuda a equipa nas transições... é verdade que o Semedo, particularmente este, andou em alguns jogos a pecar a nivel defensivo, mas não lhe atribuo total culpa por isso, provém mais de quem joga à sua frente. Penso que, apesar da maior experiência do A.Almeida e do Eliseu, é justo dizer-se que o Semedo e o Grimaldo foram os melhores laterais do Benfica em 2016.

      Eliminar
    3. Por acaso, nem pegava tanto pelos erros de "crescimento" deles. Achei que o Almeida e o Eliseu fizeram mais jogos e por isso dei-lhes mais crédito por isso.

      Eliminar