19 fevereiro 2017

O lado B do...


O excelente trabalho da equipa de Hélder Cristóvão!


O resultado desta tarde da equipa B do Benfica frente ao Freamunde no Caixa Futebol Campus, em Seixal, é mais um facto que atesta o excelente trabalho efectuado pela equipa técnica de Hélder Cristóvão com os jovens da formação encarnada e que estão a dar os primeiros passos no futebol sénior. Mas, não é apenas a integração neste escalão e numa liga profissional. O que esta equipa técnica tem feito é muito para além disso. Eles, têm trabalhado de tal maneira os jogadores que hoje vimos miúdos de 17 anos, como o Florentino, a dominarem o meio-campo com veteranos de 30 anos. O ensinamento e enraizamento dos princípios de jogo a estes jovens, tornam-os inteligentes na forma como sabem o que devem fazer e que espaços devem ocupar em cada fase de jogo, que permite competir de igual para igual e até de forma superior com outras equipas deste campeonato.

E, depois, a preocupação maior desta equipa não é de todo o resultado. Basta vermos que fomos hoje a jogo com uma equipa que é basicamente a reserva da equipa B encarnada. Por aqui percebe-se o projecto de formação encarnado. Não é um projecto para fazer fogo de vista aos sócios e adeptos, daí que talvez por isso, muito injustamente o próprio Hélder tem sido fustigado com críticas. O projecto envolve um processo de médio prazo para a maturação dos seus jogadores e isso obriga a que estes possam passar por algumas dificuldades, como aconteceu na época passada. Contudo, ao contrário de outros clubes, como o Sporting, que ainda esta semana despediu o seu técnico da equipa B, e até mesmo o Porto, este projecto encarnado tomará cada vez maior qualidade com o tempo. A própria equipa técnica vai enriquecendo com a experimentação das melhores metodologias de treino para encurtar tempos e distâncias entre os jogadores, e daí sairá conhecimento que a médio e longo prazo trará ainda maior excelência à qualidade dos nossos jovens formados. É este o caminho.

Daí que, neste encontro, tenhamos assistido a dois ensaios: o lateral interior e o extremo interior. Falo de Pedro Amaral, jovem lateral esquerdo que jogou adaptado a lateral direito e falo do jovem extremo direito Heriberto, o aniversariante do dia e que marcou um golaço. Mas, vamos por partes. No primeiro golo do Benfica B desta tarde e que origina a remontada, podemos verificar a importância de: (1) termos um central que se sinta à vontade de avançar e penetrar em zonas atacantes, criando superioridades numéricas, (2) jogo de apoios frontais, (3) bola numa zona exterior, (4) verificação do lateral de superioridade numérica num zona dentro da grande área, (5) cruzamento para essa zona nas costas da defesa adversária (para o espaço livre), (6) novo cruzamento para um colega mais bem posicionado poder finalizar e (7) finalização. Ou seja, uma jogada perfeita, conforme poderão verificar no resumo seguinte. Neste golo, para além dos pontos mencionados, o que achei considerável foi a qualidade do cruzamento do Pedro Amaral. O cruzamento é quase um passe em diagonal para o lado contrário, a chamada abertura. Mas, como ele faz sem oposição a qualidade é muito elevada. Isto demonstra que possivelmente no futuro, um lateral direito poderá ser um canhoto adaptado a esse flanco, para explorar esse espaço livre e esse tipo de movimentações. Se adicionarmos o facto de cada vez mais vermos equipas a jogarem com laterais a fazerem movimentos interiores, mais facilmente poderão perceber que jogadores com estas características, i.e., de jogarem com o pé trocado ao flanco onde estão posicionados, poderão atacar o espaço central e assim criar mais perigo. Uma excelente ideia, que apesar de já não ser totalmente nova, é contudo muito fora do comum. Assim de repente, só me recordo de um lateral esquerdo pelo flanco direito nos últimos tempos: o Ansaldi (que até já foi referenciado para o Benfica).

Quanto ao golo da vitória, pelo aniversariante Heriberto, destaque pelo posicionamento deste jovem jogador e do passe de primeira por parte do Luka Jovic. Este gesto técnico do sérvio foi fundamental para o jovem luso-cabo-verdiano ter vantagem posicional em direcção à grande área. O resto é potência física, controlo de bola e técnica de remate para colocar a bola no poste mais distante do Freamunde. Os princípios estão todos lá, fazendo um último destaque para a movimentação do lateral direito que inicializa a jogada e aparece numa zona que caso o Heri perdesse poderia ganhar rapidamente a bola. Isto é também trabalho do treino, meus amigos.



8 comentários:

  1. Excelente comentário. Concordo com tudo. Os idiotas que criticam o Helder são apenas isso, idiotas ignorantes. O que os move é deitar abaixo, não é mostrar espírito crítico ou capacidade analítica. Que não possuem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São acima de tudo resultaristas e não entendem ou não sabem os princípios básicos de formação e de construção de equipas.

      Eliminar
  2. o que achaste do jovic? em breve podemos estar a ve lo na a ou ainda podemos esperar mais algum tempo quer por ele quer pelos outros? boa analise a equipa b, espero mesmo que melhore ate pk temos para vir a geraçao que foi campea sub 17 e muito talento para aproveitar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jovic é um miúdo. Precisa é de jogar. Até ao final da temporada era bom averbar uns 1000 minutos de jogo. Já agora, o mesmo para o Kalaica e o Saponjic. Acredito que este último e o Jovic poderão formar uma excelente dupla de avançados, cuja dinâmica e química poderá ser construída, no que falta da temporada. Depois, na pré-época que seja feita uma reavaliação pois, poderão ser úteis no médio prazo (já na próxima temporada) na equipa principal.

      Destacar o peso do investimento nestes jovens sérvios, que não pode cair em esquecimento e como tal é preciso ser potenciado.

      Eliminar
    2. pois e que eu vejo nao sei se bem um problema, mas e que ja contratamos o seferovic, temos o raul o mitroglu jonas e rafa, nenhum dos 2 servios tem espaço por enquanto e proxima epoca tb duvido um bocado mas eu gosto muito dos 2 e ate acho que ja podiam estar numa 1 liga se bem que talvez na segunda consigam jogar mais que e o melhor para eles. o kalaica e quem substitui o lindlof em principio do pouco que vi ele e muito bom com bola de resto nao sei

      Eliminar
    3. Ora o que tu falas é verdade. Mas, temos de entender o seguinte. A direcção e o departamento de futebol trabalham da seguinte maneira: preferem ter excesso de opções no início da temporada porque como somos um clube vendedor, se houver uma transferência, temos logo uma solução pré-formatada para poder resultar no curto prazo.

      Daí que quando olhas para Mitroglou, Raúl, Seferovic (ainda falta confirmação oficial), Saponjic, Jonas, Rafa e Jovic, vejas 7 jogadores para duas posições. Na realidade, se sair um Mitroglou ou um Raúl e um Jonas, ficas com 5 jogadores para 2 posições, sendo que o Rafa pode jogar a extremo... Por aqui também se percebe quais os jogadores disponíveis para transferência no Benfica.

      Depois, há sempre a opção de empréstimo. Esta opção, eu não sou tão fan, porque os jogadores vão a baixo custo para esses clubes e como não são deles, apenas vão para fazer uns minutos nas taças, como o Ola John em Inglaterra. E, isso depois não valoriza em nada o jogador.

      ;)

      Eliminar
    4. sim essa das vendas eu percebo a politica, problema e se o mitroglu por exemplo tem mercado que compense vender para fora, eu acho que o estilo dele torna o um jogador que tal como o pizzi e fesja sejam melhor ficar por ca ate pk os verdadeiros grandes nao os pretendem e os outros clubes nao entram nas mesmas competiçoes que nos. o jonas e so mesmo para a china se bem que eu preferia mante lo pk da forma como joga quanto mais velho melhor ele fica XD ou seja so vejo mesmo o jimenez a sair mas tb nao tem sido titular por causa de lesao. e os dois miudos podem esperar 1 2 anos mas mais que isso estagnam na b pro ano penso que e o ultimo ano para eles. emprestimo so concordo em casos especificos como o joao carvalho que na b ja nao fazia nada e ja pedia liga quem sabe para o ano e mais outro na nossa equipa principal

      Eliminar
    5. Entendo, mas enquanto que o Mitroglou e o Jonas estão no pico das suas curvas de valor, o Raúl ainda não. Quero com isto dizer que o dois habituais titulares pouco ou nada se vão valorizar, enquanto o Raúl ainda tem espaço para atingir os tais 50M€. Basta para mim assumir a titularidade.

      Esses dois miúdos para o ano, não podem ficar na B. Esse será o ano para o José Gomes e o Diogo Gonçalves assumirem as rédeas do ataque da equipa B.

      ;)

      Eliminar