11 fevereiro 2017

FSTCFSTSFSMG


Esta é a chave do genoma do bom futebol.


Como o conduzir (C), o fixar (F), o soltar (S) e o tabelar (T) no momento certo são a chave para criar magia (M) no instante do golo (G), tudo numa só jogada. Assim, até parece fácil, não é? Mas, não é bem assim. As primeiras quatro acções espelham bem os melhores princípios específicos de jogo ofensivo: a penetração, a cobertura ofensiva, o espaço e a mobilidade. Todos eles podem ser vistos e revistos no lance do terceiro golo encarnado ontem à noite frente um Arouca, naquele momento, em vantagem numérica. Reparem bem, como quando se joga com inteligência e com um grupo perfeitamente alinhado, os adversários até podem ser aos molhes, que serão ultrapassados um a um de uma forma tão elegante como simples. E, mesmo assim com tempo e espaço para um momento mágico de individualismo. Digam lá se esta não é a melhor expressão de bom futebol?!



4 comentários:

  1. Ahahah belíssima analogia!! No vídeo, só falta a triangulação anterior entre os dois génios Nelson Semedo e Zivkovic, decisiva para que o Nelson Semedo depois tivesse melhores condições para a sua arrancada épica.

    Já agora, sejamos justos: falta partilhar os genomas do outro grande do futebol português e da produtora de humor do Lumiar. Posso fazê-lo desde já, tenho formação científica que me permite fazê-lo com rigor.

    1. FCP (Fruta Corrupção Pancadaria)

    FGTCPCADAOAEAMECEFV
    Fontelas Gomes Tiago Craveiro Paulo Costa Apito Dourado All Over Again - Especial Ameaças de Morte E Códigos Envolvendo Ferraris Vermelhos

    2. Produtora de Humor do Lumiar

    EACPICEVCECNSCJFEDCDMNOT

    Esperança Anual Confrangedora, Produção Involuntária de Comédia Excepcional, Vitimização Compulsiva e Confundir o Naby Sarr Com um Jogador de Futebol - Especial Dois Campeonatos Desde Mil Novecentos e Oitenta e Três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é porque não viste o video até ao final. Tem lá a repetição que cobre todo o lance. Delicioso. ;P

      Aliás, as primeiras três etapas da sequência FST referem-se ao fixar e soltar do Nélson Semedo para a primeira tabela do Zivkovic.

      Quanto à tua comparação com os outros que pensam que são grandes... ROFL!

      Mas, que história é essa dos códigos envolvendo "Ferraris Vermelhos"?

      Eliminar
    2. Pois é, my bad then! Não tinha visto todo, não.

      Quanto ao Ferrari Vermelho, foi naquela declaração do Mestre Fernando Madureira, antes de uma deslocação nossa ao Norte (penso que a Guimarães), naquela semana das ameaças. O árbitro do nosso jogo vinha do Algarve num Ferrari vermelho - disse o Mestre, mais coisa menos coisa. Há muito quem jure que era código para certos e determinados discípulos do Mestre...alegadamente, claro.

      Eliminar
    3. Esse doutor dos estádios vazios... e eu a pensar que só em África é que se compravam cursos superiores. Afinal, lá no norte também é possível. É mais uma vergonha para este país.

      Eliminar